Bottas mais rápido em sessão de paragens
Valtteri Bottas foi o mais rápido em sessão marcada por paragens. O finlandês da Mercedes terminou o primeiro dia da Fórmula 1 Heineken Grande Prémio de Portugal como o único piloto a baixar ao segundo 17 nas duas sessões de treinos livres.
PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com) – Fotos: PAULO MARIA / DPPI
O facto de a Fórmula 1 estar num circuito novo, do qual as equipas não têm nenhuma referência, obrigava a um intenso trabalho nas duas sessões de treinos livres, para os engenheiros descobrirem quais as melhores soluções para o traçado algarvio, mas a segunda acabou por ficar longe daquilo que as equipas desejavam.
Primeiro foi a “obrigação”, imposta pela Pirelli, de, durante a primeira meia-hora, os pilotos utilizarem os pneus que serão utilizados em 2021, para a marca italiana perceber se está, ou não, no caminho certo, o que limitou o programa de trabalhos das equipas, embora elas soubessem o que as esperava.
O que não estava programado eram as duas interrupções, a primeira provocada pelo incêndio do carro de Pierre Gasly (Alpha Tauri/Honda) e a segunda pelo “toque” entre o holandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) e o canadiano Lance Stroll (Racing Point/Mercedes), na curva 1, que se desentenderam, com o carro do canadiano a ficar na escapatória, o que implicou a sua retirada do local.
Como consequência houve cerca de menos 20’ de trabalho e parte dos programas idealizados ficaram por cumprir, o que vai implicar uma maior dose de trabalho na sessão matinal de amanhã, que antecede a sessão de qualificação.
Indiferente a tudo isso, o finlandês Valtteri Bottas (Mercedes) voltou a ser o mais rápido, sendo o único a chegar ao segundo “17”, à frente de Max Vertappen e do inglês Lando Norris (McLaren/Renault).
Na segunda sessão, os Ferrari colocaram-se no lote dos 10 mais rápidos, com o monegasco Charles Leclerc (Ferrari) a repetir o quarto lugar matinal, enquanto o alemão Sebastian Vettel (Ferrari) colocava-se na sexta posição, com o espanhol Carlos Sainz (McLaren/Honda) a separá-los.
À frente do inglês Lewis Hamilton (Mercedes), que desta vez não foi do oitavo tempo, tendo sido um dos pilotos que não melhorou o tempo feito da manhã, ainda que tenha sido prejudicado pelas bandeiras vermelhas, quando estava numa volta rápida, ficou o francês Pierre Gasly (Alpha Tauri/Honda), com o francês Esteban Ocon (Renault) e o inglês George Russell (Williams/Mercedes) a fecharem o lote dos 10 mais rápidos.
TEMPOS DOS TREINOS
PILOTO | CARRO | MOTOR | 1.º TREINO | 2.º TREINO |
Valtteri Bottas | Mercedes W11 | Mercedes | 1’18,410″ | 1’17,940″ |
Max Verstappen | Red Bull RB16 | Honda | 1’19,191″ | 1’18,535″ |
Lando Norris | McLaren MCL35 | Renault | 1’20,207″ | 1’18,743″ |
Charles Leclerc | Ferrari SF1000 | Ferrari | 1’19,309″ | 1’18,838″ |
Carlos Sainz | McLaren MCL35 | Renault | 1’19,441″ | 1’19,113″ |
Sebastian Vettel | Ferrari SF1000 | Ferrari | 1’20,200″ | 1’19,175″ |
Pierre Gasly | Alpha Tauri AT01 | Honda | 1’20,124″ | 1’19,178″ |
Lewis Hamilton | Mercedes W11 | Mercedes | 1’18,479″ | 1’19,308″ |
Esteban Ocon | Renault RS20 | Renault | 1’21,673″ | 1’19,496″ |
George Russell | Williams FW 43 | Mercedes | 1’21,374″ | 1’19,821″ |
Sergio Perez | Racing Point RP20 | Mercedes | 1’19,907″ | 1’19,901″ |
Daniel Ricciardo | Renault RS20 | Renault | 1’20,058″ | 1’19,987″ |
Alexander Albon | Red Bull RB16 | Honda | 1’19,365″ | 1’19.643″ |
Nicholas Latifi | Williams FW 43 | Mercedes | 1’22,054″ | 1’20,465″ |
Kimi Raikkonen | Alfa Romeo C39 | Ferrari | 1’19,954″ | 1’20,490″ |
Kevin Magnussen | Haas VF-20 | Ferrari | 1’20,846″ | 1’20,680″ |
Danill Kvyat | Alpha Tauri AT01 | Honda | 1’20,278″ | 1’20,729″ |
Romain Grosjean | Haas VF-20 | Ferrari | 1’21,169″ | 1’20,867″ |
Lance Stroll | Racing Point RP20 | Mercedes | 1’20,954″ | 1’20,983″ |
Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo C39 | Ferrari | 1’21,009″ | 1’21,396″ |