Escape Livre entrega Prémio TBM com sorriso

Distribuído anualmente a uma IPSS da Guarda, foi instituído em 2014 e assinala o aniversário da inovadora iniciativa Cápsula do Tempo Guarda 2050. Desde há cinco anos tem o importante patrocínio dos Transportes Bernardo Marques.

(auto.look2010@gmail.com)

A edição 2021 do Prémio Solidário Transportes Bernardo Marques foi ganha pelo Centro de Acolhimento São João de Deus, instituição particular de solidariedade social da Guarda. No Dia Mundial do Sorriso o Clube Escape Livre e os parceiros institucionais da Cápsula do Tempo, em cerimónia ao ar livre com as regras sanitárias em vigor, entregaram este prémio solidário.

A decisão do júri, após cuidada ponderação e quase por unanimidade, decidiu contemplar o Centro de Acolhimento São João de Deus, localizado no bairro de São Domingos na cidade mais alta, que vai utilizar o valor do prémio para custear a instalação de rede wifi no edifício II da instituição.

Estrutura residencial para pessoas idosas, tem capacidade para 129 utentes recebidos e cuidados com o carinho e atenção que é exigido pelos idosos. E é nesse sentido que o Centro de Acolhimento São João de Deus colocará os 1.000 euros do Prémio Solidário TBM ao serviço dos seus utentes.

Os responsáveis pela instituição agradeceram a entrega do prémio, destacando o facto da «atribuição deste valor pecuniário é de grande importância para a concretização deste nosso objectivo, dado que as finanças da instituição foram abaladas com os custos do surto pandémico que enfrentámos».

A concretização do projecto de instalação de internet sem fios «será executada logo que tenhamos em mãos o estudo e o orçamento do projecto». Na certeza que «a possibilidade dos idosos serem postos em contacto com os seus familiares através de meios informáticos dá-lhes uma enorme satisfação, pois reduz os efeitos do isolamento e da solidão que se agravou com a pandemia. Obviamente que esta possibilidade gera alegria e traduz-se em grandes sorrisos», conclui a Irmã Adelaide Gonçalves, do Centro de Acolhimento São João de Deus.

O Prémio Solidário Transportes Bernardo Marques representa a componente solidária da iniciativa Cápsula do Tempo – Guarda 2050 e vai continuar activo até essa data, sendo as IPSS convidadas a apresentar a sua candidatura ao prémio de mil euros para aplicação em projectos que sirvam os utentes. É sempre entregue no dia 28 de Abril, o Dia Mundial do Sorriso.

Para Bernardo Marques, gerente da empresa TBM, fica o orgulho «da Transportes Bernardo Marques continuar ligada a esta iniciativa da Cápsula do Tempo e alargar a nossa responsabilidade social para lá das 350 pessoas que empregamos». É um projecto de futuro e ambicionamos manter com o nosso apoio», acrescentou.

Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, destacou em nome da organização e uma vez mais, «o valor acrescentado do Prémio Solidário Transportes Bernardo Marques nestes tempos de pandemia é significativo para qualquer IPSS, pois os impactos sentidos nas suas finanças são tremendos». «Para o Clube Escape Livre é um dever social que nos orgulhamos de cumprir anualmente e para o qual contamos com uma empresa de excelência da Guarda», sublinhou. O oitavo aniversário da Cápsula do Tempo continua as suas comemorações no dia 1 de Julho com um programa a divulgar em breve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *