Bridgestone e Volkswagen quebraram o recorde de Nürburgring

Com os pneus Potenza com engenharia personalizada, o Volkswagen ID.R completou a pista mundialmente famosa em 6m05,336s. O ID.R é o primeiro carro de corrida totalmente eléctrico da Volkswagen e o recorde é um testemunho da parceria de longa data da Bridgestone com a Volkswagen.

(auto.look2010@gmail.com)

Florian Urbitsch, Sven Smeets, Romain Dumas e Sven Smeets

A parceria entre a Bridgestone e a Volkswagen ficou na história, quando o Volkswagen ID.R quebrou o recorde da volta de veículos eléctricos em Nürburgring-Nordschleife, utilizando os pneus Bridgestone Potenza. O primeiro carro de corrida totalmente eléctrico da Volkswagen, o ID.R completou a pista de 20,83 quilómetros – considerada uma das mais desafiantes do mundo – num tempo de 6m05.336s, ultrapassando o recorde anterior em 40,56 segundos. A Bridgestone desenvolveu de forma personalizada os pneus Potenza para ajudar o ID.R a percorrer a pista em tempo recorde.

 

 

Romain Dumas conduz o Volkswagen ID.R para o recorde em Nürburgring-Nordschleife

ULTRAPASSAR OS LIMITES DO DESEMPENHO ELÉCTRICO

O Volkswagen ID.R é o precursor da nova família de produtos ID., ultrapassando os limites do desempenho elétrico. Tendo estabelecido anteriormente um novo recorde na icónica Pikes Peak Hill Climb, a equipa ID.R procurou alcançar o mesmo com a mundialmente famosa Nordschleife de Nürburgring. Esta conquista exigia pneus capazes de lidar com os desafios específicos do e-racing.

O centro de gravidade do ID.R é muito mais baixo do que um carro de corrida normal, devido ao facto da bateria estar na parte inferior do carro. Isto permite velocidades de curva muito elevadas, o que só pode ser alcançado se o pneu for capaz de transferir a potência do veículo para a superfície da estrada.

Outro desafio, específico para veículos eléctricos – que está especialmente presente no ID.R – é o binário muito elevado na roda. Isto significa que os pneus para ID.R devem ter um forte desempenho de aderência nas direcções lateral e longitudinal.

O ID.R é também projectado com uma suspensão alinhada e equilíbrio de carga, para colocar uma tensão igual em todos os quatro pneus. Isto permite uma maior durabilidade dos pneus, mas, ao mesmo tempo, exige que os pneus atinjam o calor com eficiência. Finalmente, os pneus precisam de ter durabilidade o suficiente para permitir a faixa operacional necessária para criar tentativas de recorde bem-sucedidas.

UMA PARCERIA RECORDE

Com vasta experiência em desportos motorizados, a Volkswagen procurou a Bridgestone e a sua gama de pneus desportivos, Potenza, para apoiar a tentativa de recorde do ID.R. A equipa Bridgestone Motorsports iniciou a sua colaboração com a Volkswagen avaliando as necessidades e requisitos específicos da Volkswagen, antes de testar e avaliar os dados dos testes e, finalmente, através dos Centros de I & D da Bridgestone em Roma e no Japão, desenvolvendo um conjunto exclusivo de slicks Potenza para a ID.R.

Os pneus slicks superam os desafios únicos do ID.R para proporcionar um desempenho ideal e confiança na pista – garantindo que o carro eléctrico possa utilizar toda a potência em toda a superfície dos 20,83 km de Nürburgring.

Devido à colaboração aberta e transparente entre as duas empresas, o projecto foi concluído em menos de cinco meses – um tempo também recorde.

 

PARTILHAR APRENDIZAGENS

COM OS VEÍCULOS ELÉCTRICOS NAS ESTRADAS

Hoje, com as mudanças climáticas e os recursos naturais cada vez mais reduzidos, a indústria automóvel está a inovar rapidamente para encontrar alternativas no sector da mobilidade, como veículos eléctricos com impacto positivo no meio ambiente. Em reacção ao actual cenário, a Bridgestone tem investido significativamente em I & D e tem trabalhado em parceria para oferecer um futuro de mobilidade que possa ajudar o mundo a ultrapassar esses desafios. O projecto conjunto proporciona à Bridgestone e à Volkswagen uma melhor compreensão dos desafios específicos relacionados com os veículos eléctricos dentro e fora de pista. A Bridgestone pode aplicar as suas descobertas no desenvolvimento e composição de material, bem como toda a optimização de configuração desse projecto para melhorar o crescente segmento de pneus para veículos eléctricos da empresa.

«Estamos muito orgulhosos por fazer parte deste momento histórico e de contribuir para o recorde na Nürburgring-Nordschleife. Reduzir as emissões de CO2 e melhorar a preservação dos recursos naturais são pilares essenciais da estratégia de sustentabilidade da Bridgestone. É óptimo trabalhar num projecto que não apenas contribui para lhes dar vida, mas também num tempo recorde mundial», sublinhou o vice-presidente de Equipamento Original da Bridgestone EMEA.

«Apenas alguns anos atrás, ninguém teria previsto que os veículos eléctricos poderiam alcançar algo assim. O nosso próximo passo será aplicar as descobertas desta incrível parceria aos veículos eléctricos nas estradas para que todos os condutores sejam beneficiados», finalizou Mark Tejedor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: