Concept Toyota GR SUPRA GT4 exibe-se em Genebra

Em estreia mundial, o novo Concept desportivo da Toyota GR Supra GT4 revela-se no Salão Automóvel de Genebra de 2019, desenhado e desenvolvido tecnicamente para respeitar os regulamentos de competição GT4.

(auto.look2010@gmail.com)

A Toyota apresenta, em estreia mundial, o novo Concept GR Supra GT4 no Salão Automóvel de Genebra de 2019, no dia 5 de Março. Trata-se de um estudo de design e engenharia que explora a forma como a recém-lançada quinta geração do mítico desportivo Supra pode ser desenvolvida como um carro de corridas na disciplina GT4 internacional, acessível e com custos moderados para pilotos privados e pequenas equipas, dentro da filosofia mundial da Toyota de apoiar o desporto automóvel para as massas.

O Toyota GR Supra tem qualidades essenciais que o tornam uma proposta atraente para as corridas de GT4, com o seu chassis perfeitamente equilibrado, habitáculo de dois lugares, carroçaria altamente rígida e leve, tracção às rodas traseiras e um muito baixo centro de gravidade.

A combinação da reduzida distância entre-eixos com vias largas permite uma proporção ideal de 1,55 (Rácio dourado) para uma excelente estabilidade e agilidade, que são ativos valiosos numa disciplina da competição automóvel onde os regulamentos usam um cálculo de equilíbrio de desempenho (ajustando o peso de acordo com a potência do motor) para garantir corridas permanentemente equilibradas.

Este concept, desenvolvido pela Toyota Gazoo Racing, é instantaneamente reconhecível como um Supra e mantém a forma baixa e musculada do modelo de produção em série, mas com maior comprimento e inferior altura. Um difusor frontal e uma asa traseira especialmente desenhados surgem no Concept GR Supra GT4 para melhorar o fluxo de ar ao redor do chassis, reduzindo o arrasto e optimizando a força descendente.

São ambos construídos em compósitos feitos de fibras naturais, como cânhamo e linho, substituindo a fibra de carbono tradicional, a fim de reduzir o impacto sobre o meio ambiente. As jantes de liga leve originais foram substituídas por jantes de competição OZ 11 x 18 polegadas de cinco furos.

A arquitectura MacPherson da suspensão dianteira e traseira multibraços é mantida, mas com a adição de molas, amortecedores e barras estabilizadoras de competição. A desaceleração de alta potência necessária para as corridas é fornecida pelos travões Brembo de elevado rendimento.

Sob o capot, o GR Supra GT4 Concept mantém o motor a gasolina de 3.0 litros com seis cilindros em linha com turbocompressor de rolagem dupla, acoplado a uma transmissão automática. O desempenho é aumentado com a ajuda de uma ECU e de cablagem de competição. Foram igualmente montados veios de transmissão e diferencial de autoblocante com especificações de competição.

O habitáculo minimalista recebeu barras de protecção de elevada rigidez, contendo ainda extintor de incêndio e banco de competição que cumprem as normas da FIA. O concept encontra-se igualmente equipado com um depósito de combustível específico para o automobilismo e um sistema de reabastecimento rápido.

A categoria GT4 é uma das disciplinas do desporto automóvel que mais cresce no mundo, com competições nacionais e regionais na Europa, América do Norte, Ásia e Oceania. Estabelecida desde 2006 e regulada pela FIA, foi concebida para ser uma disciplina com uma favorável relação custo/benefício para pilotos profissionais e amadores e uma potencial ante-câmara para a categoria GT3.

A Toyota Gazoo Racing vai avaliar o interesse demonstrado pelos potenciais clientes no Supra GT4 Concept antes de decidir sobre o desenvolvimento futuro do veículo.

Partilhe

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificação