Dani Sordo garante a vitória na Sardenha
O piloto espanhol venceu hoje o Rali da Sardenha, sexta prova do Campeonato do Mundo (WRC), com 5,1 segundos de vantagem sobre o belga Thierry Neuville (Hyundai i20).
PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)
O espanhol Dani Sordo (Hyundai i20 Coupé WRC), que não competia desde o México, tornou-se no quinto vencedor da temporada, em seis provas, repetindo o triunfo que tinha alcançado o ano passado, naquela que é sua terceira vitória “Mundial”.
A comandar desde a quarta especial, o espanhol teve de “sofrer”, já que tendo partido, para as derradeiras quatro especiais, com 27,4” de avanço sobre o francês Sébastien Ogier (Toyota Yaris WRC), viu a sua vantagem ir diminuindo, em consequência do duelo travado entre o francês e o belga Thierry Neuville (Hyundai 20 Coupé WRC) pelo segundo lugar.
Apesar de ter sido o mais rápido na dupla passagem por Cala Flumini (14,06 km), Sébastien Ogier perdeu o segundo lugar para o belga na “Power Stage”, por um segundo, e como consequência a vantagem final de Dani Sordo reduziu-se a 5,1”.
Penalizado, por abrir a estrada no primeiro dia, o inglês Elfyn Evans (Toyota Yaris WRC) terminou em quarto, manteve o comando do campeonato, agora com 14 pontos de avanço sobre Sébastien Ogier e 24 sobre Thierry Neuville, mas a introdução do Rali de Monza, que será a derradeira prova da temporada, veio complicar-lhe as contas para a conquista do título.
O finlandês Teemu Suninen (Ford Fiesta WRC), que foi o primeiro comandante, acabou em quinto, à frente do estónio Ott Tanak (Toyota Yaris WRC) que teve como consolação ter sido mais rápido na “Power Stage”, depois de ter perdido tempo irrecuperável no primeiro dia o que o afastou da possibilidade de revalidar o título.
O finlandês Jari Huttunen (Hyundai i20 R5), que terminou em oitavo triunfou entre os RC2, com mais de um minuto de avanço sobre o polaco Kajetan Kajetanowicz (Skoda Fabia R5 Evo), com o sueco Pontus Tidemand (Skoda Fabia R5 Evo) a completar o pódio da categoria.
FICHA DA PROVA
Prova – Rally Sardegna Italia
Data – 8/11 de Outubro
Organizador – Automobile Club Italia
Estrutura – 1 199,15 km divididos por três etapas: Alghero – Alghero (514,33); Alghero – Alghero (499,03 km); Alghero – Alghero (185,79 km)
PC – 16 (6 + 6 + 4)
Extensão das PC – 238,84 km (95,25 km + 101,69 km + 41,90 km)
Percentagem das PC – 19,92 %
Inscritos – 64 (13 RC1, 35 RC2, 3 RC3, 11 RC4, 2 RC5)
Participantes – 63 (12 RC1, 35 RC2, 3 RC3, 11 RC4, 2 RC5)
Classificados – 50 (9 RC1, 28 RC2, 3 RC3, 9 RC4, 1 RC5)
Comandantes sucessivos
Absoluto – Teemu Suninen, da 2.ª à 3.ª PC; Dani Sordo, da 4.ª à 16.ª PC
RC1 – Teemu Suninen, da 2.ª à 3.ª PC; Dani Sordo, da 4.ª à 16.ª PC
RC2 – Oliver Solberg, da 1.ª à 8.ª PC; Jari Huttunen, na 9.ª e 10.ª PC; Oliver Solberg, na 11.ª PC; Jari Huttunen, da 12.ª à 16.ª PC
RC3 – Andrea Coti Zelati, da 1.ª à 16.ª PC
RC4 – Tom Kristensson, da 1.ª à 16.ª PC
RC5 – Gianni Bardini, da 1.ª à 16.ª PC
Vencedores
Absoluto – Dani Sordo/Carlos Del Barrio (Hyundai i20 Coupé WRC)
RC1 – Dani Sordo/Carlos Del Barrio Gilsoul (Hyundai i20 Coupé WRC)
RC2 – Jari Huttunen/Mikko Lukka (Hyundai i20 R5)
RC3 – Andrea Coti Zelati/Fabrizio Musu (Citroen DS3)
RC4 – Tom Kristensson/Joakim Sjoberg (Ford Fiesta Rally4)
RC5 – Gianni Bardini/Luca Pascale (Renault Clio RS)
Classificação
POS. | EQUIPA | CARRO | TEMPO |
1.º | Dani Sordo/Carlos Del Barrio | Hyundai i20 Coupé WRC | 2.41’37,5″ |
2.º | Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul | Hyundai i20 Coupé WRC | a 5,1″ |
3.º | Sébastien Ogier/Julien Ingrassia | Toyota Yaris WRC | a 6,1″ |
4.º | Elfyn Evans/Scott Martin | Toyota Yaris WRC | a 1’02,3″ |
5.º | Teemu Suninen/Jarmo Lehtinen | Ford Fiesta WRC | a 1’33,9″ |
6.º | Ott Tanak/Martin Jarveoja | Hyundai i20 Coupé WRC | a 2’27,5″ |
7.º | Pierre-Louis Loubet/Vincent Landais | Hyundai i20 Coupé WRC | a 4’43,8″ |
8.º | Jari Huttunen/Mikko Lukka | Hyundai i20 R5 | a 8’41,7″ |
9.º | Kajetan Kajetanowicz/Maciej Szczepaniak | Skoda Fabia R5 Evo | a 10’02,9″ |
10.º | Pontus Tidemand/Patrik Barth | Skoda Fabia R5 Evo | a 10’20,9″ |
Os mais rápidos
1.º | 2.º | 3.º | 4.º | 5.º | 6.º | |
Sébastien Ogier | 6 | 1 | 3 | 4 | 0 | 0 |
Dani Sordo | 5 | 3 | 4 | 3 | 1 | 0 |
Thierry Neuville | 2 | 7 | 3 | 2 | 1 | 0 |
Elfyn Evans | 1 | 2 | 2 | 4 | 2 | 2 |
Ott Tanak | 1 | 1 | 2 | 2 | 4 | 2 |
Teemu Suninen | 1 | 1 | 1 | 1 | 5 | 6 |
Esapekka Lappi | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 |
Kalle Rovampera | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 2 |
Pierre-Louis Loubet | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 |
Takamoto Katsuta | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 |
Nicolas Ciamin | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 |
Gus Greensmith | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 4 |
Próxima prova – Renties Ypres Rally Belgium, de 19 a 22 de Novembro
Classificações dos “Mundiais”
PILOTOS – 1.º, Elfyn Evans, 111 pontos; 2.º, Sébastien Ogier, 97; 3.º, Thierry Neuville, 87; 4.º, Ott Tanak, 83; 5.º, Kalle Rovampera, 70; 6.º, Teemu Suninen, 44; 6.º, Esapekka Lappi, 38; 8.º, Dani Sordo, 26; 9.º, Craig Breen, 25; 10.º, Sébastien Loeb, 24; 11.º, Gus Greensmith, 16; 12.º, Pontus Tidemand, 13; 13.º, Takamoto Katsuta, 8; 13.º, Kajetan Kajetanowicz, 8; 15.º, Nikolay Gryazin, 6; 15.º, Pierre-Louis Loubet, 15; 17.º, Marco Bulacia Wilkinson, 5; 18.º, Jari Huttunen, 5; 19.º, Eric Camilli, 2; 19.º, Oliver Solberg, 2; 19.º, Adrien Fourmaux, 2; 19.º, Mads Ostberg, 2; 23.º, Ole Christian Veiby, 1
CONSTRUTORES – 1.º, Hyundai Shell Mobis World Rally Team, 208 pontos; 2.º, Toyota Gazoo Racing World Rally Team, 201; 3.º, M-Sport Ford World Rally Team, 117; 4.º, Hyundai 2C Competition, 8.