Elfyn Evans o primeiro a bisar em 2020
O galês controlou os ânimos e aproveitou a sorte e a perfeição para selar uma vitória inestimável no Rali da Turquia, após um final de etapa das mais dramáticas da história do Campeonato Mundial de Rally (WRC).
PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)
Foi preciso esperar cinco provas para que alguém triunfasse pela segunda vez, cabendo a honra do inglês Elfyn Evans (Toyota Yaris WRC), já vencedor na Suécia, que com uma prova muito cuidadosa, que lhe permitiu evitar os furos, garantiu a vitória e ascendeu ao comando do campeonato, entrando de forma clara na discussão do título, algo que não parecia provável no início da temporada.
O inglês parte para as duas provas que faltam com 18 pontos de avanço sobre o francês Sébastien Ogier (Toyota Yaris WRC), 27 sobre o estónio Ott Tanak (Hyundai i20 Coupé WRC) e 32 sobre o belga Thierry Neuville (Hyundai i20 Coupé WRC) com estes quatro a serem os candidatos à sucessão do estónio na lista de campeões mundiais. Para Elfyn Evans «foi um fim-de-semana difícil, como é habitual na Turquia e os pontos alcançados abrem-nos excelentes perspectivas, mas é cedo para dizer o que pode acontecer»
A reviravolta, na classificação, aconteceu na primeira passagem pelos 38,15 km da especial de Çetibeli, a mais longa da prova, onde o inglês “esmagou” a concorrência, tirando partido dos furos que os seus mais directos adversários sofreram e que os obrigaram a parar para mudar o pneu, com a consequente perda de tempo.
As vítimas foram o belga Thierry Neuville (Hyundai i20 Coupé WRC), que largou para o derradeiro dia da competição no comando, os franceses Sébastien Ogier (Toyota Yaris WRC) e Sébastien Loeb (Hyundai i20 Coupé WRC) e os finlandeses Esapekka Lappi (Ford Fiesta WRC) e Kalle Rovampera (Toyota Yaris WRC), com Sébastien Ogier a ser forçado a desistir, na segunda passagem por esta mesma classificativa, quando o motor cedeu.
Foi intensa a luta pelos cinco pontos da “Power Stage”, com Thierry Neuville a bater o estónio Ott Tanak (Hyundai i20 Coupé WRC) por 0,4”, depois do campeão do mundo ter poupado de forma significativa na segunda passagem pela classificativa mais longa, com o objectivo de poupar os pneus, mas o belga, segundo da geral, acabou por levar a melhor.
O regressado Sébastien Loeb (Hyundai i20 Coupé WRC) completou o pódio, depois de ter terminado o primeiro dia no comando da competição.
Entre os RC2, o polaco Kajetan Kajetanowicz (Skoda Fabia R5 Evo) não teve dificuldade em assegurar a vitória, com o sueco Pontus Tidemand (Skoda Fabia R5 Evo) a aproveitar a ausência do norueguês Mads Ostberg para ascender ao comando do campeonato RC2.
FICHA DA PROVA
Prova – Rally Turkey Marmaris
Data – 18/20 de Setembro
Organizador – Turkish Automobile Sports Federation
Estrutura – 707,81 km divididos por três etapas: Marmaris – Marmaris (149,47 km); Marmaris – Marmaris (344,12 km); Marmaris – Marmaris (214,22 km)
PC – 12 (2 + 6 + 4)
Extensão das PC – 223,00 km (25,22 km + 107,38 km + 90.40 km)
Percentagem das PC – 31,51 %
Inscritos – 65 (10 RC1, 16 RC2, 39 ASN)
Participantes – 24 (10 RC1, 14 RC2)
Classificados – 19 (7 RC1, 12 RC2)
Comandantes sucessivos
Absoluto – Thierry Neuville, na 1.ª PC; Sébastien Loeb, na 2.ª PC; Sébastien Ogier, da 3.ª à 5.ª PC; Thierry Neuville, da 6.ª à 8.ª PC; Elfyn Evans, da 9.ª à 13.ª PC
RC1 – Thierry Neuville, na 1.ª PC; Sébastien Loeb, na 2.ª PC; Sébastien Ogier, da 3.ª à 5.ª PC; Thierry Neuville, da 6.ª à 8.ª PC; Elfyn Evans, da 9.ª à 13.ª PC
RC2 – Marco Bulacia Wilkinson, na 1.ª PC; Adrien Fourmaux, na 2.ª e 3.ª PC; Kajetan Kajetanowicz, da 4.ª à 12.ª PC
Vencedores – Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota Yaris WRC)
RC1 – Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota Yaris WRC)
RC2 – Kajetan Kajetanowicz/Maciej Szczepaniak (Skoda Fabia R5 Evo)
CLASSIFICAÇÃO
POS. | EQUIPA | CARRO | TEMPO |
1.º | Elfyn Evans/Scott Martin | Toyota Yaris WRC | 2.43’02,7″ |
2.º | Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul | Hyundai i20 Coupé WRC | a 35,2″ |
3.º | Sébastien Loeb/Daniel Elena | Hyundai i20 Coupé WRC | a 59,4″ |
4.º | Kalle Rovampera/Jonne Halttunen | Toyota Yaris WRC | a 2’35,9″ |
5.º | Gus Greensmith/Elliot Edmondson | Ford Fiesta WRC | a 4’08,3″ |
6.º | Esapekka Lappi/Janne Ferm | Ford Fiesta WRC | a 5’36,2″ |
7.º | Kajetan/Kajetanowicz/Maciej Szczepaniak | Skoda Fabia R5 Evo | a 12’35,5″ |
8.º | Pontus Tidemand/Patrik Barth | Skoda Fabia R5 Evo | a 12’59,7″ |
9.º | Adrien Fourmaux/Renaud Jamoul | Ford Fiesta Rally2 | a 14’42,6″ |
10.º | Marco Bulacia Wilkinson/M. Der Ohannesian | Citroen C3 R5 | a 14’46,4″ |
Os mais rápidos
1.º | 2.º | 3.º | 4.º | 5.º | 6.º | |
Thierry Neuville | 7 | 3 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Sébastien Ogier | 3 | 2 | 2 | 1 | 2 | 0 |
Sébastien Loeb | 1 | 4 | 2 | 2 | 3 | 0 |
Elfyn Evans | 1 | 1 | 5 | 2 | 0 | 0 |
Ott Tanak | 0 | 2 | 1 | 0 | 0 | 0 |
Kalle Rovampera | 0 | 0 | 2 | 4 | 3 | 2 |
Gus Greensmith | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 2 |
Teemu Suninen | 0 | 0 | 0 | 1 | 2 | 5 |
Esapekka Lappi | 0 | 0 | 0 | 1 | 2 | 3 |
Próxima prova – Rally Italia Sardegna, de 8 a 11 de Outubro
CLASSIFICAÇÕES DOS “MUNDIAIS”
PILOTOS – 1.º, Elfyn Evans, 97 pontos; 2.º, Sébastien Ogier, 79; 3.º, Ott Tanak, 70; 4.º, Kalle Rovampera, 70; 5.º, Thierry Neuville, 65; 6.º, Esapekka Lappi, 38; 7.º, Teemu Suninen, 34; 8.º, Craig Breen, 25; 9.º, Sébastien Loeb, 24; 10.º, Gus Greensmith, 16; 11.º, Pontus Tidemand, 12; 12.º, Takamoto Katsuta, 8; 13.º, Nikolay Gryazin, 6; 14.º, Kajetan Kajetanowicz, 6; 15.º, Marco Bulacia Wilkinson, 5; 16.º, Eric Camilli, 2; 17.º, Oliver Solberg, 2; 18.º, Adrien Fourmaux, 2; 19.º, Mads Ostberg, 2; 20.º, Jari Huttunen, 1; 21.º, Ole Christian Veiby, 1
CONSTRUTORES – 1.º, Toyota Gazoo Racing World Rally Team, 174 pontos; 2.º, Hyundai Shell Mobis World Rally Team, 165; 3.º, M-Sport Ford World Rally Team, 101.