Elfyn Evans impõe-se em Vieira do Minho

O piloto inglês interrompeu a série de três triunfos do estónio Ott Tanak e cimentou a segunda posição da tabela classificativa, cotando-se o mais rápido na segunda passagem po Vieira do Minho.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (auto.look2010@gmail.com)

Na defesa do segundo lugar, o inglês Elfyn Evans (Toyota Yaris WRC) foi o mais rápido na segunda passagem por Vieira do Minho, o que lhe permitiu reduzir em 0,6 segundos o atraso para o estónio Ott Tanak (Hyundai i20 Coupé WRC.

O mais importate, no entanto, foi aumentar para 10,4 segundos a vantagem sobre o espanhol Dani Sordo (Hyundai i20 Coupé WRC), que deixou de ter o belga Thierry Neuville (Hyundai i20 Coupé WRC) a “limpar-lhe” a estrada.

A equipa considerou que os estragos no carro do belga precisavam de uma demorada reparação e, com a próxima prova, em Itália, dentro de 15 dias, era preferivel começar desde já a prepará-lo em lugar de o fazer apenas no final do Vodafone Rally de Portugal. Um ganho de dois días que pode ser importante no futuro.

Na “guerra” pelo quarto lugar, o francês Sébastien Ogier (Toyota Yaris WRC) voltou a levar a melhor sobre o japonés Takamoto Katsuta (Toyota Yaris WRC) e passou a dispôr de 7,2” de avanço sobre o piloto nipónico.

Nos RC2, o ruso Nikolay Gryazin (VW Polo GTi R5) perdeu a esperança de terminar no pódio da categoría, ao penalizar oito minutos (1m20s em termos de classificação) para resolver o problema de falta de potência que o tinha afectado durante a manhã.

Por via disso, a luta pela vitória ficou entregue aos finlandeses Esapekka Lappi (VW Polo GTi R5) e Teemu Suninen (Ford Fiesta Rally2), que estão separados por 13,9 segundos. O sueco Oliver Solberg (Hyundai i20 R5), o mais rápido da categoría na especial, a completar o pódio provisório, mas, já, a mais de um minuto do duo finlandês.

12.ª PC – VIEIRA DO MINHO 2 (20,64 KM)

1.º Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota Yaris WRC), 12’36,6”

2.º Ott Tanak/Martin Jarveoja (Hyundai i20 Coupé WRC), 12’37,2”

3.º Dani Sordo/Borja Rozada (Hyundai i20 Coupé WRC), 12’40,9”

4.º Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (Toyota Yaris WRC), 12’41,6”

5.º Kalle Rovampera/Jonne Halttunen (Toyota Yaris WRC), 12’42,4”

6.º Gus Greensmith/Chris Patterson (Ford Fiesta WRC), 12’46,6”

7.º Takamoto Katsuta/Daniel Barritt (Toyota Yaris WRC), 12’49,3”

8.º Adrien Fourmaux/Renaud Jamoul (Ford Fiesta WRC), 13’01,9”

9.º Oliver Solberg/Aaron Johnston (Hyundai i20 R5), 13’14,7” (1.º RC2)

10.º Teemu Suninen/Mikko Markkula (Ford Fiesta Rally2), 13’16,1”

CLASSIFICAÇÃO GERAL, APÓS 12 ESPECIAIS

1.º Ott Tanak/Martin Jarveoja (Hyundai i20 Coupé WRC), 2.25’39,5”

2.º Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota Yaris WRC), a 18,6”

3.º Dani Sordo/Borja Rozada (Hyundai i20 Coupé WRC), a 29,0”

4.º Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (Toyota Yaris WRC), a 1’09,3”

5.º Takamoto Katsuta/Daniel Barritt (Toyota Yaris WRC), a 1’16,5”

6.º Kalle Rovampera/Jonne Halttunen (Toyota Yaris WRC), a 1’50,0”

7.º Gus Greensmith/Chris Patterson (Ford Fiesta WRC), a 2’12,8”

8.º Adrien Fourmaux/Renaud Jamoul (Ford Fiesta WRC), a 3’55,2”

9.º Esapekka Lappi/Janne Ferm (VW Polo GTi R5), a 6’58,1” (1.º RC2)

10.º Teemu Suninen/Mirkko Markkula (Ford Fiesta Rally2), a 7’12,0”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *