Bottas vai sair à frente na “pole” de Hamilton
Britânico da Mercedes conseguiu hoje a 102.ª “pole” da sua carreira, na qualificação para o GP da Turquia, mas é o finlandês Valtteri Bottas a largar da primeira posição, face à penalização de 10 lugares de Hamilton na grelha de partida…
PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)
Consciente que o inglês Lewis Hamilton (Mercedes) tem de largar, no mínimo da 11.ª posição, mesmo que fizesse o melhor tempo da qualificação, como sucedeu, a Mercedes tinha como objectivo colocar o finlandês Valtteri Bottas (Mercedes) à frente do neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda). Uma pretensão que amplamente conseguida, com os “Mercedes boys” a alcançarem os melhores tempos da qualificação.
O desejo passava por permitir ao finlandês travar o neerlandês e permitir ao inglês recuperar da posição de partida, o que poderá acontecer face à maneira como a qualificação terminou.
Ao aproveitar a evolução constante pista, o monegasco Charles Leclerc (Ferrari) conseguiu, na última volta, chegar ao quarto lugar, terceiro na grelha, ao superar o francês Pierre Gasly (Alpha Tauri/Honda), que tinha sido o mais rápido na sessão matinal.
O monegasco chegou à Q3, também na derradeira volta da Q2, graças à “boleia” do espanhol Carlos Sainz (Ferrari) que, relegado para o fim da grelha, só saiu da “box” na Q2 para levar o seu colega de equipa atrás de si.
O espanhol Fernando Alonso (Alpine/Renault), cada vez mais satisfeito com o comportamento do carro, o mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda), que terá por missão “travar” a recuperação de Lewis Hamilton, o inglês Lando Norris (McLaren/Mercedes), o canadiano Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes) e o japonês Yuki Tsunuda (Alpha Tauri/Honda) completaram o lote de pilotos que chegaram à Q3.
Q3 à qual, desta vez, não chegou o inglês George Russell (Williams/Mercedes) que, na derradeira curva, da última volta da Q2, quando tinha margem que lhe permitia a entrada na Q3, saiu da pista e comprometeu as suas aspirações.
De assinalar que o alemão Mick Schumacher (Haas/Ferrari) conseguiu, pela segunda vez, chegar à Q2, naquele que é o melhor resultado da marca americana.
GRELHA DE PARTIDA
Valtteri Bottas | |
Mercedes W12/Mercedes | |
1’22,998″ | |
Max Verstappen | |
Red Bull 16B/Honda | |
1’23,196″ | |
Charles Leclerc | |
Ferrari SF21/Ferrari | |
1’23,265″ | |
Pierre Gasly | |
Alpha Tauri AT02/Honda | |
1’23,326″ | |
Fernando Alonso | |
Alpine A521/Renault | |
1’23,477″ | |
Sergio Perez | |
Red Bull RB 16B/Honda | |
1’23,706″ | |
Lando Norris | |
McLaren MCL35M/Mercedes | |
1’23,954″ | |
Lance Stroll | |
Aston MartinAMR21/Mercedes | |
1’24,305″ | |
Yuki Tsunoda | |
Alpha Tauri AT02/Honda | |
1’24,368″ | |
Sebastian Vettel | |
Aston Martin AMR21/Mercedes | |
1’24,795″ | |
Lewis Hamilton | |
Mercedes W12/Mercedes | |
1’22,868″ | |
Esteban Ocon | |
Alpine A521/Renault | |
1’24,842″ | |
George Russell | |
Williams FW43B/Mercedes | |
1’25,007″ | |
Mick Schumacher | |
Haas VF-21/Ferrari | |
1’25,200″ | |
Daniel Riccardo | |
McLaren MCL35M/Mercedes | |
2’15,881″ | |
Nicholas Latifi | |
Wiliams FW43B/Mercedes | |
1’26,086″ | |
Antonio Giovinazzi | |
Alfa Romeo C41/Ferrari | |
1’26,430″ | |
Kimi Raikkonen | |
Alfa Romeo C41/Ferrari | |
1’27,5252 | |
Nikita Mazepin | |
Haas VF-21/Ferrari | |
1’28,449″ | |
Carlos Sainz | |
Ferrari SF21/Ferrari | |
1’25,177″ |