Charles Leclerc fez a melhor volta ao cair do pano
O monegasco Charles Leclerc (Ferrari) conquistou a “pole position” para a primeira edição do Grande Prémio de Miami de Fórmula 1, quinta prova da temporada, ao bater o companheiro de equipa, o espanhol Carlos Sainz (Ferrari).
PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)

A Ferrari monopoliza a primeira linha da grelha em Miami, com o monegasco Chalres Leclerc a bater o espanhol Carlos Sainz, ambos da Ferrari por 0,190 segundos.
Trata-se da terceira “pole” do ano e vantagem sobre o neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) que partiu da primeira posição da grelha duas vezes, no conjunto das cinco corridas efectuadas.
O monegasco foi dos primeiros a sair para a pista na segunda tentativa da Q3, enquanto o neerlandês foi, como de costume, um dos últimos, o que lhe tem permitido asegurar algumas “poles” nas derradeiras voltas.
Só que, desta vez, cometeu um erro e teve de contentar-se com o terceiro tempo, fechando o lote de pilotos que chegaram ao segundo “28”, e perdendo um lugar na primeira linha por 0,005”.

Sem surpresa e numa confirmação da superioridade das equipas italiana e austríaca, o mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda) completou a segunda linha, sendo de esperar mais um duelo entre as duas equipas, desta feita com a Ferrari a partir com vantagem.
Excelente quinto tempo do finlandés Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari), à frente do inglés Lewis Hamilton (Mercedes), o que coloca os dois pilotos que, o ano passado estavam na mesma equipa (Mercedes) e que ao longo dos anos tantas vezes partiram lado a lado, da primeira linha a repetirem a situação, mas desta vez da terceira.
Bom resultado conjunto da Alpha Tauri que viu o francês Pierre Gasly (Alpha Tauri/Honda) colocar-se no sétimo lugar e o japonés Yuki Tsunoda (Alpha Tauri/Honda) em nono, separados pelo inglés Lando Norris (McLaren/Mercedes), o que lhe permitiu juntar-se à Ferrari e Red Bull como as três equipas que colocaram os dois carros na Q3.
O canadiano Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes) fechou o lote de pilotos que chegou à Q3.
GRELHA DE PARTIDA
Charles Leclerc | |
Ferrari SF21/Ferrari | |
1’28,796″ | |
Carlos Sainz | |
Ferrari SF21/Ferrari | |
1’28,986″ | |
Max Verstappen | |
Red Bull18/Honda | |
1’28,991 | |
Sergio Perez | |
Red Bull 18/Honda | |
1’29,036″ | |
Valtteri Bottas | |
Alfa Romeo C42/Ferrari | |
1’29,475″ | |
Lewis Hamilton | |
Mercedes W13/Mercedes | |
1’29,625″ | |
Pierre Gasly | |
Alpha Tauri AT02/Honda | |
1’29,690″ | |
Lando Norris | |
McLaren MCL36/Mercedes | |
1’29,750″ | |
Yuki Tsunoda | |
Alpha Tauri AT03/Honda | |
1’29,932″ | |
Lance Stroll | |
Aston Martin AMR22/Mercedes | |
1’30,676″ | |
Fernando Alonso | |
Alpine A521/Renault | |
1’30,160″ | |
George Russell | |
Mercedes W13/Mercedes | |
1’30,173″ | |
Sebastian Vettel | |
Aston Martin AMR22/Mercedes | |
1’30,214″ | |
Daniel Riccardo | |
McLaren MCL36/Mercedes | |
1’30,310″ | |
Mick Schumacher | |
Haas VF-22/Ferrari | |
1’30,423″ | |
Kevin Magnussen | |
Haas VF-22/Ferrari | |
1’30,975″ | |
Guayno Zhou | |
Alfa Romeo C44/Ferrari | |
1’31,020″ | |
Alexander Albon | |
Williams FW44/Mercedes | |
1’31,266″ | |
Nicholas Latifi | |
Willaims FW44/Mercedes | |
1’31,325″ | |
Esteban Ocon | |
Alpine A522/Renault | |
sem tempo |