Duarte Vaz estreia-se com 5 anos no Karting

Jovem de Torres Vedras disputou a sua primeira prova oficial do Campeonato de Portugal da especialidade em Leiria.

(auto.look2010@gmail.com)

Duarte Vaz, com apenas 5 anos de idade, é o piloto mais novo do Campeonato de Portugal de Karting 2020, que arrancou no início deste mês, no Kartódromo Internacional de Leiria. O jovem piloto de Torres Vedras estreou-se na categoria Iniciação e vai prosseguir a sua evolução ao alinhar em todas as provas do campeonato, estando a próxima agendada para Viana do Castelo, seguindo-se depois as jornadas de Portimão, Braga e Baltar. E, claro, Duarte Vaz disputará a emblemática Taça de Portugal de Karting, no início de Outubro, no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral.

Era praticamente inevitável Duarte Vaz não se tornar piloto de karting, dado que a sua família tem fortes raízes no desporto motorizado, com particular destaque para o pai Sérgio Vaz, antigo piloto de ralis e que, há pouco mais de um ano, disputa o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT) na categoria SSV.

Duarte Vaz começou por descobrir o Karting no Kartódromo do Montijo, complexo onde pela primeira vez teve contacto com um kart e, depois, há cerca de um mês, em Viana do Castelo. Agora, no Kartódromo Internacional de Leiria, foi um momento marcante para o jovem piloto de apenas 5 anos de idade, já que se estreou no Campeonato de Portugal de Karting (CPK), aos comandos de um kart equipado com motor Honda – propulsores sorteados – e chassis Parolin.

Com tão tenra idade e a competir com pilotos mais experientes, Duarte Vaz tem, naturalmente, como objectivo para esta temporada evoluir o máximo possível e, na primeira jornada já deu boas indicações, pois iniciou a prova a rodar em 1m25s e terminou bem mais rápido ao percorrer os 1.006 metros do traçado leiriense em 1m18s.

«Logo na primeira vez que o Duarte experimentou um Kart gostou muito e pediu para repetir a experiência. O Duarte está bastante entusiasmado com este “desafio” e nós, família, estamos naturalmente contentes, pois gostamos de desporto motorizado. Por outro lado, o irmão Francisco, que tem 12 anos, também vai voltar a praticar Karting, o que nos deixam ainda mais contentes. Para já, na nossa opinião, o mais importante, quer para o Duarte quer para o Francisco, é divertirem-se e, naturalmente, evoluírem ao mesmo tempo», sustentou Sérgio Vaz, pai dos jovens pilotos naturais de Torres Vedras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: