Baterias Honda ganham uma “segunda vida”

A Honda Motor Europe está a expandir a sua parceria com a SNAM para reciclar baterias de veículos europeus híbridos e eléctricos, que estão no fim de vida. Plataforma web dedicada permite que os concessionários solicitem baterias usadas.

(auto.look2010@gmail.com)

A Honda Motor Europe está a expandir a sua parceria de reciclagem de baterias com a SNAM (Société Nouvelle d’Affinage des Métaux), de forma a promover a utilidade sustentável das suas baterias em fim de vida. O acordo pan-Europeu fará com que a SNAM recolha e recicle baterias de veículos híbridos e eléctricos Honda, com o intuito de lhes dar uma “segunda vida” para armazenar energia renovável ou, caso não sejam adequadas para este fim, extrair componentes de valor para reciclagem.

A Honda e a SNAM colaboram em conjunto desde 2013, para garantir a rastreabilidade de baterias em final de vida útil e eliminá-las de acordo com os padrões ambientais da União Europeia. A expansão deste acordo fará com que a SNAM recolha baterias de iões de lítio e de hidreto metálico de níquel (NiMH) de toda a rede de concessionários Honda e oficinas autorizadas em 22 países, antes de analisar o quão adequadas são para reciclagem e processá-las adequadamente.

«À medida que a procura pela gama de veículos híbridos e eléctricos da Honda continua a crescer, aumenta também o requisito de desenvolver baterias da forma mais ecológica possível. Os recentes desenvolvimentos de mercado podem permitir que estas baterias tenham utilidade numa segunda vida, como alimentar empresas ou recuperar componentes úteis, através do uso de técnicas recentes de reciclagem, que podem ser utilizadas como matérias-primas na produção de novas baterias», afirmou Tom Gardner, vice-presidente da Honda Motor Europe.

O transporte seguro e de baixas emissões é utilizado para a recolha de baterias usadas. No momento de chegada, a SNAM avalia quais são as baterias válidas para incluir num novo dispositivo de armazenamento de energia. Sendo, posteriormente, reaproveitadas e disponibilizadas pela SNAM para aplicações domésticas e industriais.

Quando as células da bateria estão danificadas e inadequadas para uma “segunda vida”, materiais como o cobalto e o lítio podem ser extraídos, utilizando técnicas de hidrometalurgia que envolvem o uso de química aquosa. Estes podem ser reutilizados na produção de novas baterias, pigmentos coloridos ou como aditivos úteis para argamassa. Outros materiais de uso comum como o cobre, metal e o plástico são reciclados oferecidos ao mercado para serem novamente utilizados.

Os concessionários podem solicitar baterias que se encontrem em fim de vida para tratamento e reciclagem a partir da plataforma online da SNAM. A recolha pode ser efectuada em centros de armazenamento centralizados até 15 dias úteis, para que os revendedores não necessitem de armazenar as baterias nas suas instalações. O acordo aplica-se às baterias que são utilizadas para alimentar veículos híbridos e eléctricos, ao invés de baterias mais pequenas como as dos veículos a gasolina ou a diesel.

A SNAM apoia a Honda no design ecologicamente consciente de futuras baterias, para que o respeito pelo ambiente das baterias em fim de vida útil possa ser garantido.

 

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