C. Santos com 75 anos de olhos fixos no futuro

A Sociedade Comercial C. Santos assinalou o 75.º aniversário. O histórico concessionário Mercedes-Benz e smart no Porto, Maia (Aeroporto) e Felgueiras chegou a esta data marcante com olhos no futuro, dado que inaugurará em 2021 a ampliação das instalações da sua sede.

(auto.look2010@gmail.com)

O sucesso é um prato que se serve frio. Pelo menos este ano quando, no pretérito dia 11, a Sociedade Comercial C. Santos apagou 75 velas no calor interno das suas instalações, num dos dias mais friorentos do século. A concessão Mercedes-Benz e smart no Porto, Maia (Aeroporto) e Felgueiras assinalou três quartos de século sem nunca perder o norte, contribuindo, com a sua experiência, para o êxito de milhares de clientes.

De facto, a história da Sociedade Comercial C. Santos tem sido pautada pelo sucesso. Trata-se de um dos maiores e mais históricos concessionários Mercedes-Benz e smart em Portugal que, ao longo dos anos, tem conduzido requinte face a um mercado amplo e saturado. Um cenário em que é necessário desenvolver produtos ou serviços diferenciados que agreguem valor à vida das pessoas.

«Temos a felicidade de ter um percurso longo e bem-sucedido, fruto de estarmos acompanhados por uma marca sempre na vanguarda do desenvolvimento e do serviço ao cliente e, em igual escala, do trabalho desenvolvido desde 1946 pelas nossas equipas de profissionais», afirmou Pinho da Costa, administrador-delegado da Sociedade Comercial C. Santos.

A força da empresa vem, além dos produtos que comercializa e aos quais presta assistência, das mais de 350 pessoas que a integram: «A nossa empresa tem tido a sorte, ao longo dos tempos, de ter uma família unida, que a faz crescer e que se sente realizada com o que faz», acrescenta o mesmo responsável.

Ao longo de 75 anos de existência, a empresa não poderia, naturalmente, estar à margem de situações menos positivas que afectaram a economia portuguesa e, em particular, o sector automóvel. A força da união dos profissionais que compõem a Sociedade Comercial C. Santos foi sempre, de acordo com Pinho da Costa, chave para o sucesso.

«A empresa tem sabido, de forma unida, dar uma pronta e eficaz resposta a tudo com o que se tem defrontado. Aliás, foi precisamente nessas alturas que sempre mostramos com maior evidência a nossa força: unimo-nos, diversificámos, procurámos outras oportunidades, enveredámos por novos desafios. Vencemos e crescemos», sublinha Pinho da Costa.

O 75º aniversário da Sociedade Comercial C. Santos, que fechou o ano que passou com mais de 3.600 veículos vendidos (novos e usados) e perto de 130 milhões de euros de volume de negócios, é assinalado por várias iniciativas ao longo de 2021. Estas serão dadas a conhecer ao longo dos próximos meses, com uma conferência digital a estar entre as acções previstas.

Logo no dia do aniversário, além de outras acções junto de colaboradores e clientes, a Sociedade Comercial C. Santos ofereceu um Racing Experiences Platinium no Autódromo Internacional do Algarve aos clientes que contratualizarem automóveis no dia 11 (até um limite de 75 experiências).

INAUGURAÇÃO DE INSTALAÇÕES NO TERCEIRO TRIMESTRE

A Sociedade Comercial C. Santos a 11 de Janeiro de 1946, no Porto, iniciou a actividade tendo como sócios, entre outros, a C. Santos Limitada, detentora da representação Mercedes-Benz. A sede social da Sociedade Comercial C. Santos situava-se, então, na rua de Santa Catarina, e aí permaneceu durante 42 anos, até 1988.

Nesse ano, a sede social é transferida para as instalações da Maia, que haviam sido inauguradas em 1982. No presente, além das instalações-sede junto ao Aeroporto Sá Carneiro, a empresa tem showrooms na Boavista (stand emblemático da cidade do Porto, projectado pelo arquitecto Pádua Ramos) e em Felgueiras.

Nas instalações da Maia, com mais de 62 mil metros quadradaos, a Sociedade Comercial C. Santos integra a actividade de comercialização e reparação de viaturas de veículos ligeiros de passageiros, ligeiros de mercadorias e pesados de passageiros e de mercadorias. Conta, além disso, com a venda de peças e lubrificantes, bem como com a Rent a Star (rent-a-car).

Embora tenha 75 anos de existência, a empresa está, como sempre esteve, virada para o futuro. A prova disso é o investimento em curso na ampliação das instalações sede. Além do alargamento de áreas de serviço e administrativas, o alargamento prevê que o espaço de showroom passe dos actuais 741 metros quadrados para quase 3000 metros quadrado. O novo stand veículos ligeiros de passageiros da Sociedade Comercial C. Santos, que cumprirá os mais recentes “dealer standards” da Mercedes-Benz, tem inauguração prevista para o terceiro trimestre de 2021.

REFERÊNCIA NACIONAL, SEGUNDO A MERCEDES-BENZ PORTUGAL

A relação da empresa com a marca foi sempre pautada pela excelência, sendo uma parceria de passado e presente, com um futuro promissor. Com 75 anos de história em Portugal, a Sociedade Comercial C. Santos «sempre representou ao mais alto nível a marca Mercedes-Benz, sendo considerada uma referência nacional, na excelência dos seus serviços e produtos, através de uma equipa altamente especializada e dedicada a representar o lema máximo da Marca – The Best or Nothing», indica fonte da Mercedes-Benz Portugal.

SOC. COM. C. SANTOS EM NÚMEROS

75 anos de história

Mais de 350 colaboradores

130 milhões de euros de volume de negócios/ano

Mais de3.600 viaturas (novas e usadas) vendidas/ano

Mais de 100 viaturas alugadas/dia (Rent a Star)

Mais de 140 viaturas/dia nas oficinas

Mais de 100 mil peças em stock (maior armazém de peças originais Mercedes-Benz em Portugal)

DATAS MARCANTES DA SOC. COM. C. SANTOS

1946 – A Sociedade Comercial C. Santos inicia, a 11 de Janeiro, sua história, no mesmo ano em que a Mercedes-Benz começa a ser representada em Portugal (apenas com veículos ligeiros de passageiros). Com sede social na rua de Santa Catarina, a Sociedade Comercial C. Santos tina entre os sócios iniciais a C. Santos Limitada, detentora da representação Mercedes-Benz. Posteriormente, a Sociedade Comercial C. Santos passou a fazer parte da holding Eminco, que integraria empresas das áreas de comercialização de viaturas (Mercedes-Benz), aluguer de viaturas (Avis Rent-A-Car) e venda de peças e lubrificantes (Castrol). Em 1986 viria a ser adquirida a totalidade do capital social à Eminco.

1958 – Inauguração das oficinas principais na Via Rápida (antes, e durante quatro anos, as oficinas situaram-se na rua de Santos Pousada), onde se mantiveram até 1984.

1982 – São inauguradas as instalações da Maia, local onde a Sociedade Comercial C. Santos permanece até hoje, ocupando, actualmente, uma área de cerca de 55 mil m2.

1988 – A sede social da Sociedade Comercial C. Santos é transferida de Santa Catarina para a Maia. Era, de resto, nas imediações do Aeroporto que já há dois anos se concentravam os escritórios centrais, a área de vendas de automóveis, comerciais ligeiros e pesados, o departamento de peças e a assistência técnica a viaturas turismo, comerciais ligeiros e pesados.

1990 – Inauguração do salão de exposição na Avenida da Boavista. Com projecto da autoria do arquitecto Pádua Ramos, este stand emblemático da cidade do Porto apresenta-se como um cartão-de-visita da empresa.

2000 – Inauguração do salão de exposição de Felgueiras.

2002 – As instalações da Maia são ampliadas com a inauguração do salão de exposição de comerciais e a nova oficina de comerciais pesados.

2003 – Início de funcionamento como oficina autorizada da Evobus.

2007 – A empresa é alvo de um processo de cisão-fusão, passando a integrar instalações na Maia, Boavista e Felgueiras.

2009 – A Sociedade Comercial C. Santos reinicia o negócio smart (vendas, assistência e peças nas instalações da Maia e Boavista).

2010 – A empresa alarga a sua área de atuação ao negócio de rent-a-car, disponibilizando uma frota exclusiva Mercedes-Benz e smart.

2013 – Ano de forte crescimento de atividade, mas também de início de um processo de renovação e aumento de instalações (passando para os actuais mais de 62 mil m2 de área) .

2016 – É criado o cartão Sociedade Comercial C. Santos, um cartão de crédito com vantagens nos serviços disponíveis na empresa.

2018– Arranque da construção do novo stand de exposição, com conclusão prevista para o fim do verão de 2020.

2017 – A SCCStar, Rent a Star, passa a ser uma empresa autónoma de aluguer de viaturas.

2019 – A empresa altera, em Fevereiro, a sua natureza jurídica de sociedade por quotas (Lda.) para sociedade anónima (SA), passando a designar-se Sociedade Comercial C. Santos, SA.

SOCIEDADE COMERCIAL C. SANTOS

Fundada em 1946, a Sociedade Comercial C. Santos tem instalações no Porto, Maia (Aeroporto) e Felgueiras. Um dos maiores concessionários Mercedes-Benz, smart e AMG em Portugal, a empresa comercializa viaturas e peças e presta serviço pós-venda a veículos ligeiros de passageiros, ligeiros de mercadorias e pesados de passageiros e de mercadorias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *