WRC

Elfyn Evans lidera pelotão reduzido a metade

No verdadeiro estilo Safari, poucas equipas saíram ilesas no primeiro dia completo do rali, em que mais de metade sofreu problemas. Enfrentar a natureza em solo africano não é para todos. Enquanto inglês desferiu um ataque “cirúrgico”, Ott Tänak cedeu vantagem devido a um eixo de transmissão partido.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Uma vez mais, o “Safari” fez jus ao facto de ser uma das provas mais duras entre as provas de estrada, como o atesta o facto de estarem fora de prova quase metade (14 de 30) dos que a iniciaram, fazendo com que seja uma prova em que é mais importante evitar as “armadilhas” do que andar depressa.

Vale a existência do Super Rally que vai permitir aos desistentes puderem continuar, caso os estragos nos seus carros sejam reparáveis. Adiante-se que, mesmo os que concluíram as oito especiais, têm, em muitos casos, novas formas na carroçaria, em especial na parte dianteira.

Mais rápidos na especial de abertura, mas desalojados dos comandos das respetivas categorias, o inglês Elfn Evans (Toyoya GR Yaris Rally1) e o polaco Kajetan Kajetanowicz (Toyota GR Yaris Rally2) terminaram o segundo dia da competição queniana na posição em que começaram.

O inglês foi desalojado do comando, logo na segunda especial, com Ott Tänak (Hyundai i20 N Rally1) a assumir a liderança e a mantê-lo até à penúltima especial do dia.

Foi nessa altura que o estónio ficou reduzido a tração traseira e viu o seu avanço de 46,1 segundos, sobre o inglês transformar-se num atraso de 55,4 segundos’ e o finlandês Kalle Rovanpera (Toyota GR Yaris Rally1) ascender ao segundo lugar, relegando o piloto da marca sul-coreana para o derradeiro lugar do pódio.

Ott Tänak não foi o único piloto da Hyundai a ter problemas. O dia do atual campeão Thierry Neuville começou com uma penalização de um minuto após o seu Hyundai i20 N Rally1 ter atrasado a saída do serviço devido a uma troca de caixa de velocidades.

Mais problemas prosseguiram, incluindo uma largada rápida (mais10 segundos), devido a um pneu sem frisos e uma penalização adicional de 50 segundos por atraso para a oitava especial após outra falha técnica. Apesar dos contratempos, Thierry Neuville chegou ao final do dia na quarta posiçao, a 36 segundos atrás de Ott Tänak.

Adrien Fourmaux, que havia regressado sob as regras de reinício após um problema elétrico na quinta-feira, abandonou novamente quando um braço de direção dianteiro direito quebrou na sétima especial. O francês estava a braços com um furo e conduziu a viatura quase 10 quilómetros com o pneu a oscilar antes da suspensão ceder.

Também não foi uma prestação tranquila para Takamoto Katsuta, da Toyota. Danos nos pneus no início do dia colocaram-no fora da prova, e um problema semelhante no teste geotérmico custou mais tempo. O piloto terminou no quinto lugar à geral, com mais de quatro minutos atrás da liderança.

Logo atrás encontra-se o companheiro de equipa Sami Pajari, também atrasado por problemas com pneus, enquanto o sétimo posicionado, Josh McErlean liderou a “armada” da M-Sport Ford após uma tarde agitada. O irlandês lutou contra problemas que incluiu um contratempo com a bagageira, furada, por um pneu sobressalente completamente solto.

Por sua vez, o polaco Kajetan Kajetanowicz, que terminou o dia de ontem na frente entre os WRC2, mas, no início do dia de hoje, o sueco Oliver Solberg (Toyota GR Yaris Rally2) ascendeu ao comando da categoria, posição que manteve até à demolidora segunda passagem pelos 31,40 km da especial de Camp Moran.

O piloto sueco ficou atascado num local profundo de fesh-fesh e, sem o auxílio dos espectadores que lhe permitisse continuar em prova, recolocou Kajetan Kajetanowicz no comando com 10,2 segundos’ de vantagem sobre o inglês Gus Greensmith (Skoda Fabia RS Rally2).

Amanhã há uma dupla passagem por três provas de classificação, sendo certo que, até ao controlo final, tudo pode acontecer e nada está decidido. As equipas terão pela frente mais seis extenuantes especiais, totalizando 146,50 quilómetros.

CLASSIFICAÇÃO, APÓS A 10.ª PC – 1.º Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1), 2h00m45,4s’; 2.º Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1), a 7,7s’’; 3.º Ott Tänak/Martin/Järveoja (Hyundai i20 N Rally1), a 55,4s’; 4.º Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1), a 1m31,4s’; 5.º Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1), a 3m26,4s; 6.º Sami Pajari/Marko Salminen (Toyota GR Yaris Rally1), a 4m19,1s; 7.º Joshua McErlean/Eoin Treacy (Ford Puma Rally1), a 5m35,4s; 8.º Kajetan Kajetanowicz/Maciej Szczepaniak (Toyota GR Yaris Rally2), a 5m53,8s (1.º RC2; 9.º Gus Greensmith/Jonas Andersson (Skoda Fabia RS Rally2), a 6m04,0s; 10.º Jan Solans/Rodrigo Sanjuan (Toyota GR Yaris Rally2), a 6m34,1s.

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