Descanso para dilatar entusiasmo

Na despedida de Marrocos, a caravana da Africa Eco Race parou em Dakhla para homens e máquinas recuperarem o desgaste provocado pela primeira semana de competição, preparando-se para o que falta até à chegada a Dakar, a capital do Senegal.

PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)

A passagem de Marrocos para a Mauritânia vai obrigar a caravana da Africa Eco Race a levantar-se cedo, esta segunda-feira, para arrancar de Dakhla rumo à fronteira, tendo de cumprir uma ligação de 383,36 km, que a levará até Arzmella, já na Mauritânia, onde começa o Sector Selectivo, com 176,57 km que termina em Chami, onde está instalado o acampamento.

Trata-se de um percurso em areia, sem grandes dificuldades técnicas, mas com problemas de navegação, que continuarão nos dias seguintes. No regresso à estrada, o belga Igor Bouwens (Iveco), apesar de guiar um camião, comanda a classificação conjunta de automóveis e camiões, enquanto o italiano Alessandro Botturi (Yamaha) é o primeiro classificado nas motos, com o norueguês Pal Andres Ullevalseter (KTM) muito perto.

Os portugueses João Rolo (KTM) e Fernando Barreiros (Isuzu) continuam em prova, com o objectivo de chegarem à capital do Senegal, o que representará uma vitória, depois das dificuldades passadas.

Fernando Barreiros ultrapassou os problemas de transmissão que afectaram o seu veículo nos últimos dias e concluiu a tirada antes do descanso no 21.º lugar, a 1h36m20ss do vencedor. Na geral, Bouwens tem seis segundos de vantagem sobre o francês Yves Fromont (Buggy), e 9m02s sobre Patrick Martin. Fernando Barreiros está em 46.º, já a mais de 48 horas do comandante.

Nas motas, o italiano Alessandro Botturi (Yamaha) reforçou a liderança ao vencer a tirada de sábado, com 4m01s de vantagem sobre o norueguês Pal Anders Ullevalseter (KTM). O britânico Lyndon Poskitt (KTM) foi terceiro, a 4m06s, com o português João Rolo (KTM) na 53.ª posição. Na geral, Botturi tem agora 4m10s de avanço sobre Ullevalseter e 25m16s sobre Poskitt, enquanto João Rolo é o 64.º e último classificado.

CLASSIFICAÇÕES

GERAL

MOTOS – 1.º, Alessandro Botturi (Yamaha), 19.41’23”; 2.º, Pal Anders Ullevalseter (KTM), a 4’10”; 3.º, Lyndon Poskitt (KTM), a 25’16”; 5.º, Jacek Czachor (KTM), a 47’05”; 5.º, Paolo Lucci (Husqvarna), a 1.01’05”; …; 64.º, João Rolo (KTM), a 50.31’10”

AUTOMÓVEIS/CAMIÕES – 1.º, Igor Bouwens/Ulrich Boerboom/Frits Driesmans (Iveco), 19.27’12”; 2.º, Yves Fromont/Jean Fromont (Buggy), a 6”; 3.º, Patrick Martin/Lucas Martin (Mercedes Benz), a 9’02”; 4.º, Miklos Kovacs/Laszlo Acs/Peter Czegledi (Scania), a 11’08”; 5.º, Noel Essers/Marc Lauwers/Tijs Vranken (MAN), a 2.35’41”; …; 45.º, Fernando Barreiros/Nuno Barreiros (Isuzu), a 48.23’24”

Amanhã é dia de descanso

Na véspera da despedida de Marrocos, o Africa Eco Race pára em Dakhla, para homens e máquinas recuperarem o desgaste provocado pela primeira semana de competição e prepararem-se para o que falta até à chegada a Dakar, a capital do Senegal.

Partilhe

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificação