Cupra Leon: viatura de competição impressa em 3D

 O desenvolvimento do novo Leon Competição passa pela impressão 3D. O espelho retrovisor, as entradas de ar e as de refrigeração foram produzidos com a mais moderna tecnologia HP Multi Jet Fusion. Maior rapidez e eficiência nos testes são os principais benefícios deste sistema. O Cupra Leon Competição será apresentado no próximo dia 20 de Fevereiro na inauguração da Cupra Garage.

(auto.look2010@gmail.com)

À primeira vista parece um espelho retrovisor normal, mas não é. É uma peça impressa em 3D, um sistema que a Cupra começou a implementar no desenvolvimento do novo Leon Competição em colaboração com a HP. Maior agilidade, eficiência e flexibilidade são as vantagens de um sistema que veio revolucionar o desenvolvimento dos automóveis. Estes são os seus pontos-chave.

«Para o novo Cupra Leon Competição, modelámos o módulo do controlo central do volante, a saída de ar do capot, o espelho retrovisor e as entradas de refrigeração para os travões e água», afirma Xavi Serra, responsável de desenvolvimento técnico da Cupra Racing. Estas peças foram produzidas com a tecnologia de impressão 3D HP Jet Fusion 5200 e fizeram parte dos exigentes testes de desenvolvimento do novo modelo de competição.

VANTAGENS DE MAIOR EFICIÊNCIA E AGILIDADE

«O principal objectivo é ter muitas peças num curto espaço de tempo. Podemos testar uma grande variedade de desenhos em pouco tempo. Além disso, como o desenvolvimento do automóvel é feito agora em paralelo, esta tecnologia permite-nos reagir rapidamente a quaisquer alterações que ocorram no processo de design», acrescenta Xavi Serra.

«O trabalho com a Cupra demonstra o poder da impressão 3D e da indústria digital, uma vez que está a mudar a maneira como o mundo projecta e fabrica», afirma, por seu turno, Virginia Palacios, directora de desenvolvimento de sistemas de negociação de impressão 3D na HP.

PEÇAS 3D AO VENTO…

Nas competições TCR, o espelho retrovisor é uma peça que, de acordo com as regras, deve ter a mesma forma que o veículo de série. Mas os engenheiros da Cupra deram um passo mais à frente: «Pretendíamos juntar uma funcionalidade adicional, que era o arrefecimento do piloto. E, portanto, tivemos que projectar uma entrada de ar na zona de pressão máxima para obter este arrefecimento», indica Xavi Serra.

«O local onde esses materiais são testados é o túnel de vento, onde as peças impressas em 3D são testadas da mesma maneira que as restantes. Nestas instalações, quanto mais variedade de peças pudermos experimentar, melhor. Permitindo-nos avançar muito mais rápido», sublinhou o responsável.

… E TESTADO NA PISTA

Sendo um automóvel de competição, a fase final do desenvolvimento só pode ser realizada num local: nos circuitos. Especificamente, o Leon Competição, com as suas peças impressas em 3D, foi levado ao limite na pista algarvia de Portimão: «Os resultados foram muito bons e alguns até surpreendentes, porque queríamos levar o material até ao limite. Esta tecnologia é e continuará a ser a chave em variados campos para fazer reais as ideias mais complexas, conclui o engenheiro da Cupra, Xavi Serra.

«A impressão 3D será um ponto de viragem na indústria automóvel, pois permite acelerar prazos e a tecnologia 3D da HP ajuda os designers a criar peças que não poderiam ser produzidas com outras tecnologias», afirma Virginia Palacios.

O novo Cupra Leon Competição já enfrenta a recta final em direcção à grelha de partida. Será apresentado a 20 de Fevereiro na inauguração da Cupra Garage. Com ele, a Cupra conseguiu, mais uma vez, inovar no mundo da competição, já que é o primeiro automóvel de corrida que pode ser reservado com antecedência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: