Bernardo Sousa suspenso por controlo antidoping

O ex-campeão nacional de ralis, Bernardo Sousa, foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK).

(auto.look2010@gmail.com)

De acordo com o comunicado divulgado esta quinta-feira pela FPAK, o piloto madeirense foi controlado no Rali Sical, terceira prova do Campeonato Açores de Ralis (CAR), que decorreu nos dias 7 e 8 de Junho de 2019, tendo sido detectada cocaína, um estimulante proibido em competição.

Inicialmente, Bernardo Sousa alegou que o controlo se devia ao uso de uma substância médica: «Por motivos relacionados com dificuldades respiratórias, utilizei um medicamento inalável que melhora a actividade brônquica e pulmonar. Reconheço, agora, que o terei feito, inadvertidamente, em doses supraterapêuticas, que redundaram num controlo positivo», alegou publicamente, a 9 de Julho, o campeão nacional de 2010, através das redes sociais.

Depois desta alegação pública nas redes sociais, no decorrer do processo, Bernardo Sousa reconheceu ter consumido cocaína «numa festa na Costa da Caparica no dia 25 de Maio».

A sanção proposta inicialmente pelo Conselho de Disciplina da Federação era de um ano, com seis meses de pena suspensa. No entanto, o parecer obrigatório da Autoridade Nacional Antidopagem (ADOP), de carácter vinculativo, alterou a pena para dois anos, deduzindo o tempo de suspensão preventiva já cumprido.

Também os resultados obtidos no Rali Sical e provas seguintes foram anulados. Como atenuantes, foram considerados o facto de não ter qualquer condenação nos três anos anteriores, o ter admitido o uso da substância proibida, «ainda que tardiamente», e o «arrependimento demonstrado».

Através da sua página no Facebook, o piloto madeirense revelou aceitar «com serenidade e respeito a sanção aplicada». «É um momento difícil, mas é com toda a serenidade e respeito que aceito esta decisão! Nada me fará desistir de um dia voltar. É hora de reflectir e redefinir novos objectivos para um futuro que parece ter novas portas para mim, e continuar focado no trabalho que estou neste momento a fazer. Obrigado a todos aqueles que me ajudaram», sublinhou Bernardo Sousa.

Partilhe

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificação