Carlos Martins vence “Rali Cidade de Serpa”

Piloto alentejano conduziu o Mitsubisho Lancer Evo IX ao triunfo na prova da Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense. Fernando Peres e Fernando Teotónio foram 2.º e 3.º respectivamente, com João Monteiro a triunfar nas Duas Rodas Motrizes (2RM).

Texto: CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt) – Fotos: RUI FONSECA / MONDEGOSPORT

O Rali Flor do Alentejo/Cidade de Serpa ficou marcado pelo domínio exercido pelo piloto alentejano Carlos Martins que, navegado por Daniel Amaral, conduziu com arte e engenho o Mitsubishi Lancer Evo VII ao ligar mais alto do pódio, com o tempo total de 52m41,9s. Uma liderança que se “expressou” da primeira à ultima prova especial, apenas cedendo alguns segundos a Fernando Peres, o seu mais directo opositor neste “combate” de argumentos, na super-especial nocturna de Serpa, disputada na véspera.

Fernando Peres, navegado por José Pedro Silva e ao volante de um Mitsubishi Lancer Evo IX, foi de facto o maior adversário de Carlos Martins, numa luta muito cerrada na fase inicial, mas o piloto alentejano não deu qualquer veleidade à medida que se percorriam as provas especiais. No final, a diferença de 1m48,4s traduz na perfeição de que Carlos Martins nunca levantou o pé, dado que o ritmo era muito elevado mas com alguma margem de segurança.

Também a dupla da Peres Competições, que mantendo um ritmo acelerado, esteve sempre muito concentrado e, a certa altura, teve de dedicar atenção redobrada a Fernando Teotónio e Luís Ribeiro, também ao volante de um Mitsubishi Lancer Evo IX, para não deixar surpreender.

O piloto do Fundão, que ainda passou, efemeramente, pelo segundo posto, tudo fez para “assombrar” o portuense, mas este, destemido, bateu-se com galhardia pela posição intermédia do pódio, deixando-o no degrau mais baixo, a 5,1 segundos, e a 1m53,5s dos vencedores.

No entanto, Fernando Teotónio chamou a si a primeira conquista da presente temporada, logrando o triunfo no Desafio Kumho Terra, piloto que, nesta prova, não partilhou a viatura da marca nipónica dos três diamantes com o seu habitual co-piloto, Luís Morgadinho, mas Luís Ribeiro soube “decifrar” as notas e ajudá-lo a conquistar tão importante troféu.

JOÃO MARTINS NA FRENTE DE MARREIROS E BICA

Quem porfia sempre alcança e João Martins, que já não “agarrava” o volante de uma viatura de competição há cerca de um ano, nunca deixou de batalhar e, no final da prova orquestrada pela Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense, não deixou escapar a quarta posição. Navegado por Pedro Conde, o piloto algarvio “libertou” os cavalos do Mitsubishi Lancer Evo IX para alcançar uma posição de relevo, a 2m46,3s da dupla vencedora e a 52,8s de Fernando Teotónio.

O top five ficou fechado pelo comandante do Campeonato Sul de Rali. Também aos comandos de um Mitsubishi lancer Evo IX, Márcio Marreiros, navegado pelo experiente José Martins, ainda chegou a fazer uma incursão pelo quarto posto – caindo, posteriormente, ao sétimo lugar –, puxou dos “galões” e, contra todos os prognósticos, superou dificuldades e “segurou-se” na quinta posição, a 2m59,0s do vencedor alentejano e a 12,7s de João Martins.

Também numa prova de trás para a frente, João Bica não deixou os seus créditos por mãos alheias e foi atrás daquilo que acredita e, no final da prova da Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense, o piloto do Mitsubishi Lancer Evo IX, navegado por Carlos Santos, cotou-se o sexto mais rápido, a 3m08,1s do topo da classificação. Refira-se que João Bica ainda passou pela quinta posição mas viria a ser superado precisamente por Márcio Marreiros, separados por 9,1 segundos, com vantagem para este último.

Já o piloto ribatejano do Cartaxo, Luís Mota, em viatura idêntica e co-pilotado por Sandra Ramos, voltou a “levantar pó” no Alentejo, “caçou” o sétimo lugar, depois de ter sido o sexto mais rápido na primeira especial e rodar quase sempre no oitavo posto. Depois de muito batalhar, Luís Mota “ganhou” um “posto na hierarquia”, a 4m22,6s do vencedor.

A dupla formada por Eduardo Antunes e Hugo Bentes, em Mitsubishi Lancer Evo VI, produziu uma “quota” convincente. Não complicou as contas e, já com a meta à vista, foi beneficiada com o abandono de Daniel Ferreira e Rodrigo Pinheiro com problemas ao nível mecânico no Mitsubishi Carisma GT, culminando a sua prestação na oitava posição, a 4m45,5s do primeiro lugar.

JOÃO MONTEIRO E GONÇALO ASSUNÇÃO

A UM PEQUENO PASSO DO TÍTULO DE 2RM

Implacável esteve a dupla a dupla JParreira – Auto Eléctrica, João Monteiro e Gonçalo Assunção (Toyota Corolla GT 2.0). A formação portimonense bateu-se pelo melhor resultado na prova alentejana e terminou na nona posição. Um desfecho extraordinário, não só por ser a primeira equipa a terminar sem ser ao volante de uma viatura da “armada” Mitsubishi, como também representa mais uma vitória implacável nas Duas Rodas Motrizes (2RM), encerrando a ousadia a 8m19,6s do vencedor.

Contribuindo para o sucesso da 10.ª edição do Rali Flor do Alentejo – Cidade de Serpa, competição pontuável para o Campeonato de Ralis do Sul e Desafio Kumho Portugal Sul, João Monteiro e Gonçalo Assunção deram um passo de gigante para alcançar o tão desejado título da categoria do Campeonato Sul de Ralis. Elucidativo.

Na décima posição terminaram Filipe Silva e Diogo Elias (Citroën Saxo VTS), segundos nas 2RM, a 33,6 segundos de diferença da dupla João Monteiro e Gonçalo Assunção e a 8m53,2s de Carlos Martins e Daniel Amaral, numa prova em que o conimbricense Paulo Correia, navegado por Filipe Oliveira (Renault Twingo R2), abandonou quando se encontrava na liderança das 2RM e Desafio Kumho da Divisão 2. Também a formação Alexandre Ferreira e Paulo Amorim, em Peugeot 309, abandonou na penúltima especial com uma avaria na viatura francesa da marca do “leão e quando liderava as 2RM. Terminaram mais sete equipas.

A próxima prova e penúltima pontuável para o Campeonato Sul de Ralis está marcado para os dias 12 e 13 de Outubro, com a realização do Rali Município de Albufeira, competição organizada pelo Clube Automóvel do Sul (CAS).

Partilhe

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificação