“Contem comigo” para a Guarda 2027

A autarquia, com a colaboração do Clube Escape Livre, realizou hoje uma acção de promoção da Guarda a Capital Europeia da Cultura com a distribuição de um autocolante com a mensagem “Contem Comigo”, da revista Escape Livre Magazine e da agenda da candidatura.

(auto.look2010@gmail.com)

Esta manhã, junto ao semáforo da Avenida Rainha D. Amélia, os automobilistas, que ali passaram, foram convidados a parar para serem abordados pelo presidente da Câmara Municipal da Guarda, Carlos Monteiro, pelo coordenador geral da candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura, Vítor Amaral, e pelo Presidente do Clube Escape Livre, Luís Celínio.

Objectivo: sensibilizá-los para a importância da candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura 2027, para os reflexos que a sua concretização pode ter para a cidade e torná-los parte integrante do projecto, com a oferta de um autocolante, com as palavras “Contem comigo”, para colocar no vidro traseiro da viatura. Na ocasião, também a agenda da candidatura “Guarda a Capital Europeia da Cultura” e a última edição da Revista Escape Livre Magazine foram oferecidas.

De acordo com Carlos Chaves Monteiro, autarca da Guarda, «estamos perante uma candidatura envolvente, que integra todas as partes desde as associações às pessoas, e agregadora, por envolver 17 municípios, que procura potenciar a cultura do território e torná-la um factor de desenvolvimento». «Estamos a distribuir uma Agenda Cultural que reporta aquilo que cada município está a fazer em termos de produção cultural e artística, uma vez que a cultura que existe neste espaço é facto de desenvolvimento do território».

No decorrer da acção, o presidente da Câmara Municipal assumiu, ainda, que a autarquia da cidade mais alta do país está a preparar uma candidatura «ganhadora», acrescentando que estão a ser desenvolvidas actividades que «enriquecem todo o projecto» que constarão do documento final que será apreciado pelo júri, quando a mesma for apresentada, em Novembro de 2021».

«Nós envolvemos novos conhecimentos, novas entidades que nos trazem mais conhecimento, mais cientificidade, para construir de uma forma estruturada e organizada, uma candidatura que nós queremos que seja vencedora», sublinhou Carlos Chaves Monteiro.

Vítor Amaral explicou que «todos os anos a Comissão Europeia escolhe dois países, neste caso Portugal e Letónia, para Capitais da Cultura e as respectivas cidades candidatam-se». «Neste caso, e para além da Guarda, candidataram-se Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Leiria, Oeiras e Viana do Castelo que têm de, até Novembro, apresentar o dossier de candidatura. De seguida, um júri internacional fará a sua escolha com a decisão a ser anunciada no início de 2023».

Para Luís Celínio a acção de hoje justifica-se porque «no âmbito de uma associação como o Escape Livre, onde o automóvel é utilizado para promover um território, os automobilistas devem ser chamados a dar o seu apoio a uma iniciativa como a da candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura».

Relativamente à actividade do Clube Escape Livre, face à pandemia, o Luís Celínio anunciou que «enquanto não podemos voltar às actividades quer de todo terreno, quer desportivas, estamos a preparar novos desafios». «E um deles, a apresentar em breve, trata-se das Rotas de Portugal, onde o Clube Escape Livre vai mostrar o menos conhecido e o mais importante de grandes estradas nacionais, marcantes para a Guarda e região, começando pela EN18».

O presidente do Clube Escape Livre, Luís Celínio, explicou que a acção de promoção hoje no período da manhã, desenvolvida entre as 11h30 e cerca das 13h00, teve como objectivo «passar uma mensagem forte» junto dos automobilistas, para apoiarem a candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura. O responsável referiu que a mensagem passou através de «um autocolante colado no óculo traseiro dos carros a dizer “Contem Comigo” e através da Revista Escape Livre Magazine e da Agenda Cultura da Guarda 2027».

«Com isso, tencionamos alertar, sensibilizar, para esta candidatura que, independentemente do seu resultado, nós, Clube Escape Livre, entendemos que já é uma vitória, porque conseguimos sensibilizar, conseguimos motivar e, sobretudo, ganhar auto-estima para a nossa região», declarou.

No decorrer da acção, algumas centenas de condutores receberam a oferta com entusiasmo e o seu veículo automóvel passa agora a mensagem “Contem Comigo!”.

A candidatura tem como director executivo o arquitecto Pedro Gadanho, ex-director do Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia (MAAT), em Lisboa, e ex-curador do departamento de arquitectura e “design” do Museum of Modern Art (MoMA), em Nova Iorque. O Conselho Estratégico é liderado pelo professor na Universidade da Beira Interior Urbano Sidoncha e a Comissão de Honra pela antiga ministra Teresa Gouveia. O Conselho Geral é presidido pelo presidente do município da Guarda, Carlos Chaves Monteiro, e integra os presidentes das 17 autarquias que estão envolvidas no projecto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *