Crealis da Iveco reforça frota da Limoges Métropole

A Comunidade Urbana de Limoges Métropole acaba de introduzir três Crealis In-Motion-Charging, de 18 metros, na linha mais movimentada da sua rede de transportes. Estas unidades juntam-se, assim, à actual frota de 27 autocarros Cristalis, contribuindo para o desenvolvimento de um sistema de transporte urbano limpo e silencioso.

(auto.look2010@gmail.com)

Na presença de GillesBégout, vice-presidente e responsável pelos transportes da Comunidade Urbana de Limoges Métropole, e de Stéphane Espinasse, Brand Leaderda Iveco Bus, a cidade francesa colocou, oficialmente, em circulação três novos Crealis In-Motion-Charging na sua linha mais movimentada.

A introdução do modelo Crealis In-Motion-Charging na Linha 4, que atravessa todo o centro urbano, confirma o compromisso da Limoges Métropole para com a transição energética, traduzido por um importante investimento numa nova geração de veículos eléctricos Iveco Bus.

Projectado e desenvolvido pela Iveco Bus, o Crealis In-Motion-Charging é um veículo eléctrico que recorre à tecnologia de última geração “In-Motion-Charging”, combinando duas linhas aéreas com o armazenamento de energia na forma de baterias. As Autoridades de Transportes podem, assim, projectar linhas de autocarros totalmente eléctricas, sem necessidade de instalar cablagem aérea em determinadas secções das rotas definidas, facilitando a sua implementação e reduzindo a complexidade e os custos, isto enquanto os operadores desfrutam dos benefícios de um veículo eléctrico que pode operar em quaisquer circunstâncias, sem perdas de tempo decorrentes dos carregamentos.

Disponível em variantes de 12 e 18 metros, o Crealis In-Motion-Charging é um modelo particularmente adequado para cidades com topografias desafiantes, oferecendo uma excelente performance em zonas mais íngremes, sem comprometer a autonomia ou conforto climático. Não se registam perdas de tempo decorrentes do carregamento das baterias, processo que ocorre durante a condução em zonas dotadas de cablagem aérea e sempre que se regista uma travagem. Para preservar a qualidade arquitectónica dos centros das vilas e cidades, o Crealis pode operar apenas com recurso a baterias para distâncias entre os 25 e os 40 por cento da linha.

«Congratulamo-nos com a introdução dos nossos primeiros “trolley bus” de nova geração, o Crealis In-Motion-Charging, em Limoges, numa rede que tem um compromisso histórico com esta tecnologia. Este versátil veículo eléctrico demonstra o compromisso da Iveco Bus para com a transição energética e complementa a sua oferta de soluções sustentáveis de mobilidade», referiu Stéphane Espinasse, Brand Leader da Iveco Bus.

Empenhada em garantir performance e rentabilidade aos seus clientes, a Iveco Bus propõe uma gama de modelos que optimiza os custos de investimento ligados às infra-estruturas e aos custos operacionais vinculados a projectos de autocarros de emissões zero. Contando com dois a 10 vezes menos baterias do que os tradicionais autocarros eléctricos, o Crealis In-Motion-Charging não se vê afectado pelos picos de consumo decorrentes dos carregamentos. Para além disso, a ausência de cablagem aérea em locais de custos mais elevados ou arquitectonicamente mais sensíveis também garante uma redução significativa nos custos das infra-estruturas.

Acrescente-se que o Crealis In-Motion-Chargingé um modelo já duplamente premiado por um lado com o “Trophée de l’InnovationduTransportPublic”, na categoria “Move Green Energy-Environment” e ainda com o galardão “Sustainable Bus oftheYear 2019”, na categoria de “Veículos Urbanos”.

Partilhe

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificação