Chama-se “DAS” e está a dar que falar

 Imagens transmitidas através do cockpit do monolugar de Lewis Hamilton mostram um novo sistema de direcção variável da Mercedes. Trata-se de uma inovadora funcionalidade do novo W11 que está a criar um enorme alarido.

(auto.look2010@gmail.com)

Uma imagem interior do Mercedes de Lewis Hamilton mostrou o hexacampeão a puxar e a empurrar o volante do seu monolugar e as rodas dianteiras a responderem aos seus movimentos. A novidade, que saltou aos olhos de todos no segundo dia de testes de início de temporada da F1 que decorrer em Barcelona, está a dar que falar.

James Allison, director técnico da Mercedes AMG F1, explicou depois aos órgãos de comunicação presentes em Montmeló de que se trata de um novo sistema de direcção variável, o qual se activa alargando encolhendo o e que Lewis Hamilton tem vindo a experimentar no seu novo Mercedes W11.

«Temos um sistema no carro que é uma ideia nova que surgiu. Foi baptizado de DAS (Dual-Axis Steering), direcção de eixo-duplo em português] e introduz uma nova dimensão no volante, que será útil ao longo da temporada», explicou James Allison.

A Mercedes garante que esta novidade não tem nada de ilegal e será permitida pelas autoridades competentes na temporada de 2020: «Não acredito que o proíbam. É algo de que falámos com a FIA», confirmou o director-técnico da marca alemã na conferência de imprensa

Na Fórmula 1, contudo, o segredo continua a ser a alma do negócio: «Como e porquê o usamos, isso é algo que vamos guardar para nós», afirmou James Allison optando por “esconder o jogo”.

Há quem acredite que a inovação evita que os pneus baixem de temperatura nas rectas mais longas, tratando-se assim mais de uma questão de gestão de calor do que de algo que venha a trazer benefícios aerodinâmicos. Alguns especialistas partilharam já alguns rascunhos que trazem algumas luzes sobre o funcionamento deste inovador sistema: ao puxar o volante na recta, o carro abre a convergência das rodas para ser mais veloz e, ao empurrá-lo ao chegar à curva, fecha de novo essa convergência, para entrar melhor e permitir rodar com maior facilidade, explicam.

Partilhe

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificação