Constálica Rallye Vouzela prenuncia diversão

Rui Madeira vai marcar presença na prova do Gondomar Automóvel Sport ao volante do Mitsubishi Lancer III, com o qual venceu a Taça FIA de Grupo N, em 1995, com Nuno Rodrigues da Silva. No “Centro” de Ralis, Armando Carvalho (Mitsubishi Lancer Evo V é o alvo a bater, numa prova com forte contingente de viaturas de Classe X5, entre outros argumentos de peso…

(auto.look2010@gmail.com)

Com os seis primeiros do Campeonato Centro de Ralis presentes na região de Lafões, a prova do Gondomar Automóvel Sport promete ser animada, com Armando Carvalho e Ana Santos, em Mitsubishi Lancer V, vencedores no Rali de Castelo Branco e Rali Rota da Bairrada, partem como favoritos em termos de campeonato e pode, em caso de vitória, dar um importante passo rumo ao título.

Refira-se que a dupla de Vila Nova de Poiares somou a totalidade dos pontos em discussão nas duas provas anteriores, embora na prova de abertura, o Rali Rota da Bairrada desenhado pelo Clube Automóvel do Centro tenha ficado atrás de André Cabeças (Citroën DS3 R5), mas este não pontuou para o campeonato e pontuar somente na classe X5.

Destaque para o regresso à competição de Rui Madeira (Mitsubishi Lancer III), o vencedor da Taça FIA de Grupo N, em 1995, então ao lado de Nuno Rodrigues da Silva e que não deixará de acusar falta de ritmo, mas o piloto não esconde a intenção de «andar rápido, para dar espectáculo, numa prova que, pelo que sabemos, tem excelentes especiais e que tem vindo a ganhar prestigio».

De referir, também, o rol de inscritos com viaturas da classe X5, embora mereçam natural destaque as três primeiras duplas que lideram o “Centro de Ralis”.

Neste patamar, perfila-se, como já foi acima descrito, a formação líder formada por Armando Carvalho e Ana Santos (Mitsubishi Lancer Evo V), que também comandam as classificações dos Desafios Kumho Centro e Kumho Asfalto, Rui Santos Silva e João Sebastião (Subaru Impreza STi N15) e José Gomes e Pedro Va (Peugeot 208 VTI).

A acelerar praticamente em casa está, igualmente, Rodrigo Correia (Kia Picanto GT Cup), piloto mais jovem de ralis em Portugal com os seus 16 anos de idade, assim como Luís Mota e Alexandre Ramos (Mitsubishi Lancer Evo VI), formação que venceu os Clássicos em Vagos, no Rali da Bairrada.

Os actuais campeões do Campeonato Centro de Ralis de 2019 também têm presença confirmada. Trata-se do piloto do Fundão, Fernando Teotónio, e o navegador Luís Morgadinho (Mitsubishi Lancer Evo IX), os quais exibem ainda o selo de vencedores do Desafio Kumho Centro.

Uma palavra para David Santiago que, navegado por Tiago Neves, está inscrito com um Peugeot 206 e onde vai procurar ganhar o seu espaço e, naturalmente, lutar pelo melhor lugar na classificação.

Em termos absolutos, a vitória, mesmo sem contar para nada, em função da regulamentação vigente, deverá ser discutida entre Carlos Matos (Peugeot 208 T16 R5), Alfredo Barros (Citroën C3 R5), André Cabeças e Luís Rocha (ambos em Ford Fiesta R5 MKII), que dispõem de “argumentos” mais poderosos do que aqueles que são utilizados pelos envolvidos no campeonato.

 

A estes pilotos juntam-se João Marcelino (Renault Clio R3), Luís Martins (Peugeot 208 R2), José Loureiro (Skoda Fabia R2 e José Gomes (Ford Fiesta R2), os quais estiveram esta sexta-feira envolvidos numa sessão de testes.

A sétima edição do Constálica Rallye Vouzela é restringida a um só dia, na estrada domingo (27 de Setembro), mas com a mesma dose de espectacularidade a desenvolver pela tripla passagem pelas especiais da Senhora do Castelo/Constálica (10h38, 12h04 e 14h58) e Penoita/SIN Profile (11h06, 12h32 e 15h15), todos em piso de asfalto.

A estrada

A prova, que decorre no domingo, entre as 10h00 e as 16h00, decidir-se-á numa tripla passagens por duas especiais: Senhora do Castelo/Constálica (6,05 km – 10h38, 12h04 e 14h58) e Penoita/SIN Profile (13,50 km – 11h06, 12h32 e 15h15), com o Parque de Assistência a ter lugar entre a segunda e a terceira passagem.

CLASSIFICAÇÕES DO CAMPEONATO CENTRO DE RALIS

PILOTOS – 1.º Armando Carvalho, 59,98 pontos; 2.º, Rui Silva Santos, 37; 3.º, José Manuel Gomes, 28; 4.º, Daniel Ferreira, 20; Fábio Ferreira Santos, 20; 6.º, Ricardo Coelho, 18; 7.º, Paulo Barata, 17; 8.º, Pedro Silva, 16; 9.º, Isaac Portela, 10; 10.º, Filipe Abrantes, 9. Estão classificados mais 12 pilotos

NAVEGADORES – 1.º Ana Santos, 59,98 pontos; 2.º, João Sebastião, 37; 3.º, Ricardo Sismeiro, 26; 4.º, Pedro Santana e Nuno Rodrigues da Silva, 22; 6.º, Rodrigo Pinheiro, 20; 7.º, Joaquim Oliveira, 17; 8.º, Tiago Amado, 14; 9.º, Marco Vilas Boas, 11; 10.º, Bruno Pereira, 8. Estão classificados mais quatro navegadores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: