Dunlop Mutant: pneu “crossover” mais versátil

 Enfoque “Crossover” e marcação “M+S” proporcionam elevadas prestações durante todo o ano a um amplo leque de motos. Mais de 370 modelos podem montar o Dunlop Mutant, desde motos scrambler e naked a motos de turismo e aventura, cobrindo grande parte do mercado.

(auto.look2010@gmail.com)

A Dunlop lança no mercado o novo Mutant, um pneu incrivelmente versátil, com uma abordagem crossover, para grande parte do mercado das duas rodas. O novo Mutant da Dunlop adapta-se a todas as estações, a todas as estradas a mais de 370 diferentes modelos de motos, sejam maxi-trail, sporttouring, naked, retro ou scrambler.

O novo Mutant resulta da combinação do conhecimento adquirido com os galardoados pneus hypersport e sport touring da Dunlop com as tecnologias desenvolvidas em competição em condições de piso molhado. A Dunlop chamou a esta fusão de inovações “4 Seasons Technology”, a qual inclui uma mistura de material de capas, construção e compostos concebidos para garantir a máxima performance nas condições climatéricas mais difíceis, inclusive no inverno. O Mutant conta com marcação “M+S” (Lama e Neve, ou Mud + Snow, na sua sigla em inglês), o que significa que se adapta a condições verdadeiramente extremas.

Para Dimitri Talboom, director de produto da Dunlop Moto na Europa, «o Mutant proporciona aos motociclistas o tipo de comportamento e estabilidade esperados dos pneus de hypersport, em combinação com uma melhor aderência em condições de piso molhado, graças à nossa experiência em competição, acrescida da durabilidade esperada de um pneu de turismo».

«A Dunlop possui uma vasta experiência em pneus desportivos de turismo, os quais têm vencido inúmeros testes, como o RoadSmart III, assim como em pneus para motos de aventura, como o novo Trailmax Meridian, e em pneus para competições de alto nível, utilizados no Campeonato do Mundo de Moto2 e no Campeonato do Mundo de Resistência. A nossa equipa de desenvolvimento utilizou toda esta experiência para conceber um pneu que se adaptasse a todas as estações», acrescentou o responsável.

A gama Mutant da Dunlop conta com cinco medidas para o pneu dianteiro, e com seis para o traseiro, o que significa que mais de 370 modelos diferentes de motos poderão ser equipados com este novo pneu. O objectivo da Dunlop é ampliar o seu alcance para além da moto crossover típica, como a Ducati Multistrada ou a Yamaha Tracer, de forma a levar o desempenho crossover a um leque mais alargado de modelos.

Como explica Dmitri Talboom, «cada vez é mais usual que os motociclistas utilizem motos scrambler, retro e naked durante todo o ano». «Os estudos levados a cabo pela Dunlop dizem-nos que estes motociclistas procuram um pneu que lhes ofereça a resposta e o comportamento de uma hypersport, e que, além do mais, lhes transmita a confiança necessária para desfrutar da viagem, independentemente do clima. O Dunlop Mutant oferece esse atractivo crossover único», sublinhou Dmitri Talboom.

MUTANT COM COMPROVADA CAPACIDADE TODO-O-TERRENO

Uma moto versátil deve ser capaz de evoluir também fora de estrada, e o Mutant deu mostras dessa capacidade. Nos testes de todo-o-terreno realizados pela Dunlop, o Mutant superou os seus concorrentes tanto em aderência como em maneabilidade, tanto no pneu dianteiro como no traseiro. Os testes foram levados a cabo no exigente circuito de todo-o-terreno de Monteblanco, com uma Yamaha Tracer 700 e uma BMW R 1200 GS.

O estilo distintivo do desenho da banda de roleamento do Mutant combina blocos de aspecto agressivo com um desenho direccional dinâmico. Esta original aparência conjuga elementos de pneus de supermoto e de dirt track, e espera-se que faça do Mutant uma opção popular para motos de edição especial, nas quais se pretende dispor de um estilo único, mas sem comprometer a performance de uma gama de pneus completamente nova.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: