Dilúvio trama Álvaro Parente em Road America

Piloto do Porto não teve um fim-de-semana fácil em Road America, onde teve lugar a terceira ronda do IMSA SportsCar Championship e uma chuvada de proporções épicas acabou por o atirar para fora de corrida.

(auto.look2010@gmail.com)

Ao longo das sessões dos treinos livres ficou claro que o circuito situado em Elkhart Lake não se adaptava bem às características do Acura NSX GT3 da Heinricher Racing, que sofria de subviragem, o que dificultava a vida a ambos os pilotos. A qualificação confirmou as contrariedades, com Misha Goikhberg a qualificar o carro japonês na oitava posição entre os treze carros inscritos na classe GTD.

Com previsão de chuva para a corrida, Álvaro Parente tinha a esperança de conseguir recuperar lugares e alcançar um bom resultado, mas a prova teve o seu início com pista seca e, uma vez mais, rodar em redor do oitavo posto era o melhor que os dois conseguiam, tendo sido o canadiano a realizar o primeiro turno – como exige o regulamento.

Já com o português aos comandos e, pouco depois de ter realizado a sua segunda paragem nas boxes, caiu uma bátega de água no circuito de Road America, que inundou diversas zonas do traçado. Subitamente, eram inúmeros os carros a não conseguir manter-se em pista, tendo um deles sido o Acura NSX GT3 número cinquenta e sete.

Com pneus slicks, montados instantes antes, Álvaro Parente, que vinha de uma zona seca, entrou em aquaplaning na aproximação à Curva 1, onde a chuva mais se manifestara, saindo de pista e danificando o seu carro. Instantes depois a corrida era interrompida, mas o abandono do português era inevitável, terminando um fim-de-semana que nunca se mostrara muito prometedor.

«Foi um fim-de-semana complicado! Nunca conseguimos ter o carro equilibrado e nunca fomos muito competitivos. Esperava que a chuva pudesse alterar um pouco esta situação, mas a forma repentina, intensa e localizada como caiu apanhou-nos, assim como a diversos pilotos e acabámos por sair de pista. É sempre frustrante abandonar, mas foi um conjunto de circunstâncias que fugiram ao nosso controlo e nada poderíamos fazer para o evitar. Vamos continuar a trabalhar para podermos ser competitivos nas próximas provas», sublinhou Álvaro Parente.

A próxima ronda do IMSA SportsCar Championship realiza-se na Virgínia, Estados Unidos da América, a 23 de Agosto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: