Domínio dos Red Bull/Honda na Turquia
Ao contrário do que é habitual, foram os Red Bull/Honda, do holandês Max Verstappen e do inglês Alexander Albon, a dominar a primeira sessão de treinos para o GP da Turquia, num traçado onde o asfalto “verde” causou inúmeras dificuldades aos pilotos e esteve na origem de um elevado número de piões.
PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)
Sem corridas de suporte, ao contrário do que sucedeu em Portimão, o que ajudou o asfalto a ganhar maior aderência, os pilotos encontraram um piso a estrear, o que explica que os tempos tenham vindo a descer à medida que as linhas de trajectória ganhavam borracha.
Atrás dos dois carros da Red Bull do holandês Max Verstappen e do inglês Alexander Albon, mais rápidos na primeira sessão de treinos livres para o DHL Grande Prémio da Turquia, ficaram, alternadamente, os carros da Ferrari e da Alpha Tauri, que também usa motores nipónicos, o que mostra que as unidades motrizes nipónicas são eficazes no traçado turco. O monegasco Charles Leclerc (Ferrari) assegurou o terceiro tempo, à frente do francês Pierre Gasly (Alpha Tauri (Honda), com o alemão Sebastian Vettel (Ferrari) a levar a melhor sobre o russo Daniil Kvyat (Alpha Tauri/Honda).
O inglês Lando Norris (McLaren/Renault) registou a sétima marca, com o seu colega de equipa, o espanhol Carlos Sainz (McLaren/Renault) a parar mais cedo, com problemas mecânicos, que o tinham levado às “boxes” antes, com o piloto a regressar à pista, mas a ficar parado no meio do traçado.
Surpresa o oitavo tempo do italiano Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo/Ferrari), à frente do finlandês Valtteri Bottas (Mercedes), que costuma estar no topo da tabela de tempos, no final da primeira sessão, e do francês Esteban Ocon (Renault) que, na derradeira volta, conseguiu ascender ao derradeiro lugar da primeira metade da tabela.
O inglês Lewis Hamilton (Mercedes), que pode sair de Istambul com o sétimo título mundial no bolso, quedou-se por um discreto 15.º tempo, depois de ter sido o piloto que menos tempo esteve em pista, para onde saiu já depois de esgotado o primeiro terço da sessão, para deixar que os seus adversários enchessem o asfalto de alguma borracha, para depois fazer algumas voltas mas sem a preocupação de fazer um bom tempo, mas antes de encontrar as afinações ideais para o escorregadio asfalto do traçado turco.
TEMPOS DO TREINO
PILOTO | CARRO | MOTOR | 1.º TREINO |
Max Verstappen | Red Bull RB16 | Honda | 1’35,077″ |
Alexander Albon | Red Bull RB16 | Honda | 1’35,318″ |
Charles Leclerc | Ferrari SF1000 | Ferrari | 1’35,507″ |
Pierre Gasly | Alpha Tauri AT01 | Honda | 1’35,543″ |
Sebastian Vettel | Ferrari SF1000 | Ferrari | 1’35,620″ |
Danill Kvyat | Alpha Tauri AT01 | Honda | 1’36,378″ |
Lando Norris | McLaren MCL35 | Renault | 1’37,216″ |
Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo C39 | Ferrari | 1’37,503″ |
Valtteri Bottas | Mercedes W11 | Mercedes | 1’37,629″ |
Esteban Ocon | Renault RS20 | Renault | 1’38,428″ |
Nicholas Latifi | Williams FW 43 | Mercedes | 1’38,508″ |
Sergio Perez | Racing Point RP20 | Mercedes | 1’38,612″ |
Lance Stroll | Racing Point RP20 | Mercedes | 1’39,484″ |
Romain Grosjean | Haas VF-20 | Ferrari | 1’40,025″ |
Lewis Hamilton | Mercedes W11 | Mercedes | 1’40,225″ |
Kimi Raikkonen | Alfa Romeo C39 | Ferrari | 1’41,035″ |
Kevin Magnussen | Haas VF-20 | Ferrari | 1’41,854″ |
Daniel Ricciardo | Renault RS20 | Renault | 1’45,156″ |
Carlos Sainz | McLaren MCL35 | Renault | 1’46,642″ |
George Russell | Williams FW 43 | Mercedes | 1’49,256″ |