Escape Livre pelos trilhos do sucesso no Alentejo

Neste fim-de-semana, cerca de uma centena de participantes, em 37 viaturas multimarca, partiram à descoberta dos recantos alentejanos, num itinerário traçado por quatro concelhos que ofereceram o melhor de si. O balanço não podia ser mais positivo.

(auto.look2010@gmail.com)

Foram provavelmente os últimos dias de Verão tardio no Alentejo, e foram garantidamente aproveitados da melhor forma pelos participantes do XVI OffRoad Bridgestone / ACP, organizado pelo Clube Escape Livre. Aproveitar o todo o terreno e descobrir sempre novas regiões é o objectivo que atrai e concilia tantos sócios do Clube Escape Livre e do Automóvel Club de Portugal, há 16 anos consecutivos.

O destino inédito do Alentejo voltou a surpreender a caravana, desde logo pela unidade hoteleira seleccionada, o Alentejo Marmoris – Hotel & Spa, de cinco estrelas, que exibe com requinte o trabalho final da exploração de mármores na região. O luxuoso hotel apresentou ainda a arte da gastronomia gourmet do chef Pedro Mendes, uma experiência que complementou toda a gastronomia de qualidade da região.

Na sexta-feira, a visita guiada pelas ruas do centro histórico de Vila Viçosa foi feita com temperaturas amenas, descobrindo-se alguns locais históricos como o Paço Ducal, com a fachada iluminada de 110 metros, em mármore, a igreja matriz e igreja de S. Bartolomeu e as casas brancas da vila.

No sábado de manhã, a primeira etapa fora de estrada ligou a terra natal de Florbela Espanca ao Redondo, mostrando a ruralidade da região, com o gado, as oliveiras, os corta-fogos, os trilhos xistosos e empoeirados. A chegada ao Museu do Barro contou com uma recepção de excelência, não faltando a presença do vereador do Desporto, José Portel, e a demonstração ao vivo das artes do oleiro.

A caravana prosseguiu então para as paisagens mais vinícolas, agora em cores outonais. Em Reguengos de Monsaraz visitou a destilaria de um dos gins de renome nacional e internacional, o Sharish.António Cuco e a sua família receberam pessoalmente os aventureiros TT. Os vinhos fizeram depois parte integrante do programa, na visita à Herdade do Esporão. A vila medieval de Monsaraz foi o último dos pontos de paragem do dia e marcou não apenas pela história, castelo e branco casario, como pela vista sobre a barragem do Alqueva, o maior lago artificial da Europa. No local, o vereador do Turismo, Jorge Nunes, deu as boas-vindas aos participantes.

De regresso ao hotel, o jantar servido no Salão Rosa foi rematado com a presença das vozes alentejanas numa demonstração de Cante Alentejano, Património Imaterial da Humanidade.

Domingo não fugiu às agradáveis temperaturas e privilegiou a caravana com mais um dia de grandes paisagens. De regresso “às origens” da pedra da região, a caravana passou na pedreira d’El Rei e parou na pedreira d’Água, ambas a surpreender pela profundidade da exploração, sendo que nesta última, Luís Martins, storyteller do Marmoris Hotel, explicou o processo de extracção e transformação. Por fim, seguiram-se os maiores desafios fora de estrada: na serra d’Ossa, a cerca de 650 m de altitude, os corta-fogos proporcionaram as maiores emoções nas subidas e descidas.

O XVI OffRoad Bridgestone / ACP concluiu o seu programa junto ao castelo de Estremoz, na Pousada Rainha Santa Isabel, com o almoço de encerramento com as habituais entregas de lembranças SPAL. Estava concluído mais um grande encontro de aventureiros TT. Em 2020, e por solicitação de sócios e não sócios, Santiago de Compostela volta a ser o destino desta caravana, sempre caracterizada pela descontracção e boa disposição.

O XVI OffRoadBridgestone / ACP – Alentejo teve como viatura oficial a Mercedes-Benz e contou com o patrocínio da Bridgestone, Valorpneu, AFN e SPAL. O apoio institucional foi dos municípios de Vila Viçosa, Redondo, Reguengos de Monsaraz e Guarda, e da Região de Turismo do Alentejo. Contou ainda com o apoio à divulgação da RFM, Localvisão Guarda, Diário de Coimbra, jornal A Guarda, Loba e TMG.

Partilhe

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificação