Clube Escape Livre reforça aposta em 2020

 O Clube Escape Livre mantém a sua estratégia e volta a dividir atenções em duas linhas de acção: por um lado, reafirma a aposta nos eventos desportivos, nomeadamente nas provas de Slalom, Drift e festival Motorsport, por outro, prossegue com a aposta dos passeios todo terreno na região da Guarda e noutros pontos do país.

(auto.look2010@gmail.com)

O clube da Guarda apresentou ontem o seu calendário para 2020, no Cine Placedo centro comercial La Vie da Guarda. Na presença de algumas entidades e parceiros institucionais e empresariais, o Escape Livre avançou com 14 actividades a desenvolver este ano, das quais sete de todo terreno, quatro de cariz desportivo ou competitivo e duas dedicados aos Clássicos. Para trás ficou já a presença de um restrito grupo do Escape Livre na Arábia Saudita no Dakar, em janeiro, para acompanhar os pilotos portugueses.

Em termos de novidades, o destaque vai para a segunda edição do Guarda Racing Days, no fim-de-semana de 11 e 12 de Julho, que depois do sucesso na estreia, em 2019, volta a ser aposta do Município da Guarda para promover ainda mais espectáculo, dinâmica e atrair mais público à cidade mais alta.

A segunda aposta forte é dirigida aos aficionados por carros clássicos, que terão duas oportunidades de visitar a região. Em Maio, a Beira Interior recebe a segunda edição do ClassicCars Tour, com as vertentes de Regularidade Histórica e passeio turístico, e em Setembro, o Termas Centro ClassicCars é um evento de puro lazer, para descobrir algumas das termas do Centro de Portugal.

O Clube Escape Livre abre o seu calendário, como habitualmente, com a festa de homenagem aos pilotos da Guarda, a decorrer no Teatro Municipal da Guarda, a 8 de Fevereiro. A 22.ª edição da Gala SPAL / A nossa selecção de pilotos apresenta, este ano, um espectáculo de música antiga e clássica.

Em Março, de 13 a 15, o todo terreno faz a sua habitual estreia com o Raid do Bucho e Outros Sabores, o gastronómico passeio que este ano estende o seu percurso entre a Guarda, a serra da Estrela e a Freineda.

Em Abril, o destino de duas dezenas de equipas é para lá do Mediterrâneo, com o 4.º Off Road Bridgestone / First Stop Marrocos. A aventura decorre de 25 de Abril a 3 de Maio. O Prémio Solidário Transportes Bernardo Marques será ainda entregue a uma IPSS, no dia 28, “Dia Mundial do Sorriso”.

Em Maio, serão dois os eventos. No dia 9, o She’s Mercedes Off Road Experience regressa com mais um destino, a região Oeste, para um novo encontro entre as condutoras Mercedes-Benz. De 15 a 17 de Maio, o ClassicCars Tour conta este ano com dois novos municípios aderentes, a Covilhã e o Sabugal, que se juntam ao Fundão, Belmonte, Penamacor, Manteigas e Guarda para um evento com percursos distintos para Regularidade Histórica e passeio turístico.

Em Junho, repete-se o sucesso do encontro da família Dacia, que continua a crescer. De 5 a 7 de Junho, a história, a gastronomia e as paisagens do distrito de Coimbra são o palco da 9.ª Aventura Dacia 4×2.

Julho é um mês de adrenalina e competição. Depois do 7.º aniversário da Cápsula do Tempo Guarda 2050, o Guarda Racing Days promete um enorme espectáculo desportivo na Guarda, a 11 e 12. O fim-de-semana seguinte centra as atenções em Figueira de Castelo Rodrigo, com mais duas provas a contar para o Campeonato de Portugal de Perícias: o XXII Slalom Sprint de Castelo Rodrigo, que inclui a prova nocturna de sprint no Estádio Municipal, e a 2.ª Grande Perícia Automóvel Figueira Castelo Rodrigo, nas ruas de Figueira.

Em Agosto, nos dias 22 e 23, a velocidade e as derrapagens controladas regressam a Pinhel para mais uma prova do Campeonato de Portugal de Drift e a atribuição da Taça Internacional de Drift, com pilotos estrangeiros.

De 18 a 20 de Setembro, as termas do Centro de Portugal proporcionam um fim-de-semana inesquecível e de puro lazer aos apaixonados por carros clássicos, num evento centralizado nas Termas do Cró.

Em Outubro, são dois os eventos. De 2 a 6 de Outubro, repete-se o percurso de maior sucesso de sempre. Dez anos depois da primeira viagem a Santiago de Compostela, e dois anos depois da última incursão, o XVII Off Road Bridgestone / ACP volta a realizar este percurso, a pedido dos sócios do Clube Escape Livre e do ACP. De 23 a 25 de Outubro, o 9.º Mercedes-Benz 4MATIC Experience, exclusivo à marca alemã, privilegia, este ano, as Termas de Monfortinho e Terras de Idanha-a-Nova.

O calendário encerra em Novembro, com o 4.º Raid TT Vinhos da Beira Interior, no ano que Pinhel, anfitrião do evento, é Cidade do Vinho. Um encerramento em grande num evento aberto a todas as marcas e modelos 4×4 e SUV 4×4.

Para Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, «o ano de 2020 pretende seguir a estratégia adoptada nos anos anteriores, nos quais a satisfação dos nossos participantes, o reconhecimento e o sucesso do clube foram os nossos melhores créditos». «Este ano teremos mais um ano de intenso trabalho pela frente. Desejamos continuar a mostrar resultados merecedores desse reconhecimento, e continuar a ser uma bandeira de divulgação da Guarda e das regiões que seleccionamos para os nossos eventos».

Carlos Monteiro, presidente da Câmara Municipal da Guarda, encerrou a conferência de imprensa, onde também marcaram presença Paulo Langrouva, presidente do município de Figueira de Castelo Rodrigo, e Daniela Capelo, vice-presidente do município de Pinhel.

Na apresentaçãoestiveram também o historiador Joel Cleto, responsável do programa “Caminhos da História” no Porto Canal, que volta a ser parceiro do clube, agora na descoberta da história e da presença portuguesa em Marrocos, e o professor Carvalho Rodrigues, que gizou com o Clube Escape Livre o evento “Dar neve a Lisboa”, (a divulgar posteriormente), que se fez acompanhar com o presidente e outros elementos da Armada do Tejo. Estiveram ainda Pedro Tavares e António Fernandes, do Nerga, dada a colaboração entre as duas associações para a realização da Nermotor 2020, em Maio.

ACTIVIDADES DO CLUBE ESCAPE LIVRE PARA 2020

8 DE FEVEREIRO

22.ª GALA SPAL- A NOSSA SELECÇÃO DE PILOTOS

Festa de homenagem aos pilotos do distrito da Guarda que se destacaram nas diversas modalidades do desporto motorizado ao longo do ano anterior, onde também é feito o reconhecimento de algumas personalidades. Em 2020 serão homenageados 38 pilotos de 12 modalidades desportivas. A Gala volta a realizar-se no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda, acompanhada de um espectáculo de música clássica e antiga, aberto à comunidade em geral.

13 A 15 DE MARÇO

11.º RAID DO BUCHO E OUTROS SABORES

O Raid do Bucho e Outros Sabores é habitualmente o primeiro evento TT do calendário anual do Clube Escape Livre, unindo novamente a aventura à gastronomia mais tradicional, nomeadamente o bucho e outros sabores raianos. Neste passeio aberto a todas as viaturas 4×4 e SUV 4×4, mantém a tradição de se realizar no distrito da Guarda, mas sempre com novo percurso. Este ano tem início na Guarda, percorre as paisagens do Mondego, Folgosinho e Gouveia, e termina na Freineda, onde decorre a habitual homenagem ao duque de Wellington e a ordem unida, antes da ida até ao recinto da tradicional Festa do Bucho. Oportunidade de fazer em 4x4eao longo do rio Mondego, um trajecto que em breve integrará os muito aguardados passadiços do Mondego.

28 DE ABRIL

ENTREGA DO PRÉMIO SOLIDÁRIO TBM

No Dia Mundial do Sorriso e pelo 7.º ano, o Clube Escape Livre atribui o prémio solidário no valor de mil euros a uma IPSS do concelho da Guarda. Pelo quarto ano consecutivo, este prémio tem a denominação e o patrocínio da empresa Transportes Bernardo Marques. A acção constitui-se como o primeiro dos dois momentos que marcam o aniversário da Cápsula do Tempo Guarda 2050.

25 DE ABRIL A 3 DE MAIO

4.º OFFROAD BRIDGESTONE/FIRST STOP MARROCOS

A maior e mais exótica expedição do continente africano acontece ao longo de uma semana por fora de estrada e leva cerca de 20 equipas a Marrocos. Aberta a todas as marcas e modelos 4×4, a adrenalina, o exotismo, a cultura e as paisagens de um reino do outro lado do Mediterrâneo estão ao alcance numas mini-férias de aventura.

9 DE MAIO

SHE’S MERCEDES OFF ROAD EXPERIENCE

Em mais um ano, a Mercedes-Benz Portugal desafia o Clube Escape Livre a preparar um fim-de-semana com todo terreno para as condutoras da marca, dando continuidade à estratégia She’s da marca alemã, destinada às senhoras. Este ano, a aventura e o encontro desenrola-se na Região Oeste e contará, como habitualmente, com diversas experiências de condução, visitas e algumas surpresas.

15 A 17 DE MAIO

CLASSIC CARS TOUR

Depois do sucesso da primeira edição, em 2019, as estradas beirãs voltam a receber as cores e a história dos carros clássicos. Em 2020, aderem a este evento dois novos municípios – Covilhã e Sabugal – e a caravana visita assim os municípios do Fundão, Belmonte, Covilhã, Penamacor, Sabugal, Manteigas e Guarda. O evento conta com dois percursos que se tocam, embora com objectivos diferentes: a componente desportiva, através da prova de Regularidade Histórica, e a componente turística, em passeio e com visitas.

5 A 7 DE JUNHO

9.ª AVENTURA DACIA 4X2

A 9.ª Aventura Dacia 4×2 viaja este ano até ao Centro de Portugal, destacando os percursos pelos municípios de Penela, Lousã e Montemor-o-Velho, que irão revelar os seus trilhos todo terreno, paisagens, património e gastronomia. Uma aventura que tem sentido uma crescente adesão do número de proprietários de DaciaDuster 4×2 e 4×4, e SanderoStepway.

1 DE JULHO

7.º ANIVERSÁRIO CÁPSULA DO TEMPO GUARDA 2050

No dia 1 de Julho é assinalado mais um aniversário da Cápsula do Tempo Guarda 2050. O programa integra diversos momentos, desde uma conferência, a plantação de uma árvore na Encosta do Tempo, o lançamento de uma nova chávena de colecção e outras possíveis ações a organizar pelos parceiros do projecto: Clube Escape Livre, Instituto Politécnico da Guarda e Rádio Altitude.

11 E 12 DE JULHO

GUARDA RACINGDAYS

Depois do sucesso de 2019, a Câmara Municipal da Guarda, em colaboração com o Clube Escape Livre, organiza novamente o Guarda RacingDays. Nesta prova são admitidas viaturas ligeiras, divididas por quatro categorias de competição. Pretende-se um grande espectáculo desportivo, bem como a dinamização e a divulgação da cidade, que no ano anterior obteve os melhores elogios.

18 E 19 DE JULHO

XXII SLALOM SPRINT DE CASTELO RODRIGO

O Slalom de Castelo Rodrigo, organizado pelo Clube Escape Livre com a colaboração do Município de Figueira de Castelo Rodrigo, volta a afirmar-se com os melhores pilotos e carros em Figueira, onde se espera também a habitual motivação do público. Pelo segundo ano consecutivo, este fim-de-semana desportivo integra, em dois dias, duas provas do Campeonato de Portugal de Perícias, e ainda um espectáculo nocturno de sprint.

22 E 23 DE AGOSTO

DRIFT DE PINHEL / CAMPEONATO DE PORTUGAL E TAÇA INTERNACIONAL

A cidade de Pinhel recebe a quinta edição do Drift de Pinhel, com os carros mais vistosos e potentes da modalidade. Pinhel integra de novo o Campeonato de Portugal de Drift. Para além disso, portugueses, espanhóis, franceses e suíços vão proporcionar mais um espectáculo de adrenalina, velocidade e manobras ao volante, na disputa da Taça Internacional.

18 A 20 DE SETEMBRO

TERMAS DO CENTRO CLASSICCARS

Passeio puramente turístico para os proprietários de carros clássicos, dando a descobrir as características, o conforto e o acolhimento extraordinário das instâncias termais, bem como património, gastronomia e paisagens. Com base nas termas do Cró, os amantes de clássicos partem também para a descoberta de outras termas da região Centro.

2 A 6 DE OUTUBRO

OFFROAD BRIDGESTONE / ACP – CAMINHOS DE SANTIAGO 2020

A mais emblemática aventura organizada pelo Clube Escape Livre voltou a ser solicitada pelos sócios e repete-se este ano, entre Trancoso e Santiago de Compostela, com um leque de visitas ao património religioso e histórico, grande gastronomia e as melhores paisagens a caminho da vizinha Espanha, percorrendo o Caminho Português de Santiago.

23 A 25 DE OUTUBRO

9.º MERCEDES-BENZ 4MATIC EXPERIENCE

O Mercedes-Benz 4MATIC Experience regressa pelo nono ano consecutivo, destinado aos proprietários de veículos com tecnologia 4MATIC. Depois da Nazaré, a caravana Mercedes-Benz privilegia, em 2020, a região da raia beirã, com centro de operações em Monfortinho. Passeio todo terreno exclusivo aos veículos com tracção 4MATIC da Mercedes-Benz.

20 A 22 DE NOVEMBRO

4.º RAID TT VINHOS BEIRA INTERIOR

Pelo quarto ano, o calendário do clube termina com um passeio todo terreno aberto a todas as marcas e modelos 4×4 e SUV 4×4 que tem como ponto nevrálgico o concelho de Pinhel e como tema central os vinhos e a Feira Beira Interior – Vinhos & Sabores. Um brinde para encerrar o ano no Todo Terreno do Clube Escape Livre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: