Citroën AMI 100% eléctrico: vantagens da simetria

Desde a sua apresentação, o Citroën AMI tem chamado à atenção pela sua visão inovadora e sustentável da mobilidade, pelas suas prestações 100% eléctricas e ideais para as cidades. Moderno e com um carácter que rompe com os padrões convencionais, com o seu lançamento em Portugal previsto para o segundo trimestre de 2021.

(auto.look2010@gmail.com)

O desenvolvimento inteligente foi um dos aspectos que guiou o design do Citroën AMI – 100% eléctrico, uma filosofia que teve em conta áreas como o conforto para dois ocupantes, as prestações, quer para uso urbano, quer para o ambiente rural, a sustentabilidade e a necessidade de garantir um preço acessível para o maior número possível de pessoas.

A simetria foi a chave para dar uma solução atractiva a todas estas necessidades. Além de ser um elemento que define a estética e a personalidade deste novo objecto de mobilidade, chamado a revolucionar as ruas dos grandes centros urbanos e periurbanos, também facilita e torna mais acessível a eventual troca de peças.

O caminho iniciado pelo Citroën AMI ONE concept reflecte-se em elementos como as amplas portas da sua versão de série, o Citroën AMI – 100% eléctrico. São idênticas e abrem-se de um modo simétrico: antagónico do lado do condutor e de forma clássica do lado do acompanhante.

Deste modo, assegurou-se um acesso simples e confortável a bordo, sem a necessidade de forçar posturas para ocupar o assento. As duas janelas laterais fixas, semi-basculantes, seguem a mesma lógica.

Para além das escotilhas, a simetria exterior prolonga-se a elementos como os pára-choques dianteiro e traseiro ou às protecções da carroçaria, que são as mesmas na frente e na traseira no Citroën AMI. Cada componente da carroçaria combina robustez e qualidade de construção.

A vontade de racionalizar o número de materiais e elementos, mantendo um estilo moderno, simpático e acolhedor, também se pode encontrar no habitáculo. No posto de condução, a estética axadrezada utilizada na instrumentação apresenta os dados mais importantes, como a velocidade ou a autonomia, para leitura instantânea. À direita do volante reservou-se uma zona específica para o smartphone, que se converte no ecrã principal e dá acesso à navegação e à música.

Em prol do espaço e da facilidade de movimentos, os dois bancos simétricos estão localizados de uma forma escalonada, com o do condutor colocado sobre calhas, com regulação longitudinal, e sendo fixo o do passageiro.

Toda esta aposta na simetria e na eficiência converte o Citroën AMI – 100% eléctrico num objecto que rompe com os paradigmas. É 100% eléctrico, confortável e feito à medida das necessidades das pessoas, pode ser conduzido a partir dos 16 anos, responde à procura de uma mobilidade ágil e sem restrições para os centros das grandes cidades, oferecendo uma solução disruptiva e totalmente adaptada. As suas amplas superfícies vidradas e o seu teto panorâmico permitem desfrutar do ambiente num habitáculo confortável, fechado e perfeitamente climatizado.

100% eléctrico e com dimensões ultracompactas (comprimento de 2,41 metros e diâmetro de viragem de apenas 7 metros),o Citroën AMI privilegia efectivamente a agilidade nas deslocações, a facilidade das manobras e uma grande facilidade de estacionamento, aspectos determinantes para uma utilização em zonas populacionais.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DO AMI

Comprimento: 2,41 m

Largura: 1,39 m (excepto retrovisores exteriores)

Altura: 1,52 m

Diâmetro de viragem entre muros: 7 m

Peso sem bateria: menos de 425 kg

Peso total com bateria: 485 kg

Bateria: 5,5 kWh

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *