BFGoodrich preparada para o Dakar 2020

 A BFGoodrich utiliza o Dakar como o mais exigente laboratório para o desenvolvimento dos seus pneus. Desde 1999 que a BFGoodrich venceu todos os Dakar em que participou e, em 2020, a marca enfrenta o desafio na Arábia Saudita. As equipas favoritas à vitória, entre as quais se encontram a Toyota e a MINI, confiam na BFGoodrich, que em 2020 celebra o seu 150.º aniversário.

(auto.look2010@gmail.com)

Os pneus desempenham um papel crucial numa prova tão exigente como é o Rali Dakar. Os participantes percorrerão uma ampla variedade de paisagens, como desfiladeiros, montanhas, dunas e troços rápidos, em que não faltarão zonas de rochas ou pedras afiadas. Por isso, os pneus do Dakar devem oferecer uma combinação única de aderência, tracção, estabilidade direccional e robustez, assim como uma alta resistência ao desgaste.

Um equilíbrio tão versátil é muito difícil de obter, mas não para os engenheiros da BFGoodrich. Para a 42.ª edição do Dakar, os pneus BFGoodrich All Terrain T/A KDR2+ não necessitaram de sofrer

modificações face aos de 2019, e para a prova estão disponíveis em dois tipos de composto: macio e médio. As dimensões variam em função do tipo de carro: os veículos com tracção às quatro rodas montam jantes de 16 polegadas (pneus de medida 245/80-16), e os buggies, com tracção às duas rodas, jantes de 17 polegadas (pneus de medida 37/12,5-17).

Além do All Terrain T/A DKR2+, outro protagonista da prova é o BFGoodrich KM3, a quinta geração do primeiro pneu de todo-o-terreno radial, lançado em 1980. Ao longo dos anos, este pneu, que também está disponível para os veículos de estada, tem sido desenvolvido e

evoluído graças à experiência recolhida na competição.

É capaz de evoluir tanto em areia como na lama, e foi concebido para escalar as pendentes mais acentuadas, ou para enfrentar com eficácia as dunas. Após a introdução de um leque mais amplo de dimensões em 2019, o BFGoodrich KM3 cobre, agora, 78% do mercado. Inúmeros participantes no Dakar 2020 utilizarão, também, o pneu BFGoodrich T/A KM3 SSV, a variante para os rápidos e ligeiros Side by Side (SSV).

«Em 2020, comemoraremos o 150.º aniversário da nossa marca. Passamos quase 50 desses anos a competir. E o Dakar, a onde levamos os nossos melhores produtos, é o local ideal para dar início às nossas celebrações. Desejo a todos os participantes um excelente Dakar, e dou-lhes as boas vindas ao mundo BFGoodrich», declarou Harold Phillips, director-geral da BFGoodrich.

CAMPEÕES E FAVORITOS

À VITÓRIA COM PNEUS BFGOODRICH

As duas equipas favoritas à vitória no Rally Dakar 2020, a Toyota Gazoo Racing e a X-Raid MINI, confiam nos pneus BFGoodrich. Os carros de Stéphane Peterhansel/Paulo Fiúza (MINI), e de Fernando Alonso/Marc Coma, Nasser Al-Attiyah/Matthieu Baumel, Bernhard Ten Brinke/Tom Colsoul e Giniel de Villiers/Álex Haro (Toyota), montarão os All Terrain T/A KDR2+.

O primeiro Dakar a disputar no Médio Oriente seguirá um percurso variado de mais de 9000 quilómetros. A prova terá início a 5 de Janeiro, em Jeddah – cidade que combina história e modernidade à beira do Mar Vermelho –, antes da caravana rumar ao norte do país, em direcção à província costeira de Tabuk, que faz fronteira com a Jordânia. O destino seguinte será a capital da Arábia Saudita, Riade, onde pilotos, co-pilotos e mecânicos descansarão a 11 de Janeiro. No dia seguinte partirão rumo ao sul do país, seguindo um percurso de 5000 quilómetros. Os participantes chegarão à meta em Qiddiya a 17 de Janeiro.

Para a maioria dos participantes no Dakar, a BFGoodrich é mais do que um fornecedor de pneus. Desde há muito que o BFGoodrich Dakar Service Center tornou-se não só num lugar onde se substituem ou reparam pneus, como num local onde manter uma conversa depois de um duro dia de trabalho, ou em que partilhar as sensações com o pessoal técnico da BFGoodrich e com outros pilotos.

A assistência técnica está disponível das três da tarde às onze da noite depois de cada etapa, com uma equipa de doze técnicos, que trabalham com os veículos, analisam o desgaste dos pneus e disponibilizam aconselhamento sobre a escolha de pneus e das pressões para o dia seguinte.

Em 2019, o BFGoodrich Dakar Service Center inaugurou uma nova estrutura, que inclui uma oficina, uma exposição dos pneus da marca no Dakar, um local para os participantes descontraírem enquanto se trabalha no seu veículo, e uma zona para convidados.

Tal como no ano passado, espera-se que 2000 pneus BFGoodrich sejam utilizados durante o percurso. Dependendo da classe em que compitam e do tipo de coche que conduzam, as equipas utilizam entre 20 e 50 neumáticos durante a maratona de 12 dias. Após o evento, os pneus são analisados pelo Centro de Investigação e Desenvolvimento em Ladoux (França), perto de Clermont-Ferrand.

«Os comentários que recebemos por parte dos pilotos são muito importantes e contribuem para o desenvolvimento da nossa próxima geração de pneus. Como parte do nosso processo de desenvolvimento, uma equipa de engenheiros da BFGoodrich viajará para a Arábia Saudita para acompanhar os nossos parceiros. A informação que recolhermos no Dakar Service Center e a análise da performance dos nossos pneus nas diferentes etapas, permitir-nos-ão utilizar o Dakar como laboratório», explicou Sandrine Combeaux, responsável da BFGoodrich para o Sul da Europa.

A AVENTURA FAZ PARTE DO ADN DA BFGOODRICH

Durante mais de 50 anos, a BFGoodrich tem sido uma referência na competição, dentro e fora do asfalto. Em 1972, os seus pneus venceram a famosa Baja 1000, a corrida que cruza o hostil deserto no noroeste do México. Até à data, a marca obteve mais de 20 vitórias neste evento, e também tem tido um sucesso notável em provas similares, como a Score Baja 500 (1983 e 1988). Pouco depois de ser adquirida pela Michelin, em 1990, a BFGoodrich venceu noutro tipo de competições off-road, como a Taça do Mundo FIA Cross-Country Rally 2WD, em 1993, a que se seguiu a vitória em Pikes Peak, em 1994, com o neozelandês Rod Millen ao volante de um Toyota Celica.

A BFGoodrich venceu pela primeira vez o Rally Paris-Dakar em 1999, com Jean-Louis Schlesser, antes de alcançar a impressionante soma de 11 vitórias consecutivas. Também em 1999, a marca alcançou a primeira de dez vitórias na Taça do Mundo de Ralis Cross-Country. Durante esse mesmo período (de 1986 a 2007), conquistou 21 vitórias na Baja 1000.

Além das 15 vitórias no Dakar até à data, a BFGoodrich soma mais de 200 vitórias em provas internacionais, o que a tornou no fabricante de pneus de referência neste tipo de competição. A marca também forjou a sua reputação em eventos como o Campeonato do Mundo de Ralis FIA, onde alcançou cinco vitórias consecutivas no Mundial de Pilotos com Sébastien Loeb (de 2006 a 2010), e também no Mundial de Construtores, com a Ford, em 2006 e 2007, e com a Citroën, em 2008, 2009 e 2010.

Estes números incluem vitórias em competições tão distintas como as 500 Milhas de Indianápolis, a Baja 1000, o Mundial de Ralis ou o Dakar, são uma prova clara de como a aventura e a competição fazem parte integral do ADN d BFGoodrich.

A BFGOODRICH NO DAKAR

1999: 1.º com Jean-Louis Schlesser

2000: 1.º com Jean-Louis Schlesser

2002: 1.º com Hiroshi Masuoka (Mitsubishi Pajero)

2003: 1.º com Hiroshi Masuoka (Mitsubishi Pajero)

2004: 1.º com Stéphane Peterhansel (Mitsubishi Pajero).

2005: 1.º com Stéphane Peterhansel (Mitsubishi Pajero)

2006: 1.º com Luc Alphand (Mitsubishi Pajero / Montero Evo)

2007: 1.º com Stéphane Peterhansel (Mitsubishi Pajero / Montero Evo)

2009: 1.º com Giniel de Villiers (Volkswagen Touareg)

2010: 1.º com Carlos Sainz (Volkswagen Touareg)

2011: 1.º com Nasser Al-Attiyah (Volkswagen Touareg)

2012: 1.º com Stéphane Peterhansel (Mini Cooper)

2017: Triplete com a Peugeot Sport: Stéphane Peterhansel, Sébastien Loeb e Cyril Despres.

2018: Triplete com Carlos Sainz (Peugeot 3008 DKR), Nasser All-Attiyah e Giniel de Villiers (Toyota Hilux).

2019: Triplete com Nasser Al-Attiyah (Toyota Gazoo Racing), Nani Roma (X-Raid Mini) e Sébastien Loeb (PH Sport Peugeot 3008).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: