Domínio da Toyota no Rali do Quénia

O francês Sébastien Ogier (Toyota Yaris) é o primeiro líder do rali do Quénia, sexta prova do Mundial de ralis, após vencer a primeira das 18 especiais previstas.

PEDO RORIZ E CARLOS SOUSA (auto.look2010@gmail.com)

Domínio absoluto da Toyota no arranque do Safari Rali do Quénia ao colocar três carros nas três primeiras posições, no final da Super Especial (4,84 km) que assinalou o regresso do WRC ao continente africano, separados por menos de um segundo, com o quarto, o estónio Ott Tanak (Hyundai i20 Coupé WRC) a ceder 2,5” ao francês Sébastien Ogier (Toyota Yaris WRC), primeiro comandante da prova.

O finlandês Kalle Rovampera (Toyota Yaris WRC) e o inglês Elfyn Evans (Toyota Yaris WRC) secundaram o francês, com os homens da marca sul-coreana e da Ford a cederem demasiados segundos em prova de classificação tão curta.

Entre os RC2, o polaco Martin Prokop (Ford Fiesta Rally2) foi o mais rápido, ao bater por 3,0” o queniano Karan Patel (Ford Fiesta R5), numa confirmação do favoritismo que lhe é atribuído.

Nota ainda para o 35.º e penúltimo lugar do polaco Sobieslaw Zasada (Ford Fiesta) que, aos 91 anos, se tornou no piloto mais velho a participar numa prova do Mundial. Sobieslaw Zasada chegou a ser campeão europeu de ralis e expressou o desejo de «cortar a meta», no domingo. Esta sexta-feira vão ser disputadas seis especiais do rali africano, com um total de 105,78 quilómetros.

Sébastien Ogier, sete vezes campeão do mundo e detentor do título, partiu para esta jornada como líder do campeonato, com 106 pontos, mais 11 do que o companheiro de equipa Evans.

Classificação após a 1.ª PC – 1.º Sébastien Ogier/Julian Ingrassia (Toyota Yaris WRC), 3’21,5”; 2.º Kalle Rovampera/Jonne Halttunen (Toyota Yaris WRC), a 0,3”; 3.º Elfyn Evans/Martin Scott (Toyota Yaris WRC), a 0,7”; 4.º Ott Tanak/Martin Jarveoja (Hyundai i20 Coupé WRC), a 2,5”; 5.º Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 Coupé WRC), a 5,0”; 6.º Takamoto Katsuta/Daniel Barritt (Toyota Yaris WRC), a 5,6”; 7.º Gus Greensmith/Chris Patterson (Ford Fiesta WRC), a 6,1”; 8.º Oliver Solberg/Aaron Johnstone (Hyundai i20 Coupé WRC), a 7,9”; 9.º Lorenzio Bertelli/Simone Scattolin (Ford Fiesta WRC), a 9,0”; 10.º Adrien Fourmaux/Renaud Jamoul (Ford Fiesta WRC), a 9,6”. Estão classificadas mais 39 equipas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *