Condicionamento de trânsito no IP 3

No âmbito da empreitada de Reabilitação do IP3 – Nó de Penacova (km 59) e Ponte da Foz do Dão (km 75,16) e para a realização dos trabalhos previstos na mesma, haverá necessidade de se proceder a nova alteração na circulação actualmente existente.

(auto.look2010@gmail.com)

Entre os dias 18 e 23 de Maio vai ser necessário desviar o trânsito do sentido Coimbra–Viseu, desde o Nó de Porto da Raiva, km 67,8 (saída do IC6), para o IC6 até à saída para a localidade de Silveirinho, em direcção a Mortágua pela EN234, passando sobre a barragem da Aguieira, retomando o IP3 no Nó Sul para Mortágua (desvio assinalado a verde no mapa). A circulação, no sentido Viseu-Coimbra, manter-se-á no IP3.

Em comunicado, Infraestruturas de Portugal informa que «estão implementados os Planos de Contingência de mitigação da situação epidemiológica provocada pela Covid-19, definidos pela IP e pela empresa que está a executar os trabalhos, solicitando», como também solicita «a melhor compreensão pelos incómodos e inconvenientes que esta situação provoca, na certeza de estarmos a contribuir para a melhoria das condições de segurança da infraestrutura e fundamentalmente dos seus utilizadores».

Para melhorar as condições de mobilidade e segurança no IP3 entre Penacova e o Nó do Lagoa Azul, junto à ponte da Foz do Dão, a empreitada de requalificação daquele troço, com cerca de 16 quilómetros, teve início no passado mês de Maio e tem um prazo de execução de 330 dias. Esta obra representa um investimento no valor de 11,8 milhões de euros no reforço das condições de circulação, mobilidade e segurança de uma das principais vias de ligação do interior do país.

No âmbito da empreitada esta a ser realizada a requalificação integral do troço do IP3 entre a proximidade do Nó de Penacova (km 59) e o Nó do Lagoa Azul, (km 75,160), envolvendo a realização dos seguintes trabalhos:

– Construção de dois novos Nós de ligação (Nó de Oliveira do Mondego e Nó de Cunhedo), eliminando as actuais intercepções de nível existentes com viragens à esquerda;

– Requalificação do caminho existente sob a Ponte do Mondego para permitir a articulação dos movimentos de tráfego do Nó de Oliveira do Mondego;

– Colocação de separador central;

– Introdução de vias de aceleração e abrandamento, com 3,50m de largura;

– Reabilitação estrutural do pavimento;

– Reforço das condições de estabilidade de taludes com a colocação de estruturas de suporte em betão, pregagens e redes de contenção;

– Colocação de novas vedações;

– Reabilitação dos sistemas de drenagem;

– Substituição e readequação da sinalização vertical e horizontal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: