Centro Técnico da SEAT: o som do silêncio

 As câmaras anecoicas são salas isoladas do exterior e concebidas para evitar a ocorrência de ecos no interior. Um veículo tem mais de mil fontes de som, desde o motor até ao limpa pára-brisas. A acústica tem um impacto directo no conforto e é um factor determinante na percepção da qualidade.

(auto.look2010@gmail.com)

No Deserto do Atacama (Chile), a NASA realiza testes, comparando a sua superfície com a de Marte. Em Ushuaia (Argentina) só se ouve os pinguins a bater as suas asas e o rachar do gelo. Poderiam ser os lugares mais calmos do planeta, mas não são bem assim. O primeiro lugar vai para as câmaras anecoicas. Um nome curioso e muito sonoro para definir uma instalação onde se reproduzem condições acústicas mais próximas do silêncio absoluto.

O Centro Técnico da SEAT em Martorell dispõe de uma destas câmaras, especificamente concebida para medir o ruído e som de cada veículo com a máxima precisão e sem qualquer interferência. É assim que funciona.

O templo do silêncio. Foi concebido com um sistema denominado “Box in box”, duas caixas, uma dentro da outra, com várias camadas de betão e aço que a isolam do exterior, cobertas com materiais que absorvem mais de 95% das ondas, evitando assim o eco e a reverberação. Em alguns destes templos de silêncio podemos ouvir o sangue que circula nas nossas veias ou o ar que circula nos nossos pulmões.

Um automóvel, mais de mil sons. Desde a rotação do motor ou das rodas, até ao fecho de uma porta e à ventilação, até à inclinação de um banco. A lista de fontes sonoras num automóvel é interminável. Todas elas são analisadas na câmara.

«Por um lado, medimos o nível de incómodo dos ruídos e verificamos se estes são reduzidos ao mínimo e, por outro, verificamos se os sons que queremos ouvir, os que se referem ao veículo, estão perfeitamente definidos. Finalmente, trabalhamos na harmonia de todos eles», explica Ignacio Zabala, chefe do departamento de Acústica da SEAT.

Os engenheiros e técnicos prestam especial atenção ao motor e ao escape, porque são a voz do automóvel. Muitos dos sons de um automóvel transmitem-nos informação, como o inconfundível “clique” dos indicadores de mudança de direção, que nos permitem saber, sem verificar que eles estão activados. Mas não é só o ruído do motor e do escape que nos informam de quando devemos mudar velocidade ou de velocidade de aceleração, como também nos dão uma visão do carácter de um modelo.

«Todos temos uma ideia muito clara do barulho de um motor desportivo. É por isso que verificamos na câmara anecoica que ela transmite o que queremos», explica Ignacio Zabala.

Como é que soa o frio? No interior da sala, os especialistas gravam com diferentes microfones de alta sensibilidade. Entre eles, um binaural, um tronco com microfones ao nível do ouvido para obter gravações representativas da forma como os ocupantes ouvem. Colocam-no em diferentes posições para determinar que cada um dos sons analisados é ouvido como deve ser de qualquer ângulo. Mas também recriam condições diferentes, como a temperatura, porque, como explica Ignacio Zabala, «um limpa pára-brisas não soa tão bem quando está quente no exterior e não soa o mesmo quando a temperatura está abaixo de zero, um motor quando acaba de ser ligado e quando já está quente, ou as rodas em pavimentos diferentes».

HERTZ, DECIBÉIS E PSICO-ACÚSTICA

Os engenheiros e técnicos do departamento de Acústica da SEAT têm à sua disposição muitas ferramentas de análise. Dos mais básicos, como volume ou distribuição espectral, a outros parâmetros mais técnicos, como o campo da psico-acústica, ou a percepção subjectiva do som.

«Por exemplo, um ligeiro tilintar pode deixar-nos muito nervosos e perturbar-nos mais do que algo estridente», diz Ignacio Zabala. Um dos indicadores mais importantes da psico-acústica é a articulação, que mede a capacidade de manter uma conversa entre duas pessoas num determinado ambiente.

UMA ORQUESTRA SOBRE RODAS

«Não vale a pena um automóvel ter muito isolamento do exterior, se o sistema de ventilação soar muito forte. É por isso que é tão importante reduzir o ruído e definir os sons para alcançar a harmonia entre todos eles», diz Ignacio Zabala. E tudo para conseguir o maior conforto dos ocupantes do veículo, porque a acústica, explica o engenheiro, «tem um impacto directo no conforto e é um factor determinante na percepção da qualidade de um automóvel».

O RANKING DO SILÊNCIO

Câmara anecoica. O recorde do Guinness é mantido pela Microsoft, em Washington (EUA), desde 2015, que atinge -20,16 decibéis. O ruído de duas moléculas de ar que colidem uma com a outra é -24.

Deserto do Atacama, Chile. O deserto não polar mais árido da Terra.

Ushuaia, Argentina. A cidade conhecida como o fim do mundo.

Anza-Borrego Desert State Park, EUA. Um ecossistema rochoso que produz silêncio pedregoso.

Troll’s Road, Noruega. A estrada com mais curvas do mundo também se destaca por ser o caminho para a mais absoluta tranquilidade.

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