Campeões nacionais conhecidos em Viana do Castelo

Chegou ao fim a temporada de 2020 do Campeonato de Portugal de Karting KIA, com Xavier Lázaro, Martim Meneses, Duarte Pinto Coelho, Miguel Silva, Rodrigo Ferreira, André Serafim e Sérgio Carvalho a sagrarem-se campeões nacionais da disciplina.

(auto.look2010@gmail.com)

O Kartódromo de Viana do Castelo foi o palco este fim-de-semana da quinta e última prova do Campeonato de Portugal de Karting KIA 2020, competição organizada pelo Clube Automóvel do Minho (CAM) e que ditou os novos campeões nacionais da disciplina.

Na categoria Iniciação, Francisco Correia foi o mais rápido na sessão de treinos cronometrados e venceu a segunda manga de qualificação, tendo na primeira triunfado Leonor Rocha. Na Pré-Final, Francisco Correia voltou a impor-se, assim como na Final, corrida que dominou por completo. Xavier Lázaro, garantiu o segundo lugar, sendo suficiente para conquistar o seu primeiro título de campeão nacional, enquanto Leonor Rocha e Francisco Iglésias foram os terceiro e quarto classificados na prova vianense.

Na categoria Cadete 4T, Tomás Fernandes foi o mais rápido nos treinos cronometrados e Martim Meneses venceu as duas mangas de qualificação. Na Pré-Final, o piloto madeirense voltou a triunfar, assim como na Final, confirmando o seu favoritismo quanto à conquista do título de campeão nacional.

Lourenço Rocha, que já tinha estado muito forte na Pré-Final, foi segundo classificado na Final, enquanto Tomás Fernandes completou o pódio. Guilherme Morgado e Francisco Oliveira completaram, por esta ordem, o top-5.

Pedro Cachada foi o mais rápido na sessão de treinos cronometrados da categoria Juvenil e venceu a primeira manga de qualificação, enquanto na segunda triunfou Noah Monteiro. Na Pré-Final, Pedro Cachada voltou a impor-se, mas na Final, Noah Monteiro apresentou-se muito forte e bateu toda a concorrência, tendo Rodrigo Vilaça e Pedro Cachada completado o pódio. Santiago Alves e Martim Marques fecharam, respectivamente, o top-5. Quanto ao título de campeão nacional desta categoria, ainda não foi atribuído, dado que a classificação da quarta prova ainda se encontra suspensa.

Na categoria Júnior, Diogo Martins foi o mais rápido na sessão de treinos cronometrados e depois repartiu as vitórias nas mangas de qualificação com o Duarte Pinto Coelho. Na Pré-Final, Diogo Martins voltou a triunfar, mas na Final a vitória ficou na posse de Duarte Pinto Coelho, sendo o novo campeão nacional Júnior.

Diogo Martins garantiu a segunda posição e o vice-campeonato, Francisca Queiroz completou o pódio de Viana do Castelo, na frente de Martim Hatzahis, enquanto Francisco Costa não alinhou e o sul-coreano Kim Junho foi desclassificado.

Luís Alves foi o mais rápido na sessão de treinos cronometrados da categoria X30 e Luís Leão venceu as duas mangas de qualificação. Na Pré-Final, triunfou Luís Alves e na Final foi a vez de Frederico Peters, tendo Luís Alves e Luís Leão terminado nos lugares do pódio. Francisco Serôdio garantiu um positivo quarto lugar e Miguel Silva fechou o top-5, resultado suficiente para sagrar-se campeão nacional da categoria X30.

Na categoria X30 Super Shifter, João Barros foi o mais rápido na sessão de treinos cronometrados e venceu as duas mangas de qualificação à geral e na Master. Na Pré-Final triunfou Miguel Ramos à geral e na Sénior e, na Final, foi a vez de Rodrigo Ferreira bater toda a concorrência à geral e na Sénior, para assim se sagrar tricampeão da especialidade. André Serafim conquistou o título na Master e Sérgio Carvalho na Gentleman.

Caiu, assim, o pano sobre a temporada de 2020, um ano atípico, mas onde os jovens valores do Karting nacional voltaram a demonstrar resiliência e talento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *