AUTOLOOKNotícias Várias

Ecar Show revela todo o dinamismo do sector

Numa altura em que o futuro da mobilidade já tem um rumo, mas ainda não acertou a rota, a 7.ª edição do Ecar show revela novas marcas no mercado, e 25 modelos desconhecidos do público português. Entre as mais conhecidas, as estreias absolutas coincidem com um número que nem todos gostam, e alguns chegam mesmo a eliminar na numeração: falamos do 13.

Texto e Fotos: FAUSTO MONTEIRO GRILO

Entre as marcas, a Changan Automobile e a Foton são duas das novidades do Ecar Show – Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico que se encontra de portas abertas até domingo, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), das 10h00 às 20h00. O certame conta ainda com 13 estreias absolutas e mais de uma centena de veículos, entre os quais se destacam 25 modelos até há pouco desconhecidos do público português.

Basta ver que vão ser mais de oito dezenas de marcas presentes, todas com soluções dedicadas à mobilidade descarbonizada. Desde carregadores a serviços, passando pelas bicicletas, motos e, claro, automóveis.

Ao longo dos três dias, o certame lisboeta realizado na FIL, no Parque das Nações, conta, além das apresentações e lançamentos, com seminários temáticos, espaços dedicados à discussão de ideias e tendências, assim como as já habituais experiências de condução de veículos elétricos e eletrificados.

Ao invés do que habitualmente acontece com este tipo de certames, a 7.ª edição do Ecar Show divide-se pelos três dias as apresentações de novos modelos, que começam a esboçar uma nova abordagem ao futuro da mobilidade.

É preciso recordar que, há meses, havia quem garantisse a “pés juntos” que o futuro seria elétrico. Esta edição veio comprovar que existem soluções alternativas e, algumas destas, têm o Diesel, como parte do sistema híbrido.

Do lado das marcas, as tecnologias apontam para abordagens tão diversificadas como o Hidrogénio, o gás natural, o bifuel e a gasolina, enquanto o futuro aponta para maior adesão aos sistemas híbridos.

Num único pavilhão e com os espaços entregues aos grupos dominantes no sector, um primeiro contacto com as novidades, permite avançar para o exterior e efetuar avaliações dinâmicas, mesmo que a condição de adolescente, condicione a condução sobre quatro rodas, como acontece com os Aixam, disponíveis como motorizações elétrica e a gasóleo Euro 5+.

Com preço a começar nos 11.500 euros e 500 litros de capacidade para bagagens, os pequenos ‘microcarros’ estão disponíveis em 22 versões. Assinados pelo PSEM – Projecto Sustentável Energética Móvel, os alunos do IST mostram dois protótipos, orientados para a eficiência energética, na sequência de outro projeto que teve a performance como principal orientação.

Com destaque para os veículos eléctricos, o espaço desta 7.ª edição também mostrou muitos híbridos, sistemas de carregamento elétrico, serviços de consultoria, e interessantes alternativas sobre duas rodas, com destaque para a nacional Beeq.

Com sede em Vila Nova de Gaia, este construtor adota as mais recentes tecnologias e métodos de produção, num negócio que leva a marca nacional além-fronteiras. Uma nota final para a forte presença dos construtores chineses, em especial para alguns que se encontram integrados nos Grupos de maior dimensão no mercado.

Sem a presença dos importadores mas com o apoio de alguns, a 7.ª edição do Ecar Show, reflete as atuais tendências do mercado, no qual os construtores procuram uma maior proximidade com o cliente final.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *