Carpinteiro Albino conduz Renaul Zoe ao triunfo

A Prio Renault Eco Team fez a “dobradinha” na prova inaugural do Campeonato de Portugal de Novas Energias, versão 2022, com Eduardo Carpinteiro Albino/José Carlos Figueiredo e Nuno Serrano/Alexandre Berardo a assinarem os dois primeiro lugares da classificação.

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Eduardo Carpinteiro Albino e José Carlos Figueiredo

O experiente piloto de Lisboa levou de vencida este fim-de-semana o Gaia Eco Rally, única prova da edição 2022 do Campeonato de Portugal de Novas Energias-Prio a ser disputada na zona norte do país, com um total de 245 km, 92 dos quais em provas especiais cronometradas.

A dupla formada por Eduardo Carpinteiro Albino e José Carlos Figueiredo, ao volante de um Renault Zoe ZE50 R135 com as cores do Welectric, venceu a primeira etapa do Campeonato de Portugal de Novas Energias-Prio que se disputou este fim-de-semana no concelho de Vila Nova de Gaia, com um total de 29 pontos.

Tratou-se de uma prova marcada pela concentração de piloto e navegador, dado início a uma temporada bastante competitiva, com equipas muito homogéneas e com muita sede de vencer.

Ana Faria e Ana Nepomuceno foram as vencedoras da Taça da Eficiência Energética

Em segundo lugar da classificação terminaram os actuais campeões nacionais: trata-se da dupla Nuno Serrano e Alexandre Berardo, também da Prio Renault Eco Team, igualmente aos comandos de um Renault Zoe ZE50 R135 com a parceria do Welectric, com 38 pontos.

Depois de muito porfiar, João Paulo Martinho, navegado por Tiago Caio, conduziu o BMW i4 eDrive40 ao lugar mais baixo do pódio, com 45 pontos, menos dois que Hugo Batista e Ivo Tavares, num Tesla Model X, relegando para a quinta posição a formação Evandro Gomes e Adriana Gueiros, em Porsche Taycan 45+, com 67 pontos.

Referência ainda para a Taça 50kWh, ganha pela dupla Pedro Morais e Sílvia Coutinho, em BMW i3 120ah – 8.º `geral –, bem como o triunfo de Ana Faria e Ana Nepomuceno, ao volante de um Hyundai Kauai, que foram a melhor equipa feminina – 14.º lugar à geral – e vencedora da Taça da Eficiência Energética. Classificaram-se mais 12 equipas.

A segunda etapa do Campeonato de Portugal de Novas Energias está agendada para Oeiras, de 24 a 26 de Junho, com a realização do Oeiras Eco Rally, a única prova portuguesa que integra o Campeonato do Mundo FIA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.