Esapekka Lappi lidera no México com mau início

Razões do foro de segurança levaram à interrupção da super especial de abertura do Rali Guanajuato do México, realizada nas ruas de Guanajuato. Na origem está uma rampa que ficou danificada com a passagem das viaturas.

PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)

Esta madrugada em Lisboa, princípio da noite no México, arrancou, nas ruas de Guanajuato, a terceira prova do WRC (Campeonato do Mundo de Ralis), que teve um mau começo. A especial (1,14 km), desenhada nas ruas da cidade tinha, na parte final, um “salto”, como tantas vezes neste tipo de classificativas que visam proporcionar espectáculo aos milhares de espectadores que a elas acorrem, como voltou a suceder, já que decorreu debaixo de um entusiasmo impressionante.

Só que, desta vez, a sua construção não foi bem-feita, o que o tornou demasiado “agressivo” e a prova de classificação acabaria por ser suspensa, com os tempos a serem atribuídos em função dos efectuados nas respectivas categorias.

Primeiros a entrar em acção os RC2 cumprirem a Street Stage sem problemas, com o chileno Alberto Heller (Ford Fiesta R5) a ser o mais rápido (11.º da geral), mas quando foi a vez dos WRC tudo se complicou.

Os primeiros a partir cumpriram a especial, pelo que os seus tempos foram considerados, com o finlandês Esapekka Lappi (Citroën C3 WRC), que acabou por fazer o melhor tempo, a ser o último a fazê-lo, e a não esconder que «para ser honesto, nunca esperei um salto como este».

O finlandês bateu o norueguês Andreas Mikkelsen (Hyundai i20 Coupé (WRC) por 0,1 segundo, e Kris Meeke (Toyota Yaris), Sébastien Ogier (Citroën C3 WRC), Thierry Neuville (Hyundai i20 Coupé WRC) e Ott Tanak (Toyota Yaris), que deviam entrar em acção por esta ordem, ficaram com o tempo feito pelo inglês Elfyn Evans (Ford Fiesta WRC), que tinha antecedido o finlandês.

CLASSIFICAÇÃO APÓS A PRIMEIRA ESPECIAL

1.º Esapekka Lappi/Janne Ferm (Citroën C3 WRC), 1m00,6s

2.º Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger (Hyundai i20 Coupé WRC), a 0,1”

3.º, Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (Citroën C3 WRC), a 0,6”

3.º Kris Meeke/Sebastian Marshall (Toyota Yaris WRC), a 0,6”

3.º Ott Tanak/Martin Jarveoja (Toyota Yaris WRC), a 0,6”

3.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai i20 Coupé WRC), a 0,6”

3.º Elfyn Evans/Scott Martin (Ford Fiesta WRC), a 0,6”

8.º Teemu Suninen (Ford Fiesta WRC), a 1,5”

9.º Dani Sordo (Hyundai i20 Coupé WRC), a 1,5”

10.º Jari-Matti Latvala/Mikka Antilla (Toyota Yaris WRC), a 1,7”

Partilhe

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificação