Clube Escape Livre na alta roda organizativa

O Clube Escape Livre começou o ano a acompanhar de perto as primeiras etapas do Rali Dakar, considerado o mais duro do mundo. No próximo dia 8 de Fevereiro, o mercúrio dos termómetros atinge temperaturas altas com a 22.ª Gala SPAL – A Nossa Selecção de Pilotos, no Grande Auditório do TMG, mas já estão em marcha as inscrições para três eventos fora de estrada.

(auto.look2010@gmail.com)

O Rali Dakar foi mais uma experiência marcante para os sócios e amigos do Clube Escape Livre que tiveram oportunidade de visitar e conhecer um país totalmente diferente. A Arábia Saudita recebeu, pela primeira vez, a prova da Amaury Sport Organisation (ASO), a mais dura do planeta, e o Escape Livre esteve lá a acompanhar as etapas iniciais da prova, com percursos muito exigentes, contactando com os pilotos no bivouac.

Um evento marcado pela negativa com a morte de Paulo Gonçalves – o Clube Escape Livre lamenta a partida abrupta do piloto de Esposende enquanto disputava a 7.ª etapa da competição –, quando o grupo já se encontrava na Jordânia na realização do seu “Dakar” turístico pela região, numa das mais-valias desta viagem: descobrir a região onde a prova se desenrola. Tudo indica que em Janeiro de 2021 o clube regresse à Arábia Saudita para mais uma aventura no âmbito do Dakar.

Com o regresso a casa e o calendário de actividades a ser conhecido este mês, o Clube Escape Livre já abriu as inscrições para três das aventuras deste ano. O próximo convite do corrente ano do Clube Escape Livre é para um momento de festa. Trata-se da 22.ª Gala SPAL – A Nossa Selecção de Pilotos que decorre no dia 8 de Fevereiro, às 21h30, no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda.

Um motivo de sobra para uma deslocação à cidade mais alta de Portugal e passar uma noite tranquila com dois grandes momentos: o espectáculo de música antiga pelo Quarteto Santa Cruz de Coimbra e a homenagem e entrega de troféus aos pilotos do distrito da Guarda que em 2019 participaram nas provas oficiais. Momento ainda para entregar os Troféu La Vie Piloto do Ano, depois da eleição entre o público presente, e dos troféus Prestígio João Lopes e Manuel Gião. Um o convite para não desperdiçar, mas sim para ir e partilhar.

Um a vez na Guarda, nada melhor que (re)descobrir a feijoca, um produto de execlência que produz-se em planaltos e terras frias, e por lá, temperaturas baixas é coisa que não falta. Juntou-se este elemento à vontade de criar um doce diferente pela Confraria da Feijoca e em 2008 surgiu um pastel diferente.

Numa visita à serra da Estrela, seja Verão ou Inverno, passe por Manteigas e prove o pastel de feijoca na pastelaria Floresta. O segredo está na simplicidade dos ingredientes – uma base massa recheada de ovos, feijoca, e uma calda de açúcar que tem que estar no ponto certo.

11.º RAID DO BUCHO E OUTROS SABORES

Depois segue-se o 11.º Raid do Bucho e Outros Sabores. Se é fã ou se gostaria de conhecer mais a gastronomia beirã e raiana, nada melhor que juntar-se à caravana do Raid do Bucho e Outros Sabores no fim-de-semana de 13 a 15 de Março. Neste passeio, destinado a 4×4 e SUV 4×4, estão garantidas paisagens que não esquecerá, grandes desafios todo terreno, boa disposição entre participantes e, claro, o famoso bucho raiano a degustar no último dia, na Freineda.

4.º OFF ROAD BRIDGESTONE/FIRST STOP MARROCOS

Em Abril, emoções “revolucionárias” a mil com o 4.º Off Road Bridgestone/First Stop Marrocos A maior e mais exótica expedição do continente africano acontece de 25 de Abril a 3 de Maio por fora de estrada e leva 20 equipas, além da organização, a Marrocos. Este Off Road é aberto a todas as marcas e modelos 4×4 e o programa incide em alguns dos pontos mais tradicionais e menos turísticos de Marrocos, sendo o alojamento em unidades de quatro e cinco estrelas. No plano está a visita à Medina de Fez, a travessia do Media Atlas, um piquenique em oásis, as pistas do Erg Chebbi, as gargantas dos rios Dadés e Todra, com os grandes desfiladeiros, a passagem por Ouarzazate e Ait Benhaddou, um jantar com dançarinas e muitas outras experiências. Apenas há duas inscrições disponíveis…

9.ª AVENTURA DACIA 4X2 NO CENTRO DE PORTUGAL

Retemperadas as energias, as peripécias prosseguem com a 9.ª Aventura Dacia 4×2. Trata-se do encontro fora de estrada dos aventureiros Dacia – Duster 4×2, 4×4 e Sandero Stepway – agendado de 5 a 7 de Junho. Um passeio fora de estrada que privilegia o Centro de Portugal, com visitas aos castelos de Penela, Lousã e de Montemor-o-Velho, diversas subidas e descidas pelas serras do centro e paragem em miradouros com paisagens fabulosas. Não vai faltar a melhor gastronomia e os momentos Spa no Duecitânia Hotel. Uma aventura a não perder.

O primeiro evento é já a 8 de Fevereiro, com a 22.ª Gala SPAL – A Nossa Selecção de Pilotos, no Grande Auditório do TMG. A não perder, por isso, a oportunidade de recolher de informação suplementar, bastando para isso contactar o Clube Escape Livre através de e-mail: escapelivre@escapelivre.com ou, como alternativa, o número de telefone 271 205 285 e telemóvel 967 899 449.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: