Christophe Baillet vence Rally de Portugal Histórico

A 15.ª edição reforçou o Rally de Portugal Histórico como uma das mais importantes provas internacionais de regularidade histórica. Os franceses Christophe Baillet e Pierre Colliard foram os justos vencedores. Os conimbricenses Rodrigo Teixeira e João Azeiteiro saíram “rotulados” como os melhores portugueses.

(auto.look2010@gmail.com) – Fotos: PAULO MARIA /ACP

Christophe Baillet e Pierre Colliard (Porsche 911)

Revivalismo, emoção e uma estreia no lugar mais alto do pódio. As mais de 80% de equipas estrangeiras que alinharam à partida confirmam o prestígio granjeado (também) além-fronteiras, muito por culpa da seletividade e extraordinária beleza do percurso idealizado pelo Automóvel Club de Portugal.

Numa prova marcada por uma extrema competitividade, a dupla francesa Christophe Baillet e Pierre Colliard, em Porsche 911 SC, estreou-se no lugar mais alto do pódio, enquanto os conimbricenses Rodrigo Teixeira e João Azeiteiro, em BMW E30 325i, foram os melhores portugueses, na quinta posição.

Desportivamente, a competitividade foi a tónica dominante da prova. Cinco comandantes diferentes e oito mudanças de líder dão uma ideia de como a emoção foi uma constante ao longo das 43 selectivas provas especiais disputadas, sendo que à saída para a derradeira etapa, os dois primeiros classificados arrancaram… empatados!

Yves Deflandre e Jennifer Hugo (Porsche 911)

Mas, no final e cumpridos mais de 1.850 km de prova, foi Christophe Baillet, navegado por Pierre Colliard, em Porsche 911 SC, a assegurar o triunfo, impondo-se ao belga Yves Deflandre, acompanhado de Jennifer Hugo, e ao seu compatriota Philippe Fuchey, navegado por Christophe Hayez, que, mesmo não conseguindo repetir os triunfos de 2016/2017 e 2019, respectivamente, nunca baixaram os braços e venderam cara a derrota.

Inscrevendo o seu nome pela primeira vez no álbum de ouro da prova – ele que vá venceu várias edições da Volta à Córsega Histórica – , Christophe Baillet ainda experimentou alguns dissabores com a caixa de velocidades do seu Porsche. Mas, a partir do momento em que descolou de Deflandre nas primeiras especiais da derradeira etapa, teve apenas que gerir o ritmo, a concentração e a mecânica do carro, sobretudo na ronda final noturna pelos traiçoeiros troços de Sintra, para se tornar no 10º vencedor diferente do Rally de Portugal Histórico.

Philippe Fuchey e Christophe Hayez (Porsche 911)

Numa prova onde os Porsche 911 provaram, mais uma vez, serem o carro a bater, alcançando os três primeiros lugares, destaque também para a prova de Rodrigo Teixeira e João Azeiteiro, que conquistaram o lugar de melhores portugueses.

A dupla de Coimbra foi a primeira líder do rali, mas o endiabrado ritmo dos três primeiros classificados e até do Renault 11 Turbo da dupla espanhola quarta classificada, Alvaro Ochagavias e Manuel Macho, não lhe permitiu transformar o sonho da vitória em realidade, como o tinham conseguido fazer João Mexia em 2014, 2015 e 2016 e João Vieira Borges em 2018.

Rodrigo Teixeira e João Azeiteiro (BMW E30 325i)

Com um percurso duro e selectivo, mas de inegável beleza – com passagem por locais emblemáticos como Campelo, Lousã, Mortágua, Caramulo, Préstimo, Armamar, Freita, Oliveira do Hospital, Arganil, Montalto, Montejunto e Sintra –, 44 das 58 equipas que partiram lograram chegar ao final da prova, que voltou a concentrar todas as emoções da chegada no privilegiado palco dos Jardins do Casino Estoril, emoldurado pelo colorido de muitos aficionados que fizeram questão de marcar presença.

A XV edição do Rally de Portugal Histórico fechou com “chave de ouro”, já durante o dia de hoje, com uma prova de Slalom no Autódromo do Estoril – inserido no “Estoril Classics 2021” –, em mais um momento revivalista e carregado de nostalgia.

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