Citroën DS4: atracção, requinte e… tecnologia

O novo DS 4 é a mais recente proposta da marca francesa no segmento C Premium, destacando-se pelo design carismático, impulsionado pelo “savoir-faire” inigualável e tecnologia avançada.

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

«O DS 4 foi concebido para redefinir as grandes linhas do segmento C-Premium. Destina-se a consumidores atraídos por dois tipos de silhuetas: os novos SUV Coupé aspiracionais e as berlinas compactas tradicionais. Ao longo de cada etapa de desenvolvimento, a ideia de atrair nestes dois segmentos orientou as nossas decisões», foram com estas palavras que Marion David, director de Produto da DS Automobiles deu a conhecer a nova aposta da marca francesa na apresentação digital.

Inspirado no concept DS Aero Sport Lounge, o DS 4 conta com 1,83 metros de largura, 4,40 metros de comprimento e 1,47 metros de altura. A secção frontal é marcada por um visual idêntico aos restantes modelos da gama, embora distinta com algumas novidades. Trata-se da nova assinatura luminosa composta por faróis com sistema DS Matrix LED Vision e as luzes diurnas compostas por duas filas de LED de cada lado.

A inclusão de puxadores embutidos na carroçaria, bem como linhas modernas afiadas que garantem um visual dinâmico, é o que mais sobressai em termos de perfil, enquanto na traseira o novo modelo adquire uma linha de tejadilho ao estilo Coupé. Já os guarda-lamas predominam por um revelo com curvas e arestas, que segue até aos farolins com um efeito escamado progressivo, gravado a laser.

A elegância do DS 4 assume um papel dominante graças ao design específico dos pára-choques, detalhes subtis cromados e um tejadilho em preto contrastante, de forma a conferir-lhe uma presença marcante.

Por seu turno, o DS 4 Cross, joga na percepção visual de um SUV, com um tratamento da parte inferior dos pára-choques, realçada por uma protecção específica e pintura em preto mate. Os rebordos superiores dos vidros laterais em preto brilhante, uma grelha em preto brilhante, as jantes específicas, as barras de tejadilho e o próprio tejadilho na cor da carroçaria completam o conjunto.

De cariz mais dinâmico, o DS 4 Performance Line oferece um acabamento exterior em preto, com um Pack Black (DS Wings, barra entre as luzes traseiras, grelha e rebordo dos vidros laterais) e jantes específicas em preto, para além de um interior igualmente exclusivo.

PUREZA E FLUIDEZ  DO DESIGN INTERIOR

O DS 4 apresenta um interior digital, fluido e ergonómico com integração intuitiva de cada elemento, tanto em função como em estilo. Esta fluidez é apoiada por inovações concebidas para assegurar total tranquilidade a bordo do DS 4.

A arte de viajar é ilustrada por uma nova distribuição de comandos, agrupados em três zonas de interacção, para facilitar a experiência de utilização. O guilhochado Clous de Paris, inspirado na alta relojoaria, identifica e valoriza inúmeras características, tais como a secção em forma de sabre no tabliet que agrupa os controlos do ar condicionado e o DS Air: as saídas de ar invisíveis. Também os comandos dos vidros alinhados com os ventiladores laterais integrados nas portas e o conjunto DS Smart Touch, um touchscreen de 5 polegadas com ligação ao DS Irris Systeme, e o DS e-Toggle, um comando compacto da caixa de velocidades automática, situado na consola central.

TECNOLOGIA AUMENTADA

 ELECTRIFICAÇÃO E-TENSE

Com base numa significativa evolução da plataforma EMP2, com 70% de peças novas ou exclusivas, o DS 4 oferece tecnologia híbrida “plug-in” logo desde o lançamento do modelo, num sistema que debita 225 cavalos de potência e assegura mais de 50 quilómetros de autonomia em modo zero emissões (ciclo combinado WLTP).

Além disso, o novo DS 4 destaca-se com um sistema de info-entretenimento de nova geração, ajudas à condução inéditas no segmento C-Premium e um inovador sistema de projecção de informação.

Com um elevado nível modular, que permite acomodar diferentes soluções de motorização, a plataforma EMP2 apresenta-se numa nova evolução especificamente desenvolvida para o DS 4, com resultados positivos visíveis em matéria de desempenho e proporcionando, simultaneamente, mais liberdade criativa aos estilistas de forma a moldar uma silhueta de proporções inéditas.

Já a arquitectura foi desenvolvida para atingir as proporções e o desempenho aerodinâmico desejados. A relação carroçaria/rodas, sem precedentes no segmento e no universo “Premium”, deu origem a uma silhueta simultaneamente atlética e eficiente, onde se destacam um novo desenho de capot e o rebaixamento do conjunto capot/guarda-lamas, bem como do piso dos bancos traseiros.

A nova evolução da plataforma EMP2 recorre a novos componentes em materiais compósitos, componentes estruturais estampados a quente e a elementos mais compactos, tais como a unidade de ar condicionado, o que liberta espaço para outros componentes. O volume da bagageira atinge os 430 litros, com acesso mãos-livres e abertura e fecho com comando eléctrico.

Os clientes vão ter à sua disponibilidade sete cores de carroçaria. Contudo, duas delas são novidade na palete de cores da DS: Ouro Cuivré e Cinzento Laqué. Estas duas cores juntam-se às já conhecidas Branco Perlé, Cinzento Platinium, Vermelho Velvet, Branco Branquise e Preto Perla Nera.

O novo DS 4, quarto modelo da gama que a marca gaulesa pretende aumentar para seis modelos num futuro próximo, chega no quarto trimestre de 2021.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *