Dakar das Arábias para ver no Eurosport

Onze portugueses para acompanhar no Eurosport de 5 a 17 de Janeiro. Programa de apresentação de prova e pódio de partida vai para o ar este sábado, dia 4 de Janeiro, às 21h00 no Eurosport 1.

(auto.look2010@gmail.com)

O Rali Dakar 2020 está de regresso nos primeiros dias de Janeiro e com muitas novidades. Depois de ter passado por África, Europa e América do Sul ao longo dos seus mais de 40 anos de história, o maior rali do mundo de todo-o-terreno muda de palco para as areias da Arábia Saudita.

A 42.ª edição da prova francesa Amaury Sport Organisation (ASO) arranca no dia 5 de Janeiro na cidade de Jidá e conta com um total de 12 etapas e apenas um dia de descanso pelo meio. Os pilotos terão pela frente 7.856 km de prova, dos quais 5.000 serão cronometrados, com 70% de percurso em terreno desértico, até à meta final situada em Al-Qiddiyah, um mega projecto turístico na região de Riade.

Contam-se mais de 500 participantes nesta edição do Dakar em motos, automóveis, quads camiões e SSV’s entre os quais estão 11 portugueses. Paulo Gonçalves (Hero) é a principal estrela do contingente luso. O piloto de Esposende, segundo classificado em 2015, faz equipa com o cunhado Joaquim Rodrigues Jr., enquanto Mário Patrão mantém-se na KTM tal como o luso-germânico Sebastian Bühler. Já o luso-espanhol Fausto Mota compete pela Husqvarna, enquanto António Maio estará com a sua Yamaha.

Nos automóveis, destaque para a presença dos irmãos Porém, Ricardo e Manuel, com um Borgward oficial. Já Paulo Fiúza será o navegador de Stéphane Peterhansel, um dos candidatos à vitória, num Mini. Pedro Bianchi Prata alinha como navegador do piloto de ralis Conrad Rautenbach (PH Sport) na categoria SSV, enquanto José Martins alinha com um DAF nos camiões.

No entanto, a maior novidade na lista de inscritos é a de Fernando Alonso, bicampeão mundial de Fórmula 1. O espanhol é um dos mais talentosos pilotos de todos os tempos e vai estrear-se no rally raid mais duro do mundo ao volante de um Toyota.

O Eurosport emite um magazine diário de 30 minutos de duração com os melhores momentos do rali. O resumo da jornada, com várias entrevistas, vai para o ar todos os dias por volta das 22h00. Não perca o essencial do Dakar 2020, de 5 a 17 de Janeiro, no Eurosport.

Partilhe

0 0 vote
Article Rating
Inscrever
Notificação
guest
0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x