Chaves e Ramos ampliam liderança no GT Open

O KTM X-Bow GTX Concept de Patric Niederhauser e Stefan Rosina cortou a linha de meta no primeiro lugar, mas seria desclassificado devido a uma infracção técnica. Desta forma, Henrique Chaves e Miguel Ramos conquistam a sua primeira vitória da temporada.

(auto.look2010@gmail.com)

Henrique Chaves continua a mostrar o porquê de ser um dos jovens talentos a despontar no mundo dos GT, ao realizar um turno de condução que lhe permitiu vencer a primeira corrida da ronda do Red Bull Ring do International GT Open, alargando a sua liderança no Campeonato de Pilotos.

A qualificação não correu bem à dupla do McLaren 720S GT3 número 59 e Miguel Ramos acabou no nono lugar da grelha de partida, o que exigia uma recuperação para que o duo português pudesse alcançar as posições pelas quais luta habitualmente.

O piloto de Vila Nova de Gaia arrancou bem, ganhando dois lugares, passando imediatamente a pressionar o sexto classificado. Este mostrou alguma agressividade na defesa da sua posição, chegando a promover o contacto entre os dois carros, mas à terceira tentativa, Miguel Ramos conseguir suplantar o seu adversário, subindo a sexto e começando a aproximar-se do piloto que estava à sua frente. A recuperação do português seria suspensa devido à intervenção do Safety Car, o que levou a que entregasse o McLaren 720S GT3 da Teo Martín Motorsport a Henrique Chaves no sexto lugar.

O jovem de Torres Vedras começou imediatamente e imprimir um ritmo alucinante, com uma volta de saída das boxes rapidíssima que marcou o seu andamento para a restante corrida. Ao longo de quarenta e um minutos foi consistentemente o piloto mais rápido em pista.

Quando acabaram as trocas de pilotos, Henrique Chaves era já quarto classificado, continuando a sua cavalgada até ao pódio sem que ninguém conseguisse replicar o seu andamento. O terceiro classificado nada pôde fazer e submeteu-se à vontade do português que continuou a recuperar terreno para os pilotos da frente.

A onze minutos da bandeira de xadrez, o piloto ascendeu a segundo, continuando a sua recuperação. Henrique Chaves cruzaria a linha de meta a três segundos do primeiro classificado, depois de ter estado a mais de dez.

«Este é um resultado extraordinário, dado que, depois da qualificação, não esperava melhor que quarto… O carro que ficou em primeiro não conta para o campeonato, dado que não é um GT3, portanto, somámos os pontos da vitória. Tivemos um pouco de sorte com o Safety Car, mas também já tivemos algum azar em situações semelhantes, portanto, acaba por ser um reequilíbrio. O Miguel fez um turno muito bom e a equipa realizou um “pit-stop” muito rápido e tudo isso foi determinante para o resultado final, juntamente com o meu “stint”. Alargámos a nossa vantagem no campeonato que era o nosso objectivo. Foi um dia muito positivo», afirmou o português.

Este domingo, o duo luso tem ainda uma qualificação e uma corrida pela frente, na qual esperam dificuldades devido ao “handicap” acumulado de vinte segundos, resultante da classificação na prova deste sábado. Contudo, os objectivos são claros. «Este domingo serei eu a fazer a qualificação e vou trabalhar para garantir a pole-position. O nosso plano para a corrida é eu abrir a maior vantagem possível para que depois o Miguel, que esteve muito forte, possa terminar possa terminar bem classificado», concluiu Henrique Chaves.

O KTM X-Bow GTX Concept de Patric Niederhauser e Stefan Rosina cortou a linha de meta no primeiro lugar, mas seria desclassificado devido a uma infracção técnica. Desta forma, Henrique Chaves e Miguel Ramos conquistam a sua primeira vitória da temporada.

No segundo lugar ficou o McLaren 720S GT3 de Marcelo Hahn e Fran Rueda, ao passo que no degrau mais baixo do pódio ficou o Mercedes-AMG GT3 de Sam De Haan e Callum Macleod.

Este domingo disputa-se mais uma qualificação e uma corrida, esta de 60 minutos, sendo Henrique Chaves o responsável por realizar a sessão que definirá a grelha de partida e o primeiro turno da prova, que terá o seu início às 12h30 e poderá ser seguida em directo no website da competição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: