David Sutton faleceu aos 81 anos de idade

O homem que ajudou Ari Vatanen e David Richards a conquistar o título Mundial de Ralis, em 1981, faleceu esta quarta-feira aos 81 anos de idade. Sutton será recordado por dirigir uma equipa privada que enfrentou e derrotou os melhores do mundo. Uma verdadeira história de David e Golias…

(auto.look2010@gmail.com)

A temporada de 1981 será lembrada por muitos pela chegada do quattro da Audi, mas foi a equipa londrina de Sutton que liderou a tabela classificativa com Ari Vatanen e o navegador David Richards. David Sutton Cars assumiu o comando da Ford no WRC quando o “oval azul” se retirou no final de 1979.

Com o apoio da Rothmans e o Escort RS1800 afinado e desenvolvido na Ford em Boreham, David Sutton juntou todos os ingredientes para ajudar a conquistar o título mundial da primeira equipa privada. Tratou-se de um recorde que durou até 2006, quando Sébastien Loeb conquistou o quarto título consecutivo com a Kronos Racing.

A temporada de 1981, que foi uma verdadeira história de David e Golias, continua a ser, com toda a certeza, lembrada e relembrada com muito afinco por Ari Vatanen e David Richards.

David Sutton deixou a “oval azul” no final de 1981 e, como num casamento, assumiu a aliança da Audi para dirigir as viaturas Audi do Reino Unido para Hannu Mikkola, Stig Blomqvist e Michèle Mouton no Campeonato Britânico e em todo o mundo.

David Sutton ainda teve tempo de festejar um segundo título mundial, em 2003, quando Martin Rowe levou um Subaru Impreza do Grupo N ao ceptro no Agrupamento de Produção (Grupo N).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *