Domínio dos Red Bull/Honda na Turquia

Ao contrário do que é habitual, foram os Red Bull/Honda, do holandês Max Verstappen e do inglês Alexander Albon, a dominar a primeira sessão de treinos para o GP da Turquia, num traçado onde o asfalto “verde” causou inúmeras dificuldades aos pilotos e esteve na origem de um elevado número de piões.

PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)

Sem corridas de suporte, ao contrário do que sucedeu em Portimão, o que ajudou o asfalto a ganhar maior aderência, os pilotos encontraram um piso a estrear, o que explica que os tempos tenham vindo a descer à medida que as linhas de trajectória ganhavam borracha.

Atrás dos dois carros da Red Bull do holandês Max Verstappen e do inglês Alexander Albon, mais rápidos na primeira sessão de treinos livres para o DHL Grande Prémio da Turquia, ficaram, alternadamente, os carros da Ferrari e da Alpha Tauri, que também usa motores nipónicos, o que mostra que as unidades motrizes nipónicas são eficazes no traçado turco. O monegasco Charles Leclerc (Ferrari) assegurou o terceiro tempo, à frente do francês Pierre Gasly (Alpha Tauri (Honda), com o alemão Sebastian Vettel (Ferrari) a levar a melhor sobre o russo Daniil Kvyat (Alpha Tauri/Honda).

O inglês Lando Norris (McLaren/Renault) registou a sétima marca, com o seu colega de equipa, o espanhol Carlos Sainz (McLaren/Renault) a parar mais cedo, com problemas mecânicos, que o tinham levado às “boxes” antes, com o piloto a regressar à pista, mas a ficar parado no meio do traçado.

Surpresa o oitavo tempo do italiano Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo/Ferrari), à frente do finlandês Valtteri Bottas (Mercedes), que costuma estar no topo da tabela de tempos, no final da primeira sessão, e do francês Esteban Ocon (Renault) que, na derradeira volta, conseguiu ascender ao derradeiro lugar da primeira metade da tabela.

O inglês Lewis Hamilton (Mercedes), que pode sair de Istambul com o sétimo título mundial no bolso, quedou-se por um discreto 15.º tempo, depois de ter sido o piloto que menos tempo esteve em pista, para onde saiu já depois de esgotado o primeiro terço da sessão, para deixar que os seus adversários enchessem o asfalto de alguma borracha, para depois fazer algumas voltas mas sem a preocupação de fazer um bom tempo, mas antes de encontrar as afinações ideais para o escorregadio asfalto do traçado turco.

TEMPOS DO TREINO

PILOTO CARRO MOTOR 1.º TREINO
Max Verstappen Red Bull RB16 Honda 1’35,077″
Alexander Albon Red Bull RB16 Honda 1’35,318″
Charles Leclerc Ferrari SF1000 Ferrari 1’35,507″
Pierre Gasly Alpha Tauri AT01 Honda 1’35,543″
Sebastian Vettel Ferrari SF1000 Ferrari 1’35,620″
Danill Kvyat Alpha Tauri AT01 Honda 1’36,378″
Lando Norris McLaren MCL35 Renault 1’37,216″
Antonio Giovinazzi Alfa Romeo C39 Ferrari 1’37,503″
Valtteri Bottas Mercedes W11 Mercedes 1’37,629″
Esteban Ocon Renault RS20 Renault 1’38,428″
Nicholas Latifi Williams FW 43 Mercedes 1’38,508″
Sergio Perez Racing Point RP20 Mercedes 1’38,612″
Lance Stroll Racing Point RP20 Mercedes 1’39,484″
Romain Grosjean Haas VF-20 Ferrari 1’40,025″
Lewis Hamilton Mercedes W11 Mercedes 1’40,225″
Kimi Raikkonen Alfa Romeo C39 Ferrari 1’41,035″
Kevin Magnussen Haas VF-20 Ferrari 1’41,854″
Daniel Ricciardo Renault RS20 Renault 1’45,156″
Carlos Sainz McLaren MCL35 Renault 1’46,642″
George Russell Williams FW 43 Mercedes 1’49,256″

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: