Carlos Martins sagrou-se campeão Sul de Ralis
O Rali CAS Almancil-Boliqueime reservou para esteve domingo uma luta titânica pelo lugar mais alto do pódio, com o piloto alentejano a assumir o estatuto de vencedor por 1,5 segundos após esgrimir argumentos até ao derradeiro centímetro do piso de terra com Fernando Peres.
PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (auto.look2010@gmail.com) – Fotos: JOÃO VIANA

Foi por segundo e meio que Carlos Martins, aos comandos de um Mitsubishi Lancer IX, garantiu a vitória no Rali do CAS Almancil-Boliqueime, penúltima prova do Campeonato Sul d Ralis, depois de um cerrado duelo com Fernando Peres, em viatura idêntica.
O alentejano, navegado por Pedro Conde, foi o piloto que, a determinada altura, superou as dificuldades para aniquilar as legítimas pretensões do portuense da Peres Competições, não enjeitando a oportunidade para lograr o triunfo numa competição “feroz “ e imprópria para cardíacos.
De facto, a dupla formada por Fernando Peres e José Pedro Silva comandou a prova durante as três primeiras especiais, cedendo o comando no quarto troço ao seu adversário que só teve de o manter até final. Tratou-se de um revés nas aspirações do portuense que não se deu com os pisos molhados provocados pela chuva, perdendo tempo precioso.

Carlos Martins também sentiu inúmeras dificuldades já na parte final do rali. Apesar do ataque quase cirúrgico de Fernando Peres, o piloto alentejano “segurou” a posição com unhas e dentes e venceu a prova com a “faca nos entes”.
Mas a prova produzida pelo Clube Automóvel do Sul foi, sem margem para dúvida, muito interessante de seguir, com as cinco primeiras equipas em Mitsubishi Lancer Evo IX a deixarem um rasto de excelência.
João Bica e João Sena cotaram-se os terceiros mais rápidos, a 1m11,3s dos vencedores, relegando para a quarta posição Nuno Carujo e Daniel Martins, a 1m39,1s de Carlos Martins, cabendo à dupla Rui Rijo e Miguel Luz, em Mitsubishi Lancer Evo VIII MR, encerrar o “top five”, a 1m56,5s.

Perante este cenário, as contas para conquistar o título estão cada vez mais complicadas, as quais serão descodificadas, entre Nuno Carujo e Carlos Martins no Rali Casinos do Algarve, prova do Clube Automóvel do Algarve no primeiro fim-de-semana de Dezembro.
A formação Luís Nascimento e Leonildo Madeira, em Opel Corsa A, foi a sexta mais rápida e, por conseguinte, vencer entre as viaturas de Duas Rodas Motrizes, a 4m19,5s.
FICHA DA PROVA
Prova – Rali do CAS – Almancil-Boliqueime
Data – 20/21 de Novembro
Organizador – Clube Automóvel do Sul
Estrutura – 160,20 km numa secção: Almancil – Almancil
PC – 6
Extensão das PC – 60,30 km
Percentagem das PC – 37,64 %
Inscritos – 25 (4 P3, 2 P2, 3 P1, 6 X3, 6 X2, 4 X1)
Participantes – 24 (3 P3, 2 P2, 3 P1, 7 X3, 6 X2, 3 X1)
Classificados – 19 (3 P3, 1 P2, 2 P1, 5 X3, 5 X2, 3 X1)
COMANDANTES SUCESSIVOS
Absoluto – Fernando Peres, da 1.ª à 3.ª PC; Carlos Martins, da 4.ª à 7.ª PC
P3 – Carlos Martins, da 1.ª à 7.ª PC
P2 – Bonito Ranos, da 1.ª à 4.ª PC; Eduardo Modesto, da 5.ª à 7.ª PC
P1 – João Gago, na 1.ª e 2.ª PC; Viana Martins, da 3.ª à 7.ª PC
X3 – Fernando Peres, da 1.ª à 9.ª PC
X2 – Rui Mendes, da 1.ª à 4.ª PC; Paulo Ferraz, da 5.ª à 9.ª PC
X1 – Luís Nascimento, na 1.ª PC; Filipe Silva, na 2.ª PC; Luís Nascimento, na 3.ª PC; Filipe Silva, na 4.ª PC; Luís Nascimento, da 5.ª à 7.ª PC
VENCEDORES
Absoluto – Carlos Martins/Pedro Conde (Mitsubishi Lancer IX)
P3 – Carlos Martins/Pedro Conde (Mitsubishi Lancer IX)
P2 – Eduardo Modesto/Guilherme Sousa (Opel Astra GSi 16V)
P1 – Viana Martins/Vítor Viegas (Peugeot 208 R2)
X3 – Fernando Peres/José Pedro Silva (Mitsubishi Lancer IX)
X2 – Paulo Ferraz/João Ferraz (BMW 320i)
X1 – Luís Nascimento/Leonildo Madeira (Opel Corsa A)
CLASSIFICAÇÃO
POS. | EQUIPA | CARRO | TEMPO |
1.º | Carlos Martins/Pedro Conde | Mitsubishi Lancer IX | 44’55,9″ |
2.º | Fernando Peres/José Pedro Silva | Mitsubishi Lancer IX | a 1,5″ |
3.º | João Bica/João Sena | Mitsubishi Lancer IX | a 1’11,3″ |
4.º | Nuno Carujo/Daniel Martins | Mitsubishi Lancer IX | a 1’39,1″ |
5.º | Rui Rijo/Miguel Luz | Mitsubishi Lancer VIII MR | a 1’56,5″ |
6.º | Luís Nascimento/Leonildo Madeira | Opel Corsa A | a 4’19,5″ |
7.º | Paulo Ferraz/João Ferraz | BMW 320i | a 5’28,1″ |
8.º | Vasco Tintim/Filipa Tintim | Subaru Impreza WRX Sti | a 5’46,4″ |
9.º | Filipe Silva/Ricardo Martins | Citroen Saxo VTS | a 6’17,2″ |
10.º | Rui Mendes/Tiago Amado | Toyota Corolla Gti | a 6’17,4″ |
OS MAIS RÁPIDOS
1.º | 2.º | 3.º | 4.º | 5.º | 6.º | |
Carlos Martins | 4 | 1 | 1 | 0 | 1 | 1 |
Fernando Peres | 3 | 3 | 0 | 1 | 0 | 0 |
João Bica | 0 | 2 | 3 | 1 | 1 | 0 |
Nuno Carujo | 0 | 1 | 1 | 0 | 5 | 0 |
Rui Rijo | 0 | 0 | 2 | 5 | 0 | 0 |
Luís Nascimento | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 4 |
Rui Mendes | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Filipe Silva | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Paulo Ferraz | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Próxima prova – Rali Casinos do Algarve, de 3 a 5 de Dezembro, organizado pelo Clube Automóvel do Algarve.