Carta de Condução vai passar para formato digital

A carta de condução e a documentação do automóvel vão passar a formato digital. Condutores apenas terão de mostrar documentação no telemóvel.

(auto.look2010@gmail.com)

O Governo vai implementar alterações ao Código da Estrada e vêm aí muitas novidades para os condutores. Uma delas tem a ver com a documentação, que passará a estar disponível em formato digital, numa aplicação no telemóvel. Contudo, de acordo com o Jornal de Notícias (acesso pago), também estão previstas multas mais pesadas para o uso de telemóvel ao volante.

 

Os condutores vão poder agregar a carta de condução e os documentos do veículo, como o registo de propriedade, o certificado do seguro e a ficha de inspecção, numa aplicação no telemóvel. E, quando forem parados pelas autoridades, terão de mostrar os documentos nessa app. Caso os agentes de autoridade não disponham de meios electrónicos para essa leitura, o condutor terá de apresentar os documentos em papel na esquadra em cinco dias.

Além disso, no âmbito das alterações ao Código da Estrada haverá multas mais pesadas para os infractores. O uso do telemóvel ao volante será equiparado à condução sob a influência de álcool, com o valor da coima a duplicar para 250 e 1.250 euros. E quem for apanhado arrisca perder três pontos na carta de condução.

Os documentos expirados continuam a ser válidos até 31 de Março de 2021. Outras das mudanças que estão a caminho são a interdição de circular com trotinetas velozes nas ciclovias e a definição de regras para a condução de tractores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: