“Chegou o Tempo” de visitar o Centro de Portugal

 A região Centro é o destino ideal para a fase pós-pandemia. Depois de dois meses confinados, não existe ninguém que permaneça em casa, em que o mar e a serra são pontos de visita obrigatória. No Centro de Portugal é possível fazer tudo isso de “mão beijada”…

(auto.look2010@gmail.com)

O Turismo Centro de Portugal (TCP) apresentou, numa conferência de imprensa, em Aveiro, uma nova campanha de promoção da região. A campanha, intitulada “Chegou o Tempo”, tem como grande objectivo mostrar aos portugueses que o Centro de Portugal é o destino mais indicado para ultrapassar os dias difíceis do confinamento a que estiveram sujeitos: um destino mais seguro, mais autêntico, mais pessoal e mais sustentável.

A apresentação aconteceu no Museu de Aveiro e contou com a presença de Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, José Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro e vogal da Comissão Executiva do Turismo Centro de Portugal, e Jorge Brandão, vogal da Comissão Directiva do Programa Operacional Regional do Centro.

Esta campanha surge na sequência de uma anterior, lançada logo nos primeiros dias de pandemia, e que teve o nome de “Haverá Tempo”. Na altura, o TCP apelou aos portugueses para que ficassem em casa, dando nota de que “haveria tempo” para conhecer ou regressar ao Centro de Portugal. É a esse tempo de mudança que agora a nova campanha, direccionada para os mercados nacionais, quer dar eco.

A mensagem transmitida pela campanha “Chegou o Tempo”, em vídeos, sports e anúncios promocionais, é a de que “chegou o tempo” de voltarmos a viver e de redescobrirmos o Centro de Portugal como se fosse a primeira vez.

José Ribau Esteves destacou, na apresentação, que «o Centro de Portugal, que tem sido um exemplo notável de crescimento na área do turismo, quer também ser pioneiro neste movimento para reconquistar as pessoas para esta actividade tão importante».

«Nesta fase, vamos ser nós os primeiros turistas nas nossas terras e os agentes de mobilização, para que outros cá venham e possamos voltar ao caminho de crescimento. Estamos vivos e determinados em retirar da vida tudo aquilo que ela tem para nos dar, e que é muito. Não vai haver vírus nenhum que nos tire essa determinação, sabendo que quando os momentos são mais difíceis é que a solidariedade entre os homens mais tem de se expressar», acrescentou.

Pedro Machado explicou os motivos que levaram a que esta campanha fosse lançada agora: «A Turismo Centro de Portugal é hoje a primeira região nacional a tomar a ousadia de querer iniciar um tempo novo, com responsabilidade, na actividade turística. Depois da fase de confinamento, em que assistimos a um choque da oferta e da procura, segue-se, a partir de hoje, uma segunda fase, que durará até Agosto/Setembro, e em que nos dirigimos aos portugueses, ao mercado nacional», disse.

“O “Chegou o Tempo” é uma campanha inspiradora e motivacional. Ao perguntarmos “Quando foi a última vez que fez algo pela primeira vez”, convidamos todos a revisitar o nosso baú das memórias e recordarmos como gostamos de beber um bom vinho, de nos sentarmos com amigos num restaurante, como gostamos de sair de casa, de ir às nossas serras, aos nossos museus. É um apelo a procurarmos o que gostamos de fazer e que já não fazemos há muito tempo. Ao mesmo tempo, é uma campanha patriótica, em que dizemos que este é o tempo de ajudarmos os portugueses. Ao fazermos reservas num alojamento ou restaurante, estamos a contribuir para que os portugueses possam retomar a sua vida», sublinhou Pedro Machado.

Jorge Brandão realçou as consequências que a pandemia está a ter na actividade turística: «O Turismo é uma actividade estratégica da região, que vinha com números de crescimento impressionantes. Temos consciência do impacto que esta situação está a ter sobre as empresas. Todos sabíamos que havia algo mais a fazer: foram lançados novos instrumentos de apoio, revisitamos projectos e adaptámos soluções. Muitas empresas estão a saber encontrar nesta crise oportunidades novas para reinventar os seus produtos», disse ainda.

A campanha “Chegou o Tempo” tem como veículos principais um filme promocional (disponível em https://youtu.be/f2Ueu6Goa48), pensado para esta acção, que terá projecção televisiva; redes sociais; e-mail marketing; e presença em imprensa online e offline. Está igualmente pensada uma forte campanha de marketing digital, que se realizará numa fase posterior. As suas principais ideias-chave são: “Centro de Portugal + Seguro + Pessoal + Autêntico + Sustentável” e “Centro de Portugal – a Primeira de Muitas Vezes”.

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