EKO/Birel ART Portugal reforça liderança no Karting

A Escola de Karting do Oeste (EKO) – em parceria com a Birel ART Portugal – reforçou a liderança nas categorias X30 Super Shifter e Iniciação do Campeonato de Portugal de Karting, após a terceira jornada dupla, disputada no Kartódromo de Baltar. A formação sedeada no Bombarral também passou para o comando da X30 Master.

(auto.look2010@gmail.com)

O Campeonato de Portugal de Karting de 2021 prosseguiu no traçado localizado no concelho de Paredes e como habitualmente em formato de jornada dupla, com uma prova no sábado e outra no domingo. Na categoria X30 Super Shifter, onde alinham os karts equipados com caixa de velocidades e potentes motores de 175cc, Ricardo Borges foi o mais rápido nos treinos cronometrados no primeiro dia de competição, venceu a manga de qualificação e depois a Final.

No domingo, o piloto da EKO/Birel ART Portugal voltou a ser o mais rápido nos treinos cronometrados, mas na manga de qualificação foi forçado a abandonar. Contudo, na Final, disputada em 16 voltas, Ricardo Borges mostrou todo o seu talento, já que apesar de arrancar da terceira posição, à passagem da 12.ª volta assumiu o comando e não mais o largou até à bandeira xadrez, dando assim um passo muito importante para a conquista do título de campeão nacional, com as cores da EKO/Birel ART Portugal.

Ainda na categoria X30 Super Shifter, Elias Barros também deu um excelente espetáculo aos comandos de um Birel ART, conseguindo impor-se na classe Master, destinada a pilotos com mais de 32 anos. O piloto nortenho, que corre pela formação sedeada no Bombarral, bateu com autoridade toda a concorrência quer no primeiro dia de competição quer no segundo.

Na categoria X30 Sénior, os pilotos da EKO/Birel ART Portugal continuam em destaque num forte e extenso pelotão de 30 concorrentes. Frederico Peters chegou a Baltar na liderança do campeonato e no primeiro dia de competição foi o segundo mais rápido nos treinos cronometrados, segundo classificado na manga de qualificação, assim como na Final.

No domingo, o piloto de Évora, apesar de arrancar da 8.ª posição na Final, foi o primeiro a ver a bandeira xadrez, tendo, contudo, sido depois sido penalizado (assim como mais oito pilotos) por danos da carenagem, pelo que caiu para a terceira posição. Desfecho ingrato, mas o piloto da EKO/Birel ART Portugal está na luta pelo título.

Igualmente na categoria X30 (Sénior), Santiago Ribeiro depois de ser 9.º classificado na final de sábado, ainda assim, conseguiu na Final de domingo rodar na terceira posição, acabando depois por ver a bandeira xadrez na quarta posição, a 0,080s (!) de garantir um lugar no pódio.

Luís Caetano não teve um fim-de-semana fácil, sobretudo no sábado, tendo no domingo, conseguido ser o sétimo mais rápido nos treinos cronometrados.

Na manga de qualificação foi 11.º classificado e na Final não teve a sorte do seu lado e acabou por terminar na 22.ª posição.

Mário Borges, também com uma prova difícil, conseguiu, no segundo dia de competição, garantir um excelente sétimo lugar na manga de qualificação e depois ser 12.º classificado na Final.

CONIMBRICENSE JOÃO FERNANDES

EM FRANCA EVOLUÇÃO

João Fernandes – que regressou esta época ao Karting depois de uma paragem de 20 anos –, bateu toda a concorrência na Final de sábado. No domingo, o piloto da EKO/Birel ART Portugal garantiu o terceiro lugar, somando pontos suficientes para passar para a liderança do campeonato.

Na categoria Júnior, Santiago Alves, depois de ser quarto classificado na Final do primeiro dia de competição, na Final de domingo viu a bandeira xadrez na segunda posição. Contudo, o jovem piloto de Lisboa sofreu uma penalização de três segundos por saída parcial dos corredores na partida e foi relegado para o terceiro lugar, conseguindo, ainda assim, garantir a presença no pódio.

Na categoria X30 Mini, Gustavo da Silva – que venceu na primeira jornada em Viana do Castelo –, foi sexto classificado quer na Final de sábado quer na Final de domingo, enquanto o seu colega de equipa Diogo Caetano, depois de ter sido forçado a abandonar no sábado, viu, na Final de domingo, a bandeira xadrez na 8.ª posição.

Na categoria Iniciação, Martim Gomes dominou por completo quer o primeiro dia de competição quer o segundo e reforçou a liderança no campeonato. O seu colega de equipa, Lourenço Antunes, garantiu o segundo lugar no sábado e a terceira posição domingo.

A quarta e penúltima jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting será realizada nos dias 18 e 19 de setembro, no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, mas antes, nos dias 26 e 27 de junho, a EKO/BIrel ART Portugal vai disputar, igualmente no Kartódromo de Baltar, a segunda prova do Rotax Max Challenge Portugal, com os pilotos Charles Delbrassine, Fabio Kieltyka, Frederico Peters, Salvador Trindade e Aya Delbrassine.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *