“Carrera M80”: competição hispana para clássicos

Crescente popularidade dos clássicos dos anos 80 em Espanha junto do público faz nascer nova competição, com o espírito de “Gentlemen Driver” a manter-se presente. As provas de semi-resistência terão duas corridas de 40 minutos e são aceites modelos até 1990.

(auto.look2010@gmail.com)

Depois de duas corridas/experiência em Jarama, em 2015 e 2018, em jeito de teste, a competição “Carrera M80” vai finalmente ser uma realidade. «O pedido de muitos pilotos para que houvesse uma competição nestes moldes «foi o que nos fez avançar na organização desta competição, pois muitos pilotos possuem automóveis clássicos de competição com que gostariam de correr e não o podem fazer no Iberian Historic Endurance. Este ano começamos com três provas e logo veremos o que nos reserva o futuro face à adesão dos pilotos», refere Diogo Ferrão, CEO da Race Ready, empresa responsável pela organização desta competição.

Assim, a “Carrera M80” será composta por três provas, em 2020, que terão lugar em três circuitos diferentes em Espanha e que farão a delícia do público com os fabulosos automóveis da época. O final dos anos 70 e os anos 80 foram os anos dourados nas corridas de turismo, com vários campeonatos de florescerem por toda a Europa, destacando-se as corridas de resistência do Campeonato Europeu de Turismo. Estas provas eram muito populares junto do público com grandes e impressionantes automóveis de turismo conduzidos no limite por Steve Soper, Roberto Ravaglia ou Tom Walkinshaw.

Também as provas do CET Espanhol ou do Campeonato Português de Turismos eram extremamente interessantes e disputadas com nomes como Luis Pérez-Sala, José Ángel Sasiambarrena, Antonio Albacete, Luis Miguel Arias a fazerem furor em Espanha ou nomes como os irmãos António e Carlos Rodrigues, Jorge e Alcides Petiz ou Ni Amorim, entre muitos outros famosos nomes, a levarem ao rubro o público português. Pode, agora, reviver todas essas emoções nesta competição “Carrera M80”.

«A ideia é oferecer uma nova competição para turismos «mais modernos», mas sempre com o espírito do Historic Endurance, de respeito pelos adversários, postura “Gentlemen Driver” e os já famosos 3 C (No Crashing, No Cheating and No Complaining)», explica Diogo Ferrão.

«Dentro do leque de automóveis aceites, também estão os carros com especificação de Troféu e não Group A, uma vez que esta foi a época da “explosão” dos troféus. Dada a enorme popularidade do Troféu Porsche 968 Espanhol na época, também iremos aceitar esses carros na nossa competição», remata Diogo Ferrão, que espera ver colmatada uma lacuna na competição deste género de automóveis na Península Ibérica.

A provar que os carros de turismo desta época têm ganho cada vez mais interesse histórico entre pilotos e público é o facto de estarem a surgir cada vez mais campeonatos do género, onde a competição “Carrera M80” se pretende incluir. As provas serão no formato de “semi-resistência”, com duas corridas de 40 minutos e com paragem para troca de piloto, de forma a haver a possibilidade de participarem dois pilotos no mesmo veículo.

As viaturas admitidas são as que estejam preparadas segundo as regras internacionais do anexo K publicado pela FIA e as categorias definidas para a competição M80 são várias, a saber:

CATEGORIA GRUPO 2 (GR2)

Categoria para viaturas Turismo até 1982 de acordo com homologações FIA (até 31 de Dezembro de 1982) e documentação FIA  ou passaporte Nacional, como por exemplo BMW 323i, Ford Capri, Ford Escort MK2, Rover 3500 SD1, VW Golf GTI MK1, BMW 635 (gr2).

CATEGORIA TURISMOS ATÉ 1400CC (T1400)

Categoria para viaturas Turismo até 1994 em grupo 2, A ou N inferior a 1400cc, de acordo com homologações FIA (até 31 de Dezembro de 1994), como por exemplo Toyota Starlet, Citroen Ax, Renault 5, entre outros.

CATEGORIA GRUPO 1 E GRUPO N (GR1/N)

Categoria para viaturas Turismo até 1993 e viaturas homologadas para o Group 1 Portugal (até 31 de Dezembro de 1993), como por exemplo VW Golf MK1, Datsun 1200, Ford Escort RS2000, entre outros.

CATEGORIA TURISMOS ATÉ 2000CC (T2000)

Categoria para viaturas Turismo até 1994 até 2000cc Grupo A, N ou com especificação de troféu de acordo com homologações FIA (até 31 de Dezembro de 1994), tais como VW Golf MK2, Mk3, Honda Civic, Peugeot 205 GTI.

CATEGORIA TURISMOS SUPERIOR A 2000CC (TMAX)

Categoria para viaturas Turismo até 1990 com cilindrada superior a 2000cc e com homologação em Grupo A, N ou com especificação de troféu de acordo com homologações FIA (até 31 de Dezembro de 1990), como exemplos o Rover Vitesse, BMW 635 CSL, Ford Sierra Cosworth e BMW E30 M3.

CATEGORIA GT TROFÉU (GTCOPA)

Categoria para viaturas Grande Turismo Pré-1993 GT com especificações de troféu. Exemplos: Porsche 944 Cup, Porsche 964 Cup, Porsche 968 CS Cup, Ferrari 348 Challenge e Ventury Trophy.

CATEGORIA H-INV

Viaturas não pertencentes a nenhuma das categorias acima mencionadas, ou que as características da mesma não estejam de acordo com o Passaporte Técnico, Ficha de Homologação ou documentos de circulação do modelo. Certa viatura pode ser considerada elegível para participar na prova se a comissão organizadora considerar que a mesma beneficiará a generalidade dos concorrentes, o espectáculo e a organização.

Com a estreia da competição a dar-se no evento Racing Legends, em Valência no dia 29 de Fevereiro, o calendário da competição “Carrera M80” será composto pelas seguintes provas:

29 de Fevereiro e 1 de Março 2020 – Valência (Racing Legends)

23 e 24 de Maio 2020 – Jarama – (Jarama Classic)

17 e 18 de Outubro 2020 – Jerez de la Frontera (Jerez La Leyenda)

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