DS 9: o poder da elegância

Altamente sofisticado e recheado de tecnologia, o DS 9 incorpora a excelência francesa da DS num mercado automóvel em rápida evolução. Assente na motorização E-Tense plug-in hybrid, o DS 9 está destinado a responder às futuras legislações globais e locais, podendo ser conduzido com zero emissões de CO2.

(auto.look2010@gmail.com)

Após o DS 7 Crossback e o DS 3 Crossback, surge agora este novo modelo, uma grande e elegante berlina posicionada no lugar de topo da nova gama da marca premium francesa. Com o DS 9, a DS Automobiles reforça os seus argumentos em competência, design, sofisticação e tecnologia, com uma visão mundial.

Dotado destas características empolgantes, o DS 9 transmite a conjugação perfeita entre tradição, excelente savoir-faire e tecnologia avançada. O DS 9 é um convite à redescoberta da excelência do automóvel francês.

Com 4,93 metros de comprimento, 1,85 metros de largura e jantes de grandes dimensões, com 690 mm de diâmetro, o DS 9 causa uma impressão de maior impacto do que outras berlinas da sua classe. O modelo assenta numa nova declinação da arquitectura EMP2 (Efficient Modular Platform 2), com uma distância entre eixos jamais alcançada, o que beneficia muito os passageiros atrás. O seu design revela uma silhueta elegante, com um óculo traseiro fortemente inclinado, ao estilo fastback.

Com uma arquitectura de três volumes, o DS 9 prossegue a tradicional linguagem de design da DS Automobiles, com uma frente expressiva marcada pelas DS WINGS e o design paramétrico da grelha, com o seu efeito diamante tridimensional, que reforça o carácter e acentua o relevo. No capot destaca-se o sabre guilhochado “Clous de Paris”, sendo a primeira vez que esta assinatura de interior da DS surge fora do habitáculo.

Numa alusão directa ao DS original de 1955, o DS 9 revela também formas cónicas nas extremidades exteriores do tejadilho. Inspiradas na lendária berlina, elas foram redesenhados para acolher novas luzes traseiras, que assinalam a presença do DS 9.

A fluidez de uma linha ininterrupta traduz-se num contorno que nasce na grelha do capot e evolui pelo pára-brisas, tejadilho e tampa da bagageira. As secções laterais são lisas, com uma linha alongada que se prolonga dos faróis dianteiros às ópticas traseiras. Este carácter é reforçado pelos puxadores das portas embutidos, pela cor da carroçaria e pelo tejadilho bicolor, que enfatiza a sua elegância.

Na secção traseira é também evidente o objectivo de integrar cada aspecto de design numa única expressão. Os guarda-lamas traseiros, o logótipo e a tampa da bagageira estão interligados com a mesma fluidez.

Perfeitamente integradas neste esquema, as ópticas esculpidas assumem o efeito de escamas, criando um contraste de efeito tridimensional vincado. As ópticas decoradas por sabres laterais constituem uma homenagem aos elementos de design dos grandes carroçadores franceses da década de 1930. Elegante e estreita, a terceira luz de travagem ajuda a tornar a traseira mais larga e reforça o efeito visual do óculo traseiro.

E-TENSE COM POTÊNCIAS ATÉ 360 CAVALOS

O DS 9 começará por ser proposto com um novo propulsor E-TENSE plug-in híbrido, composto por um motor a gasolina PureTech turbo e um motor eléctrico, com uma potência combinada de 225 cv e com uma capacidade de autonomia entre os 40 e 50 quilómetros (WLTP) em modo zero emissões, graças a uma bateria de 11,9kWh.

Acoplado a uma caixa automática de oito velocidades, o motor eléctrico desenvolve uma potência máxima de 80 kW (110 cv) e um binário de 320 Nm. Este propulsor é utilizado no arranque, no aumento da aceleração a qualquer velocidade e na condução em modo zero emissões, até aos 135 km/h. Para maximizar a eficiência, o modo Electric é sempre seleccionado automaticamente no arranque.

É complementado por um modo Hybrid, concebido para gerir automaticamente os diferentes tipos de energia: condução 100% eléctrica, 100% a gasolina ou a combinação de ambos, se a situação o exigir. Estas transições são extremamente suaves e discretas. O modo E-TENSE Sport aproveita ao máximo a potência disponível a partir da combinação do motor a combustão e do motor eléctrico, ajustando o mapeamento do pedal do acelerador, caixa de velocidades, direcção e suspensão pilotada. Tudo isto aumenta o prazer do condutor e a eficácia dinâmica, em total tranquilidade.

O DS 9 utiliza um sistema de recuperação de energia que recarrega a bateria nas fases de desaceleração ou travagem, reforçado com uma função de travagem evoluída, activada ao puxar para trás o selector da caixa de velocidades (função “B”). Além disso, a função E-Save permite reservar níveis de energia na bateria para cumprir determinadas secções do percurso no modo Zero Emissões (um dos vários níveis disponíveis) quando, por exemplo, o condutor sabe que vai entrar em zonas urbanas ou exclusivas para Baixos Níveis de Emissões (BNE).

O carregador de bordo de 7,4 kW permite que a bateria seja carregada em 1h30, em pontos de carregamento domésticos ou públicos, utilizando, para o efeito, o cabo fornecido de série.

UMA GAMA DE MOTORIZAÇÕES E-TENSE E A GASOLINA

Muito em breve, a gama será reforçada com mais dois propulsores E-TENSE: um primeiro com 250 cv, tração dianteira e maior autonomia (disponível na China logo desde o lançamento), e um segundo com 360 cv e tracção integral inteligente.

Será também lançada uma versão apenas com motor a gasolina PureTech de 225 cv. Todas as versões estão equipadas com caixa uma automática de oito velocidades, suave e rápida.

E se o conforto nos bancos traseiros fosse igual aos bancos dianteiros? Com o conceito DS LOUNGE, a DS Automobiles oferece uma experiência de primeira classe a todos os ocupantes do DS 9.

O requinte dos materiais de qualidade integrados em superfícies amplas, um tablier totalmente revestido a Couro Nappa e os bancos confeccionados em forma de bracelette, complementam o cuidado colocado em todos os detalhes. Os botões em forma de cristal e sensíveis ao toque, o revestimento em Alcântara® no tejadilho e nas palas do sol e os puxadores das portas revestidos manualmente em couro são um convite ao toque e aos sentidos.

Com a sua longa distância entre eixos de 2,90 metros, o DS 9 oferece uma grande generosidade de espaço nos bancos traseiros. Os bancos são aquecidos, refrigerados e com massagem, uma estreia na classe. O apoio de braço central tem um papel importante no conforto geral, apresentando características típicas de segmentos superiores, como o revestimento em couro, os espaços de arrumação com fichas USB integradas, os comandos da função de massagem dos bancos e a iluminação de boas-vindas multicolor.

O DS 9 confere um novo significado ao conforto individual, onde cada configuração pode ser ajustada de modo a proporcionar um prazer único e requintado. Esta característica especial permite que cada ocupante assuma o comando do seu próprio conforto.

CONFORTO E PRAZER ACÚSTICOS

Herdeiro das pesquisas realizadas desde o lançamento da Marca, o ambiente acústico atinge agora um novo nível com um tratamento especialmente concebido para suprimir os ruídos exteriores. Uma combinação de vidro acústico laminado e montagem reforçada dos painéis de carroçaria, forma uma super estrutura rígida e com capacidade para eliminar ruídos e minimizar vibrações. O ambiente é aprimorado por um sistema de som Focal Electra, especificamente desenvolvido para o DS 9 com a adição de novas grelhas dos tweeters em aço inoxidável, entre os quatorze altifalantes existentes no habitáculo.

O sistema DS ACTIVE SCAN SUSPENSION utiliza uma câmara (para leitura da estrada), sensores de nível, acelerómetros e sensores do grupo propulsor para registar todos os movimentos e preparar o amortecimento de cada roda em função das imperfeições do piso. Esta ação combinada resulta em maior segurança e tranquilidade em andamento, propiciando um conforto sem igual. Esta suspensão DS do século XXI combina o conforto e a serenidade de uma berlina de prestígio com a dinâmica de um coupé Grande Turismo.

CADA VEZ MAIS TECNOLÓGICO

Além do DS LOUNGE, que é já uma referência na sua classe, o DS 9 beneficia das mais recentes tecnologias que fazem a excelência noutros modelos na gama DS. Com o DS DRIVE ASSIST, o DS 9 permite ao seu utilizador desfrutar de uma condução semi autónoma de Nível 2, o que garante a cobertura de grandes distâncias com o maior conforto e os melhores níveis de segurança. A velocidade é controlada em função do ambiente exterior no qual o DS 9 se desloca.

O sistema utiliza vários sensores para posicionar o DS 9 precisamente na sua faixa, de acordo com as intenções do condutor no controlo da direcção. Utilizável até aos 180 km/h (consoante a legislação de cada país), o sistema controla a velocidade e a direcção, sempre com a supervisão do condutor, a fim de garantir segurança e tranquilidade.

A gestão da velocidade é assumida pelo controlo de velocidade adaptativo, ligado a um dispositivo que controla a potência. Entre outras coisas, o sistema controla a condução em engarrafamentos: se o carro estiver imobilizado menos de três segundos, o motor volta a arrancar automaticamente. Caso o carro esteja imobilizado durante mais tempo, basta pressionar um botão ou o pedal do acelerador para o motor do DS 9 arrancar novamente.

Criado em França e produzido na China, o DS 9 será comercializado em todo o mundo, estando o início das vendas agendado para o primeiro semestre de 2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: