C. Santos a alta velocidade com AMG em circuito

A Sociedade Comercial C. Santos juntou o desporto virtual dos eSports aos automóveis reais. A Taça Soc. Com. C. Santos SimRacing teve lugar em pleno showroom da Maia-Aeroporto do concessionário Mercedes-Benz e smart. O grande vencedor terá uma experiência real ao lado de um piloto, no Circuito Vasco Sameiro, em Braga.

(auo.look2010@gmail.com)

A acção de eSports, na qual a Sociedade Comercial C. Santos contou com o apoio da G’s Competizione, contou com 32 participantes, que disputaram uma corrida virtual no Circuito do Estoril aos comandos de um Mercedes AMG GT3. Após fazerem as qualificações durante a manhã, os pilotos com os oito melhores tempos realizaram, durante a tarde, as fases a eliminar: quartos-de-final, meias-finais e final. O equilíbrio foi a nota dominante, com a grande final a contar com a atenção de vários dos participantes que haviam sido eliminados.

O vencedor foi Ruben Costa, seguido bastante de perto por Nuno Pinto da Costa, com o pódio de laureados a ser encerrado por Ricardo Teixeira. O vencedor terá como prémio usufruir de uma experiência real em pista, no Circuito Vasco Sameiro, em Braga. Poderá conduzir, ao lado do piloto César Machado, um Mercedes-AMG A 45 4MATIC no traçado minhoto.

«Foi uma experiência excelente e estou muito contente por ganhar e por poder ter esta experiência em circuito com um piloto a bordo de um automóvel desportivo», afirmou, na cerimónia de entrega dos troféus, o vencedor da competição, Ruben Costa.

«Gostei muito de participar na Taça Soc. Com. C. Santos. A organização foi excelente e o ambiente muito bom. Mal posso esperar pela “desforra” para tentar vencer. Espero que haja uma nova prova semelhante nos próximos tempos», disse, por seu turno, o vice-campeão da prova, Nuno Pinto da Costa.

Já o terceiro classificado, Ricardo Teixeira, sublinhou que «não estava à espera de divertir-se tanto na Taça Soc. Com. C. Santos e a experiência de SimRacing foi excelente».

BALANÇO POSITIVO

O balanço da organização é positivo. A popularidade dos eSports, em particular do SimRacing, «está em crescimento acentuado». «Cada vez mais, a experiência do virtual integra o real na qualidade da abordagem que se pode fazer do mesmo objeto nas duas instâncias. Esperamos com esta iniciativa em parceria com a G’s Competizone ter proporcionado aos nossos clientes uma experiência virtual marcante, no autódromo virtual do Estoril, ao volante de um AMG GT3», afirma a directora de marketing da Sociedade Comercial C. Santos, Ana Bolina.

«O mundo dos eSports está a crescer em termos de popularidade. Ter a oportunidade de trazer este cenário virtual para um mundo real e para utilizadores de automóveis do dia-a-dia, é para a G’s Competizione um orgulho», assinala Carlos Barbosa, responsável da G’s Competizione.

Os e-sports mais não são do que replicar os vários desportos no mundo virtual. Não dos chamados jogos arcade, mas de simulação, isto é, aproximar o máximo possível da realidade. Com um crescimento anual de 10%, as corridas virtuais de desportos motorizados são cada vez mais populares, com campeonatos organizados nos quatro cantos do mundo. Em 2020, devido ao confinamento imposto pela pandemia, o crescimento foi ainda superior, aproximando-se dos 15%, de acordo com análises do sector.

De notar que, dada a aproximação à realidade, os simuladores SimRacing são, também, utilizados por pilotos das corridas reais. Os pilotos das provas reais aproveitam os simuladores para testarem circuitos e automóveis em que competem nas provas físicas.

Fundada em 1946, a Sociedade Comercial C. Santos tem instalações no Porto, Maia (Aeroporto) e Felgueiras. Um dos maiores concessionários Mercedes-Benz, smart e AMG em Portugal, a empresa comercializa viaturas e peças e presta serviço pós-venda a veículos ligeiros de passageiros, ligeiros de mercadorias e pesados de passageiros e de mercadorias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *