CUPRA luta pela vitória de ETCR em Copenhaga

A terceira etapa da temporada PURE ETCR tem lugar na cidade dinamarquesa de Copenhaga, que acolhe a primeira corrida da especialidade num circuito de estrada. A CUPRA ganhou as duas primeiras corridas até agora, em Vallelunga (Itália) e MotorLand-Aragon (Espanha).

(auto.look2010@gmail.com)

A época inaugural do PURE ETCR chega a meio caminho em Copenhaga (Dinamarca), onde terá lugar a primeira corrida de estrada na história do campeonato 100% eléctrico. A CUPRA enfrenta este grande desafio com optimismo e o único objectivo de prolongar a sua série de vitórias, depois de terminar no topo do pódio tanto em Vallelunga (Itália) como em MotorLand-Aragon (Espanha).

Mattias Ekström, coroado “King of the Weekend” em Aragão, defende a liderança na classificação dos pilotos do PURE ETCR com 146 pontos. O piloto sueco, que fez parte do desenvolvimento da CUPRA e-Racer, tem uma vantagem de 22 pontos sobre o francês Jean-Karl Vernay, com quem se debateu até à vitória na Super Final da última ronda da época.

Jordi Gené, também piloto da CUPRA X Zengő Motorsport, segue de perto Mattias, apenas com 37 pontos atrás, de modo que o veterano espanhol está a provar que este é bom começo do campeonato.

«O campeonato é muito emocionante! Sabíamos que ia ser muito difícil, mas não esperávamos chegar a meio da temporada com esta insegurança. Eu sei que estou na liderança, que é o lugar perfeito, mas ainda há muito em jogo. Em Copenhaga vamos dar tudo de novo para estar no topo e vamos tentar ganhar o título», diz o líder da classificação do PURE ETCR Mattias Ekström.

O seu colega de equipa, Mikel Azcona, não conseguiu terminar no pódio na sua corrida de casa em Aragão, após um incidente na Super Final com Augusto Farfus, numa ação em que o brasileiro bateu em Mikel com força excessiva, provocando a sua retirada.

O piloto de Navarra tinha vencido cada uma das batalhas anteriores e tinha também ficado em primeiro lugar na qualificação de domingo. Era sem dúvida o piloto a vencer, e a vitória final ia ser entre ele e Mattias.

Agora, depois do que aconteceu em Espanha, Mikel está em quinto lugar na classificação geral, 42 pontos atrás do líder, uma distância que tentará colmatar na Dinamarca. No campeonato das equipas, a CUPRA X Zengő Motorsport é a líder com 41 pontos de vantagem sobre a segunda posição da equipa.

O circuito de Copenhaga está localizado no Parque Bellahøj, a cinco quilómetros a noroeste do centro da cidade. Os condutores do PURE ETCR, equipas e automóveis ETCR competirão num circuito de estrada – uma pista de 2,4 quilómetros de comprimento – pela primeira vez.

A adaptação rápida à pista será fundamental para levar os veículos de 500kW (680 PS) aos seus limites. Será também uma boa oportunidade para mostrar aos fãs os benefícios da mobilidade com emissões zero e as suas potencialidades, com corridas emocionantes e intensas batalhas porta-a-porta.

UM EVENTO DE GRANDES CONTRASTES

A corrida de Copenhaga faz parte do programa do Grande Prémio Histórico de Copenhaga, um evento anual que combina eventos e exposições de automóveis históricos com os campeonatos mais modernos.

Este ano, mais do que nunca, será um enorme contraste para os fãs verem automóveis que lutaram por vitórias há meio século atrás na mesma pista, serem sucedidos pelos veículos eléctricos futuristas do PURE ETCR. O CUPRA e-Racer não será o único CUPRA a competir na pista dinamarquesa, uma vez que o CUPRA Leon Competición participa no campeonato do TCR Dinamarca com equipas privadas.

A CUPRA é uma marca desafiante e longe da marca convencional, baseada no estilo apelativo e no desempenho contemporâneo, que inspira o mundo de Barcelona com veículos e experiências de última geração. Lançada em 2018 como uma marca independente, a CUPRA tem a sua própria sede corporativa e uma oficina de automóveis de competição nas instalações da Martorell (Barcelona), além de ter uma rede de pontos de venda especializados em todo o mundo.

Em 2020, a marca manteve a sua tendência positiva com um crescimento de 11% e 27.400 veículos vendidos, graças ao bom desempenho do CUPRA Ateca e do CUPRA Leon e à entrada no mercado do CUPRA Formentor, o primeiro modelo especificamente desenhado e desenvolvido para a marca.

Em 2021, a CUPRA quer demonstrar que a eletrificação e o desportivismo são uma combinação perfeita com o lançamento das versões híbridas plug-in do CUPRA Formentor e o seu primeiro modelo 100% eléctrico, o CUPRA Born. O CUPRA Tavascan será o segundo modelo totalmente eléctrico da marca e chegará ao mercado em 2024.

Este ano, a CUPRA participará na competição off-road do SUV’s Electric Extreme E. Além disso, é o parceiro exclusivo de automóvel e mobilidade do FC Barcelona e o patrocinador premium do World Padel Tour. A Tribo CUPRA é composta por uma equipa de embaixadores que partilham os valores da marca, como o guarda-redes alemão Marc ter Stegen, a estrela em ascensão do futebol Ansu Fati, o ator de Hollywood Daniel Brühl, o piloto sueco Mattias Ekstrom e quatro dos melhores jogadores de padel do mundo, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *