Cristian Stroczynski confirma superioridade
O brasileiro venceu a 32.ª Baja TT Capital dos Vinhos de Portugal, que se disputou em Reguengos de Monsaraz, batendo o português Alejandro Martins por apenas 10 segundos.
PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (auto.look2010@gmail.pt) – Fotos: JORGE CUNHA/AIFA E OFICIAIS
Cristian Stroczynski (Toyota Hilux Overdrive) acabou por garantir a vitória na Baja TT Capital do Vinhos de Portugal, na derradeira fase da prova, depois de ver Miguel Barbosa (Toyota Hilux) terminar a primeira passagem pelo SS (62,76 km) do dia no comando da prova.
A meio da segunda passagem era Alejandro Martins (Mini Cooper John Works) a comandar, com 29 segundos de avanço sobre o brasileiro, que acabaria por triunfar com 10 segundos de vantagem sobre o piloto do Mini, que foi o mais pontuado em termos de Campeonato de Portugal da especialidade.
«A corrida foi espectacular, mas foi muito difícil para mim, porque não estou habituado a terrenos com tanta pedra. A região é muito bonita e foi sensacional. Para mim, foi um sonho realizado andar aqui em Portugal e, quem sabe se para o ano que vem, possa estar cá mais vezes», disse o vencedor.
Já Alejandro Martins, primeiro entre os pilotos do campeonato português, considerou que a prova deixou «um sabor agridoce». «Depois de ter ganho a corrida para o Campeonato de Portugal, acabei por perder para o Cristian por 10 segundos. Foi uma corrida bastante competitiva do princípio ao fim. Todas as etapas eram novas e foi uma corrida inovadora e interessante. Aliás, há muito tempo que não via uma prova assim. Penso que foi bom para todos e estou muito satisfeito por ter participado», frisou.
Outro brasileiro, Marcos Stroczynski (Toyota Hilux Overdrive), completou o pódio à frente de Miguel Barbosa (Toyota Hilux), que ascendeu ao comando do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, com sete pontos de avanço sobre João Ramos (Toyota Hilux), que ficou no lugar seguinte, com a particularidade dos dois principais candidatos ao título terem capotado, perdido algum tempo, mas conseguiram manter-se em prova.
Com estes resultados, Miguel Barbosa assumiu a liderança do campeonato: «Foi uma prova bastante dura e com troços curtos. Todos pensávamos que iria ser uma competição relativamente fácil pela extensão dos troços, mas não foi isso que aconteceu. Este não é o resultado que gostaríamos para esta prova, mas é o resultado possível. Estamos na liderança do campeonato e, como é óbvio, estou bastante satisfeito por isso», concluiu.
Pedro Dias da Silva e José Janela, em Ford EXR05, alcançaram um excelente quarto lugar em termos de CPTT, sexto à geral, depois de um fim-de-semana isento de problemas. A equipa que exibe as cores da PRK Sport Rally Team imprimiu um ritmo forte desde o primeiro quilómetro. Ciente da forte concorrência presente em Reguengos de Monsaraz, o piloto nabantino soube gerir o esforço, evitando as muitas armadilhas dos quatro sectores desta baja alentejana e colheu frutos desta sua estratégia.
Edgar Condenso e Nuno Silva, do Team Consilcar, conduziu a Ford Ranger ao 6.º posto entre os concorrentes do campeonato português, num balanço bastante positivo e logo numa prova tem troços muito rápidos, o que acaba por exigir mais da mecânica.
Já Nuno Matos, com Joel Lutas, depois do tempo perdido na véspera, recuperou o lhes foi possível e, cumpridos os dois Sectores Selectivos, assinaram o 9.º lugar entre os concorrentes do Campeonato de Portugal. Pior sorte teve Hélder Oliveira (Ford Ranger) que, para além de um furo, sofreu com um macaco avariado, baixando a um inglório 13.º lugar.
Alexandre Ré (Can Am Maverick X3) dominou entre os T3, o mesmo sucedendo com Michael Braun (Porsche Cayane Proto) entre os T8, enquanto Georgino Pedroso (Isuzu D-Max) triunfou entre os T2.
FICHA DA PROVA
Prova – Baja TT Capital dos Vinhos de Portugal
Data – 25/27 de Setembro
Organizador – Sociedade Artística Reguenguense
Estrutura – 404,34 km divididos por duas etapas: Reguengos de Monsaraz – Reguengos de Monsaraz (239,02 km); Reguengos de Monsaraz – Reguengos de Monsaraz (165,32 km)
SS – 4 (2 + 2)
Extensão dos SS – 291.74 km (166,22 km + 125,52 km)
Percentagem dos SS – 72,15 %
Inscritos – 45 (24 T1, 3 T2, 4 T3, 14 T8)
Participantes – 44 (24 T1, 3 T2, 4 T3, 13 T8)
Classificados – 32 (18 T1, 2 T2, 3 T3, 9 T8)
Comandantes sucessivos
Absoluto – Miguel Barbosa, em CP1/SS1 (44,11 km); Alejandro Martins, em SS1 (83,11 km); Cristian Stroczynski, de CP1/SS2 (127,22 km) a CP1/SS3 (200,75 km); Miguel Barbosa, em SS3 (228,98 km); Alejandro Martins, em CP1/SS4 (263,51 km); Cristian Stroczynski, em SS4 (291,74 km)
T1 – Miguel Barbosa, em CP1/SS1 (44,11 km); Alejandro Martins, em SS1 (83,11 km); Cristian Stroczynski, de CP1/SS2 (127,22 km) a CP1/SS3 (200,75 km); Miguel Barbosa, em SS3 (228,98 km); Alejandro Martins, em CP1/SS4 (263,51 km); Cristian Stroczynski, em SS4 (291,74 km)
T2 – Georgino Pedroso, em CP1SS1 (44,11 km km); João Ferreira, DE SS1 (83,11 km) a SS2 (166,22 km); Georgino Pedroso, de CP1/SS3 (200,75 km) a SS4 (291,74 km)
T3 – Alexandre Ré, em CP1/SS1 (44,11 km); Gaulter Barros, em SS1 (83,11 km); Alexandre Ré, de CP1/SS2 (127,22 km) a SS4 (291.74 km)
T8 – Michael Braun, de CP1/SS1 (44,11 km) a SS4 (291,74 km)
VENCEDORES
Absoluto – Cristian Stroczynski/Alberto Andreotti (Toyota Hilux Overdrive
T1 – Cristian Stroczynski/Alberto Andreotti (Toyota Hilux Overdrive)
T2 – Georgino Pedroso/Carlos Silva (Isuzu D-Max)
T3 – Alexandre Ré/Pedro Ré (Can Am Maverick X3)
T8 – Michael Braun/Ivo Santos (Porsche Cayene Proto)
CLASSIFICAÇÃO
POS. | EQUIPA | CARRO | TEMPO |
1.º | Cristian Stroczynski/Alberto Andreotti | Toyota Hilux Overdrive | 3.26’47” |
2.º | Alejandro Martins/José Marques | Mini John Cooper Works | a 10″ |
3.º | Marcos Stroczynski/Kleber Cincea | Toyota Hilux Overdrive | a 3’47” |
4.º | Miguel Barbosa/Pedro Velosa | Toyota Hilux | a 6’13” |
5.º | João Ramos/Vitor Jesus | Toyota Hilux | a 7’44” |
6.º | Pedro Dias da Silva/José Janela | Ford EXR05 Proto | a 9’25” |
7.º | Alexandre Franco/Rui Franco | BMW Evo X1 | a 12’26” |
8.º | Edgar Condenso/Nuno Silva | Ford EXR05 Proto | a 15’25” |
9.º | Manuel Correia/Miguel Ramalho | Mitsubishi HRX Ford | a 15’48” |
10.º | Alexandre Ré/Pedro Ré | Can Am Maverick X3 | a 16’48” |
Classificação do Campeonato – 1.º Miguel Barbosa, 71 pontos; 2.º João Ramos, 64; 3.º Tiago Reis, 58; 4.º Alejandro Martins, 46; 5.º Alexandre Ré, 38; 6.º Nuno Matos, 36; 7.º Manuel Correia, 29; 8.º Pedro Dias da Silva, 24; 9.º Paulo Rui Ferreira, 21; 10.º André Amaral, 20.
Próxima prova – Baja Portalegre 500, de 5 a 7 de Novembro, organizada pelo Automóvel Club de Portugal.